Gamificação

O mundo sempre gostou de jogos, sejam eles de tabuleiro, cartas, computador ou consoles. Esses jogos costumam compartilhar algumas características em comum: há regras a serem respeitadas, sempre existe um vencedor no final e há um sistema específico para decidir quem é esse vencedor. Hoje, principalmente por causa do boom dos jogos digitais, essas características estão saindo dos consoles, telas de computador, cartas de baralho e tabuleiros para ganhar o “mundo real”. A este fenômeno damos o nome de gamificação.

Acompanhe o texto e entenda melhor o que é essa técnica e como ela funciona dentro de uma Universidade Corporativa (UC).

Você ainda tem alguma dúvida sobre o que é uma Universidade Corporativa? Não deixe de conferir nosso post sobre o assunto.

O que é e como funciona a gamificação?

De forma bem simples, podemos definir a gamificação como a técnica de transpor elementos dos jogos para o cotidiano das pessoas.

Ela é muito utilizada principalmente para gerar engajamento e para incentivar as pessoas a alcançarem um determinado objetivo, afinal, jogos são divertidos e todo mundo quer ganhar, certo?

Muitos setores já descobriram esses e outros benefícios de utilizar a técnica. O e-commerce, por exemplo, aprendeu que essa é uma das melhores maneiras de fidelizar um cliente.

A gamificação em e-commerce funciona da seguinte forma: à medida que os clientes vão comprando, eles acumulam pontos e desbloqueiam conquistas, assim, são estimulados a voltar na mesma loja online para continuar pontuando.

Além de setores como o e-commerce, as Universidades Corporativas também viram na gamificação uma oportunidade de melhorar o desempenho de seus participantes. Entenda como:

Gamificação dentro de uma Universidade Corporativa

A gamificação em uma UC pode acontecer através dos cursos oferecidos aos colaboradores. Eles podem ser estruturados para funcionarem como um jogo. Para isso você pode utilizar elementos como:

Objetivos ou missões

Todo jogo tem um objetivo ou uma missão que você precisa alcançar para vencer, certo? Pode ser capturar um vilão, achar um tesouro ou salvar alguém em perigo. O importante é que o jogo só funciona se o jogador tiver um direcionamento. Sendo assim, o mesmo deve acontecer ao aplicar a gamificação na sua empresa. Estabeleça um objetivo claro para que seus colaboradores tenham para onde ir. Esse objetivo não precisa necessariamente ser um número, também pode ser um aprendizado conquistado ou uma mudança que precisa acontecer.

Leia também  O que é Gestão do Conhecimento e como implementar na sua empresa

Pontuação

O ganhador de um jogo pode ser definido pela quantidade de pontos que ele alcançou. Na UC esse sistema de pontuação pode ser criado a partir das atividades que você vai propor ao longo do processo de aprendizagem do seu colaborador. Por exemplo: se o seu funcionário conseguiu cumprir uma determinada tarefa, então ele acumula uma quantidade de pontos.

Ranking

Esse sistema de pontuação pode desencadear um ranking com os melhores desempenhos de colaboradores que participam do seu sistema de gamificação. Esse tipo de competição é saudável e faz com que o seu colaborador queira se empenhar mais ainda na aprendizagem para alcançar o primeiro lugar. Porém, tome cuidado: não é prudente fazer esse ranking com todos os participantes, apenas com os melhores colocados. Caso contrário, quem não tiver um desempenho tão bom pode se sentir constrangido e desmotivado por estar nas últimas posições.

Trabalho em equipe

Nem tudo é vitória individual! Você pode aplicar todas as técnicas acima dividindo seus colaboradores em equipes. Há jogos (muito famosos) que estimulam o trabalho em equipe. Esse pode ser um benefício bem interessante para os seus colaboradores. Eles aprenderão a ajudar um ao outro para atingirem juntos um objetivo final.

Desbloquear conquistas

Crie um sistema de desbloqueio de conquistas. Esse sistema funciona basicamente com recompensas que o seu colaborador pode ganhar ao desenvolver uma determinada atividade na UC, dessa forma ele se sentirá motivado a continuar se aprofundando na missão.

Esse universo de gamificação pode ser realmente uma grande oportunidade para formar colaboradores de uma maneira bem descontraída. No entanto, na hora de aplicar essa técnica, preste atenção: deixe as regras claras o tempo todo. Como te contamos anteriormente, um sistema de gamificação gera muito engajamento e competição, por isso, regras confusas podem criar conflitos.

Para te ajudar a deixar esse jogo limpo é importante contar com alguma ferramenta para deixar essas regras visíveis a todos. Uma plataforma EAD, por exemplo, pode ser o caminho ideal para começar a implantar essa técnica. Nela, você concentra todas as atividades dos seus jogadores online e em um lugar só!

Leia também  Como implantar uma Universidade Corporativa na sua empresa

Acreditamos que a Universidade Corporativa é a chave para o desenvolvimento de colaboradores nas organizações. Não deixe aprender mais sobre o tema, com o nosso Guia Completo sobre Universidade Corporativa e desenvolva todo o potencial de seus colaboradores!

Plataforma EAD para Educação Corporativa saiba mais v02

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *