Como aumentar a produtividade da equipe

Receba nossas novidades
Newsletter
Como-aumentar-a-produtividade-da-equipe

Liderar uma equipe nunca é fácil. Afinal, são muitos os motivos que podem afetar a produtividade da equipe, como falhas na comunicação, desmotivação, esgotamento físico e emocional e falta de alinhamento.

No entanto, se você souber como reduzir o risco desses e de outros fatores poderá aumentar a produtividade no local de trabalho facilmente. Por isso, reunimos, neste artigo, as táticas mais eficientes que o ajudarão a aumentar a produtividade de sua equipe e levá-la a outro nível. Acompanhe!

8 dicas para aumentar a produtividade da equipe

1. Organize a rotina e elabore planos de ação

A desorganização pode afetar bastante o desempenho de uma equipe. Por isso, a alta produtividade começa com o gerenciamento da rotina de trabalho. Nessa hora, a dica é planejar as atividades do dia a dia, estabelecendo prioridades. Esse planejamento pode ser feito semanalmente.

Ainda falando sobre organização, é importante elaborar um plano de ação. Nele, você deve descrever todas as atividades importantes a serem realizadas, apontar os responsáveis por cada uma e acompanhar sua execução.

O próximo passo é montar um quadro de tarefas sinalizando todas as atividades que devem ser realizadas pelos colaboradores, além de compartilhá-lo para evitar que eles se esqueçam de suas responsabilidades e prazos.

2. Defina metas, objetivos e indicadores de produtividade

Para que sua equipe trabalhe ativamente é essencial definir metas e objetivos e compartilhá-los. Afinal, quando os colaboradores sabem o que é esperado de cada um, desde o início, fica mais fácil de trabalhar.

Esse processo também é importante para entender como está o desempenho dos colaboradores. Por exemplo, por meio de um indicador de produtividade é possível descobrir o que está impedindo de aumentar a produtividade da equipe.

Por isso, defina metas e objetivos relacionados a indicadores de produtividade específicos. Além disso, não se esqueça de adotar um modelo de avaliação de desempenho que meça a performance dos colaboradores.

diagnostico-gestao-experiencia-do-colaborador-CTA

3. Implemente a gestão tempo                           

O tempo é o recurso mais precioso no que diz respeito à produtividade da equipe. É por isso que implementar a gestão de tempo é essencial para o seu negócio. Quando falamos em tempo devemos nos ater a dois detalhes: a procrastinação e a fadiga mental.

Se não estabelecermos prazos para terminar um trabalho, tendemos adiar uma ação, ou seja, procrastinamos. Por outro lado, como o ser humano não é produtivo o tempo todo, precisa fazer pausas para recompor as energias e conseguir se concentrar outra vez.

Por isso, nossa dica é utilizar técnicas de produtividade, como a Pomodoro. Ela funciona assim:

  1. Trabalhe durante 25 minutos ininterruptos;
  2. Depois disso, faça uma pausa de 5 minutos;
  3. Retome o trabalho depois de uma pausa;
  4. Repita o processo quatro vezes e faça uma pausa mais longa de 30 minutos.

4. Elimine tarefas que podem ser automatizadas com ERP

A chave para aumentar a produtividade da equipe é eliminar ou substituir tarefas manuais que podem ser automatizadas com um software de gestão. Essa tática permite que você otimize o tempo dos seus colaboradores para que se dediquem às tarefas que exigem uma atenção especial.

Atualmente existem milhares de ferramentas das mais simples às mais completas, como o Simples Agenda. Esse ERP conta com um sistema de agendamento online, sistema de gestão de compras integrado automaticamente com o financeiro, emissor de NFS-e, emissor de boletos bancários e carnês de pagamento e muito mais.

5. Estimule uma comunicação aberta

Ao se comunicar de forma ativa e estimular uma comunicação bidirecional, você encontrará uma força de trabalho engajada e mais produtiva. Isso diminui as falhas na comunicação e permite que os colaboradores tirem dúvidas, evitando conclusões errôneas.

Não só isso. Também é importante estar aberto para ter retorno à opinião dos colaboradores sobre os processos, sugestões e críticas sobre a organização. Então, crie canais de comunicação eficientes, faça reuniões regulares e dê e receba feedbacks sempre que possível — tanto positivos quanto negativos.

6. Motive sua equipe com recompensas e benefícios

Para que os colaboradores sejam mais produtivos, é preciso que sejam motivados. Uma excelente maneira para atingir esse objetivo é oferecendo recompensas e benefícios.

Isso porque, quando um colaborador é recompensado pelo seu comportamento, ele se motiva a entregar resultados ainda melhores. Isso pode ser feito de várias maneiras. Por exemplo, quando a equipe de vendas alcança uma meta ou aumenta as vendas, ela pode ser recompensada monetariamente.

Outra maneira de motivar uma equipe é por meio dos planos de carreira, já que os colaboradores ficam desanimados quando estagnados no trabalho. Neste caso, eles podem ser recompensados de acordo com o desenvolvimento de novas habilidades adquiridas por meio de cursos e trilhas de aprendizagem.

7. Crie um bom ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho e a estrutura também contribuir para aumentar a produtividade da equipe. Pois é mais fácil se concentrar no trabalho e ser mais produtivo quando você está em um ambiente tranquilo, limpo e organizado. A infraestrutura também pode afetar — e muito — a produtividade.

Trabalhar com todo o potencial não depende exclusivamente dos conhecimentos e habilidades do colaborador, mas da existência de recursos e ferramentas adequados para que as pessoas possam fazer bem seu trabalho. Devido a isso, muitas empresas estão dando uma atenção especial para esses detalhes.

8. Invista na qualificação e treinamento da equipe

Os colaboradores são mais produtivos quando estão bem preparados para executar suas tarefas. Para melhorar as suas habilidades e conhecimentos, é essencial investir constantemente na qualificação e treinamento da equipe.

Mas antes de oferecer qualquer tipo de treinamento, identifique as carências de conhecimento ou habilidades no desempenho atual da equipe por meio de um levantamento de necessidades de treinamento. A partir daí, elabore de forma estratégica cursos que atendam às necessidades dos colaboradores para aumentar sua produtividade.

Os cursos EAD são a melhor alternativa para as empresas que buscam praticidade e economia. Por isso, é importante escolher boas plataformas de EAD corporativo, como a Twygo. Com ela, você cria um portal de treinamentos online com a cara da sua empresa, personaliza os treinamentos de acordo com as necessidades dos colaboradores e acompanhe o desempenho da equipe.

Como vimos, a produtividade de uma equipe depende de diferentes fatores. Entretanto, aplicando essas dicas você certamente será capaz de aumentar a produtividade na sua empresa facilmente. Por isso, não perca tempo e comece a implementá-las agora mesmo.

Gostou dessas dicas? Já praticou alguma delas? E você? Tem alguma dica para aumentar a produtividade da equipe? Conte-nos nos comentários.

Este artigo foi escrito pela equipe do Simples Agenda, um software de gestão empresarial com todas as funcionalidades necessárias para otimizar o tempo e o gerenciamento da sua empresa. Os recursos englobam controle financeiro com fluxo de caixa, agenda online, emissão de notas fiscais e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
Show Buttons
Hide Buttons