Blog da Twygo
Gestão de Pessoas
Publicado 14/07/2023
Por Gabrielly

As empresas estão constantemente em busca de formas de aprimorar a sua gestão, com foco no desenvolvimento dos seus colaboradores, para que estes possam alcançar seus melhores resultados no trabalho.

Nesse sentido, a psicologia organizacional se destaca como uma importante ferramenta para o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, com o objetivo de aumentar a produtividade, engajamento e satisfação no ambiente de trabalho.

 

O que é a psicologia organizacional

A psicologia organizacional é um ramo da psicologia que se concentra no estudo do comportamento humano no ambiente de trabalho.

Ela se preocupa com a interação entre as pessoas e as organizações, bem como com as estratégias para o desenvolvimento de indivíduos e equipes.

 

Como a psicologia organizacional surgiu ?

A psicologia organizacional surgiu no início do século XX, quando as empresas passaram a entender a importância de aprimorar o relacionamento entre os colaboradores e a organização

Os estudos de psicólogos como Hugo Münsterberg e Frederick Taylor foram pioneiros nessa área, explorando as maneiras pelas quais a psicologia poderia contribuir para a eficiência e produtividade nas empresas.

 

Os benefícios da psicologia organizacional

A psicologia organizacional pode trazer diversos benefícios para as empresas, tais como:

  • Melhorias no ambiente de trabalho: a psicologia organizacional pode auxiliar na criação de um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e agradável.
  • Aumento da produtividade: com treinamentos e desenvolvimentos adequados, os colaboradores podem aumentar sua produtividade e, consequentemente, os resultados da empresa como um todo.
  • Maior engajamento dos colaboradores: a psicologia organizacional pode incentivar o engajamento dos colaboradores, tornando-os mais comprometidos com suas funções e com a cultura da empresa.
  • Redução de custos: a psicologia organizacional pode reduzir custos para a empresa, uma vez que investir em treinamentos previne a necessidade de despesas com processos trabalhistas decorrentes de falta de capacitação profissional.

 

Aplicação da psicologia organizacional em treinamento e desenvolvimento

Uma das principais áreas em que a psicologia organizacional pode ser aplicada é no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

O treinamento por meio da psicologia organizacional engloba desde programas de capacitação em habilidades técnicas até programas de desenvolvimento pessoal, visando o equilíbrio emocional dos colaboradores, a melhoria das relações interpessoais e o respeito à diversidade cultural.

 

Como implementar a psicologia organizacional

Para implementar a psicologia organizacional no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, é importante seguir algumas etapas como:

Conclusão

A psicologia organizacional desempenha um papel fundamental na construção de ambientes de trabalho saudáveis e produtivos.

Ao compreender os aspectos psicológicos dos colaboradores e aplicar estratégias adequadas, as organizações podem obter benefícios significativos, como a melhoria do desempenho, o aumento da satisfação no trabalho e a redução do turnover.

Para saber mais sobre como calcular a integração dos colaboradores, basta acessar o banner abaixo e descobrir como diminuir o turnover.

Invista na psicologia organizacional e colha os frutos de uma equipe engajada, motivada e altamente produtiva.

CTA-calculadora-integraçao

 

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!