Blog da Twygo
Gestão de Pessoas
Publicado 28/06/2019
Por Andreia

Clima e cultura organizacional são dois conceitos que andam de mãos dadas, apesar de terem significados diferentes. Ambos são fatores decisivos na experiência dos colaboradores e, consequentemente, nos resultados e na satisfação dos clientes.

A cultura organizacional representa o propósito de existência da organização, o que tecerá regras e valores que norteiam todo o seu funcionamento. Por outro lado, o clima organizacional representa a relação que os colaboradores estabelecem entre si, com o ambiente e o propósito.

Quer entender melhor a diferença entre os conceitos e como gerenciá-los na sua organização? Acompanhe o texto e descubra 3 benefícios de como melhorar o clima e a cultura organizacional traz para a sua empresa!

Qual a diferença entre cultura e clima organizacional?

Enquanto a cultura organizacional diz respeito a algo fundamentado e quase imutável, o clima organizacional se refere ao cotidiano, algo que muda constantemente.

Em geral, os colaboradores se adequam à cultura organizacional, enquanto o clima organizacional é transformado a partir dos colaboradores. Outra diferença é que a cultura organizacional está ligada a práticas, enquanto o clima organizacional está ligado a percepções.

A cultura da empresa é passada de forma prática (através de treinamentos de integração, por exemplo), enquanto o clima está muito atrelado ao momento e é facilmente alterado por situações cotidianas.

A seguir, vamos aprofundar mais o conhecimento em clima e cultura organizacional. Vamos começar pela cultura:

O que é cultura organizacional?

A cultura de uma empresa representa o seu propósito de existência e é o molde para formular as bases éticas que nortearão todo funcionamento da organização. Por isso, a cultura organizacional não é algo volátil, que se altera no dia a dia.

A cultura reflete o conjunto de valores, regras e filosofias que estão atrelados a conduta (que esclarece o que a organização espera dos colaboradores e também dos líderes e gestores).

Porém, há situações que podem alterar a cultura organizacional, como mudanças de cenário ou transformações no mercado consumidor.

Assim, por fazer parte da forma como a empresa se apresenta ao mercado, a cultura organizacional pode ajudar a definir a como a organização é vista aos olhos do público externo.

Agora, vamos entender o que é clima organizacional:

O que é clima organizacional?

O clima organizacional é um indicativo da qualidade do ambiente de trabalho. Ele reflete quais são os ares do local. Sabe aquela expressão “ambiente pesado”? É o que clima organizacional mostra!

Além disso, é o clima organizacional que diz o que os colaboradores pensam da empresa e o quanto estão (ou não) motivados.

Portanto, podemos dizer que o clima organizacional de uma empresa está no centro de seus resultados, pois ele está fortemente relacionado aos colaboradores, os quais impactam diretamente na produtividade do negócio.

Assim, a importância do clima organizacional se dá por ser um conceito atrelado ao nível de satisfação e motivação do time.

Existem alguns indicadores para avaliar o clima organizacional:

  1. Pesquisa de clima;
  2. Índices de produtividade;
  3. Índice de rotatividade;
  4. Absenteísmo;
  5. Reclamações trabalhistas.

Entre as opções citadas, a principal ferramenta utilizada para compreender a qualidade do clima organizacional é a pesquisa de clima. Ela é feita por meio da aplicação de um questionário que busca entender como os colaboradores percebem o ambiente de trabalho.

Quais os benefícios da cultura e do clima organizacional para a sua empresa?

Como você viu, a cultura e o clima organizacional são aspectos diferentes, mas que se desenvolvem em conjunto. Isso por que clima organizacional tem influência sobre a cultura organizacional e vice-versa.

Ter conhecimento claro da cultura e do clima organizacional da empresa é fundamental para evitar que um influencie negativamente o outro. Por isso, conhecer bem os dois conceitos é fundamental para evitar desvios de conduta e aumentar o foco no negócio por parte de todos os envolvidos.

Conciliar clima e cultura organizacional é desafiador por natureza, mas um bom gerenciamento gera:

  • Melhores resultados;
  • Redução dos conflitos;
  • Traz facilidade para a contratação de novos colaboradores com fit cultural com o negócio;
  • Melhora a comunicação interna o gerenciamento de equipes.
KIT Integração novos colaboradores

Como o clima e a cultura organizacional podem melhorar a produtividade nas empresas?

1 – Reduzindo o absenteísmo

Quando o colaborador apresenta muitas faltas ou atrasos, é necessário identificar o porquê desse absenteísmo. Muitas vezes, a razão está em questões pessoais, mas um clima organizacional ruim também pode ser responsável pelo aumento de índices de absenteísmo.

Quando a empresa se preocupa em dar atenção aos colaboradores e suas opiniões a consequência é a redução do absenteísmo. O profissional passa não apenas a evitar as faltas, como deseja estar na empresa porque se sente valorizado na atividade que desempenha.

2 – Diminuindo o índice de turnover

O índice de turnover mostra o cenário da empresa em relação ao desligamento de colaboradores, seja ele voluntário ou involuntário. Índices muito altos revelam problemas na gestão de recursos humanos – e no clima organizacional.

Quanto mais o clima organizacional da empresa é agradável, menos funcionários optam por deixá-la. É do interesse dos membros da equipe continuar numa empresa com uma cultura que seja condizente aos seus valores pessoais.

Por isso, mapear bem a cultura da organização ajuda a realizar contratações mais precisas, para encontrar colaboradores que possuem um fit melhor com o negócio.

Dica: Como estruturar um treinamento de liderança na sua empresa

3 – Aumentando os resultados!

Quanto melhor for o clima organizacional e mais integrados os colaboradores estiverem à cultura, certamente irão trabalhar mais engajados, produzindo mais e com melhores resultados.

E então, conseguimos tirar as suas dúvidas sobre esse assunto? Mas, se você quiser se tornar um expert, saiba que temos um webinar que explora todos os fatores que podem estar escapando a sua atenção! Basta clicar no banner abaixo!

Como reduzir o impacto do turnover webinar CTA
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!