Blog da Twygo
Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
Publicado 06/12/2018
Por Gabrielly

Por conta da flexibilidade, redução de custos e autonomia no aprendizado, o treinamento EAD (a distância) tem transformado a forma como as empresas desenvolvem seus colaboradores no dia a dia.

Hoje, apenas com acesso à internet e uma plataforma de ensino a distância é possível criar treinamentos que irão perdurar e capacitar colaboradores ao longo do tempo na organização.

Se você quiser começar aplicando na prática enquanto lê nosso texto, teste o Twygo gratuitamente. 

Teste grátis

Descubra como usufruir das vantagens do treinamento EAD e escolher a melhor plataforma para dar suporte à sua capacitação no nosso post completo: 

Você pode pular para o tópico que mais lhe interessar ou ler tudo na íntegra. Boa leitura! 

Como funciona o treinamento EAD 

O treinamento EAD é uma formação ou ensino corporativo que ocorre através dos ambientes virtuais de aprendizagem, sem necessidade de encontros presenciais para ser realizado.

Esse modelo traz flexibilidade de aprendizado porque não depende de hora e local específicos, podendo ser consumido pelo colaborador o momento mais conveniente para ele.

Apesar disso, muitas vezes pode ser mesclado com encontros presenciais, possibilitando o ensino híbrido, com estratégias de gamificação e a formação de trilhas de aprendizagem para formação do colaborador.

O Twygo é uma plataforma para treinamento EAD que oferece esses e outros diversos benefícios para a sua capacitação. Confira uma demonstração gratuita para conhecer a plataforma: 

 

Vantagens dos Treinamentos EAD 

Vantagens do treinamento EAD

Independem do local

O treinamento EAD revolucionou a educação a distância porque hoje não é preciso mais que o instrutor e os colaboradores estejam face a face.

Com a popularização das plataformas EAD e a melhoria das transmissões ao vivo, a presença física se tornou dispensável na hora de adquirir novas competências. O lema agora é: acesse de qualquer lugar e mantenha-se atualizado!

Otimizam o tempo

Com um treinamento a distância não será mais necessário repetir os treinamentos para colaboradores que não puderem comparecer no dia ou perderem alguma parte da explicação.

A partir do momento em que os conteúdos estiverem na nuvem, o colaborador poderá ver diversas vezes no momento que ele achar mais adequado, facilitando a fixação dos assuntos. Ou seja, são perfeitos para quem precisa treinar muitas pessoas com frequência!

Reduzem os custos dos treinamentos 

Chega de se incomodar com a impressão de materiais, alocação de professores ou palestrantes, despesas com viagem etc.

Ao utilizar uma plataforma EAD para hospedar os treinamentos, você poderá centralizar todos os seus conteúdos online, que poderão ser consumidos na própria empresa.

Dessa forma, os recursos que você teria gasto com um treinamento presencial poderão ser investidos em uma demanda mais urgente e importante.

Flexibilizam a aprendizagem

Outra vantagem do treinamento a distância é que ele possibilita que os colaboradores desenvolvam suas competências no momento que for mais conveniente para eles. Dessa forma, eles têm flexibilidade para decidir o que querem aprender e quando querem aprender.

Padronizam as capacitações 

A utilização do treinamento EAD possibilita que diferentes colaboradores tenham acesso às mesmas informações, mesmo estando em espaços físicos diferentes.

Com os treinamentos padronizados fica mais fácil saber quais competências foram aprendidas e quais ainda precisam ser desenvolvidas nos colaboradores.

E aí, ficou convencido de que um treinamento a distância é, muito provavelmente, sua melhor opção? Se você deseja passar um treinamento presencial para o EAD, confira nosso guia gratuito no banner abaixo!

5 passos para transformar treinamentos presenciais em EAD

Agora, vamos aprender como implementar um treinamento EAD em apenas alguns passos. Anote essas dicas! 
Como montar um treinamento EAD

Como achar a melhor plataforma EAD para treinamentos?

Como escolher uma plataforma EAD para treinamentos

Fit com o negócio

Primeiro, você deve pensar se a plataforma atende as especificidades do se negócio. Existem plataformas para todo tipo de empresa, então encontrar uma que seja totalmente adaptada para treinamentos corporativos faz a diferença.

Funcionalidades

No contexto de treinamento EAD, a plataforma precisa oferecer recursos que facilitem a aplicação do treinamento, a verificação do conhecimento e o engajamento dos colaboradores. Funcionalidades como:

  • Avaliações de compreensão;
  • Controle de desempenho do aluno;
  • Suporte a diversos tipos de arquivos, como vídeos, PDF’s e slides;
  • Comunidades interativas;
  • Emissões de certificados.

São indispensáveis para realizar os treinamentos EAD em organizações.

Número de usuários

As plataformas EAD se mostram mais relevantes quanto maior o número de colaboradores que precisam ser treinados na empresa. Então leve isso em consideração na hora de escolher uma plataforma, se ela tem uma estrutura que comporta a quantidade de pessoas da sua organização.

Considerando tudo isso, você vai conseguir filtrar as plataformas EAD pelos critérios certos e chegar a uma solução que traz benefícios para o treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores. 

Gostou das dicas? Conheça a seguir a plataforma ideal para realizar o seu treinamento EAD. 

Twygo 

O Twygo oferece todas as funcionalidades que comentamos aqui para facilitar a aplicação dos treinamentos, além de oferecer: 

  • Dashboard de indicadores para facilitar o controle do treinamento; 
  • Gamificação; 
  • Customização com as cores e logo da sua empresa; 
  • Responsividade para dispositivos móveis. 

Faça agora um teste gratuito e veja por si mesmo o que estamos te falando! É só preencher o formulário e fuçar a plataforma! 

Treine e desenvolva pessoas com o twygo
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!