Blog da Twygo
Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
Publicado 10/06/2021
Por Business Connection

Grandes empresas fornecem treinamentos corporativos com o intuito de agregar valor aos seus colaboradores e auxiliá-los no processo de crescimento e desenvolvimento, tanto profissional quanto pessoal.

Mas, as maneiras de aplicar esses treinamentos mudaram muito com o passar do tempo, principalmente após a pandemia do novo Coronavírus, quando todas as pessoas se viram obrigadas a estar em casa e fazer tudo de seus próprios lares.

Com isso, levantou-se um novo desafio, que foi ministrar treinamentos eficazes e de qualidade a distância, e ainda por cima manter seus colaboradores engajados e animados com o conteúdo.

Manter o engajamento de uma equipe já é um baita desafio, e quando falamos de engajamento no meio de um treinamento corporativo, o processo é ainda mais árduo, porém, não impossível.

Portanto, vamos falar sobre como manter o engajamento da sua equipe dentro dos treinamentos corporativos realizados pela empresa.

O que são treinamentos corporativos?

Para começo de conversa, vamos abordar o conceito de treinamentos corporativos e a sua importância para dentro da sua empresa.

Treinamentos corporativos são formas de transmitir conhecimento para os colaboradores, para desenvolver habilidades que os ajudem a melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido.

Uma empresa de seguro para automóvel, por exemplo, poderia ministrar um treinamento corporativo para a equipe de marketing sobre o tema: marketing digital para empresas e grandes negócios.

Os treinamentos corporativos são isso: aulas disponibilizadas gratuitamente aos seus colaboradores por um profissional no assunto, com o intuito de os ajudarem a se tornar melhores profissionais.

Esses treinamentos corporativos são extremamente importantes justamente para promover uma cultura de crescimento e desenvolvimento pessoal de cada colaborador dentro da sua equipe.

Além do conhecimento próprio que esse profissional pode adquirir por meio de um curso de empreendedorismo online, por exemplo, faz toda a diferença receber esse incentivo por parte da empresa em que trabalha e dos líderes que o gere.

Você pode fornecer treinamento sobre os mais diversos assuntos, basta saber para qual área dentro da sua empresa esse treinamento será destinado e o que a sua equipe gostaria de aprender.

São diversas áreas e assuntos que podem ser abordados dentro desses treinamentos, como:

  • Financeiro;
  • Recursos humanos;
  • Comunicação interna;
  • Marketing;
  • Tecnologia;
  • Atualidades.

Mas, um dos maiores desafios encontrados em qualquer tipo de treinamento corporativo é a constância do engajamento dos colaboradores. Muitas das vezes, as empresas acabam esquecendo desse detalhe. Vamos nos aprofundar um pouco mais nesse ponto:

O que é engajamento?

O engajamento nada mais é do que a ação voluntária de um colaborador dentro de uma empresa, para realizar atividades e funções que agregam valor à empresa e ao seu desempenho profissional.

Uma pessoa se sentirá engajada com o projeto através de ações e estratégias criadas pelos mentores do treinamento ministrado, são poucas as chances dela se sentir engajada por conta própria.

O engajamento é algo que parte de uma ação e princípio criado pela liderança e pelos gestores de uma equipe, não só para que os colaboradores entreguem resultados, mas para deixá-los satisfeitos e animados com a rotina e trabalho.

Ele é bem diferente do conceito de motivação, que leva as pessoas a fazerem determinada ação apenas focadas no que irão receber após a entrega desse resultado, o que não necessariamente engajará esses colaboradores.

Manter esse engajamento durante a rotina de trabalho pode ser mais simples, mas quando se trata de treinamentos corporativos, pode ser mais desafiador do que se pensa.

Pois, estamos focados em algo que talvez não interesse a todos os funcionários e isso pode gerar desânimo e preguiça em alguns deles.

Esse cenário piora quando a empresa conta com funcionários terceirizados. Como uma empresa que utiliza mão de obra terceirizada em fortaleza pode fazer com que esses colaboradores se sintam parte do time?

Dicas para engajar sua equipe em treinamentos corporativos

Considerando tudo o que foi dito anteriormente, separamos algumas dicas para te ajudar a gerar mais engajamento na sua equipe nos treinamentos corporativos.

CTA-engajamento-de-colaboradores

Confira:

1 – Invista em slides criativos

As pessoas estão cada vez mais apegadas a questões visuais quando vão comprar ou aprender alguma coisa.

Um exemplo disso é alguém que pesquisa por “seguro de moto valor em Curitiba.” Pode parecer besteira tratando-se de seguros, porém, em tempos de uma concorrência cada vez mais acirrada na internet, chamar atenção por meio de slides criativos pode fazer toda a diferença.

Isso se aplica a treinamentos corporativos, que durante muito tempo caíram no visual tradicional e faziam os minutos parecerem horas em um universo sem cores, elementos, formatos e identidade visual.

Por isso, seja criativo e invista em slides e apresentações que chamem a atenção dos colaboradores e o prensam naquele assunto pelo máximo de tempo possível.

Com o passar do tempo, diversas plataformas e aplicativos foram criados opções de layouts divertidos e personalizados, prontos para o uso.

Isso pode ser uma excelente ferramenta para te ajudar a personalizar suas apresentações e treinamentos.

2 – Esteja aberto ao diálogo

A comunicação é um dos pilares mais importantes para qualquer coisa na vida. Saber a hora de ouvir e a de falar é extremamente importante para criar um ambiente amigável e leve para todos.

Por isso, sempre abra espaço para que todos possam expressar suas opiniões, fazer comentários e esclarecer suas dúvidas.

Não espere o fim do treinamento para fazer isso, dê espaço para que todos falem a qualquer momento.

Se o seu treinamento é focado em como fabricar velas em casae ter lucro com isso, abra espaço a cada dez ou quinze minutos de treinamento para que os presentes possam expressar o que sentem até aquele momento.

Isso faz com que cada um deles se sintam parte do que está acontecendo, e esse sentimento os motiva a prestar atenção em todo o conteúdo para não perder uma informação sequer.

3 – Gamificação

A gamificação é uma estratégia que chega aos poucos no Brasil, mas já toma grande parte das ideias e técnicas de empresas quando pensam em maneiras diferentes e criativas de engajar seus colaboradores.

O termo vem da palavra game, em inglês, que significa jogo. E o conceito não é muito diferente disso: gamificação é a utilização de elementos de jogos nos treinamentos corporativos, como rankings, pontos e prêmios.

Infográfico dicas e possibilidades para aplicar gamificação em treinamentos

Uma das ideias é produzir um quiz com pontuação após o treinamento, para ver se os funcionários realmente entenderam o conteúdo.

Essas perguntas podem ser focadas em características de um produto específico da empresa, como um retrofit elétrico, no caso de empresas de automação industrial, ou um serviço, como um curso para influenciadores digitais.

O intuito é saber se cada colaborador realmente estava atento a tudo o que foi passado durante o treinamento, e criar um ambiente onde todos possam se ajudar, em equipe, a chegar onde desejam.

E ainda mais, você também pode criar um ranking com os funcionários que mais acertarem as questões do quiz, e cada posição pode levar um brinde pelo esforço e atenção dedicadas no treinamento.

Uma contabilidade na zona sul de SP, por exemplo, pode oferecer uma cesta de chocolates ou uma garrafa de champagne como prêmio, mas essas são só algumas ideias.

Você pode soltar a sua criatividade e criar diversos brindes para seus colaboradores, eles servirão como uma forma de provar o empenho de cada colaborador e de incentivar os outros a darem o seu melhor da próxima vez.

Jogos corporativos webinar cta

Engajar é inovação

O acesso a informações nunca foi tão fácil como é hoje em dia. Por meio da internet e das redes sociais, conseguimos encontrar diversos produtos e serviços, como vistoria de transferência campinas, ou um produto para o cabelo em poucos segundos.

Usar isso em favor da sua empresa é uma prova de cuidado e inovação, mostrando que a marca se preocupa em trazer o melhor não só para os clientes, mas também para os funcionários que se empenham em entregar os melhores resultados.

Essas foram apenas algumas dicas para te ajudar a engajar ainda mais os seus colaboradores em treinamentos corporativos, mas existem diversas outras que podem contribuir para um resultado ainda melhor.

Todas essas dicas e ideias foram selecionadas com a intenção de criar um ambiente ainda mais leve e harmônico dentro da sua empresa, fazendo com que todos se sintam satisfeitos e incentivados a fazer um trabalho melhor a cada dia.

Considerações finais

Os funcionários da sua equipe são grandes respostas dos resultados que chegam dentro da sua empresa. Por isso, investir no cuidado e bem estar deles não é um gasto, mas sim um investimento.

Investimento em mais resultados, em saúde física e mental e, acima de tudo, em uma empresa que prega e pratica a ideia de crescimento e desenvolvimento individual de cada colaborador.

Além disso, com a ascensão do home office, é fundamental investir em treinamentos virtuais, pois o presencial já nem sempre é possível ou benéfico para uma empresa. Leia nosso texto sobre treinamento virtual e entenda como dar esse passo a mais nos treinamentos da sua empresa.

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!