Treinamento EAD

Que a valorização do capital humano é a chave para o sucesso de uma empresa você provavelmente já sabe, certo? Por esse motivo, as empresas passaram a investir cada vez mais em treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Mas qual será a melhor forma de fazer isso: presencialmente ou através de um treinamento EAD (treinamento a distância)? Nesse post vamos te contar tudo o que você precisa saber na hora de tomar essa decisão.

Vamos abordar:

Acompanhe e boa leitura!

O que é Treinamento EAD (Treinamento a Distância)?

Treinamento EAD ou Treinamento a Distância é o aperfeiçoamento das competências que os colaboradores já possuem ou precisam aprender, através de práticas pedagógicas a distância. Em outras palavras, é ajudar os colaboradores a desempenharem melhor a sua função ou papel dentro da empresa sem a necessidade de contato presencial.

Independentemente de qual significado você considere o mais adequado, uma coisa não dá para negar: o treinamento a distância possui uma série de benefícios muito relevantes para o negócio. Confira a lista que preparamos com as principais vantagens que só o treinamento EAD pode oferecer!

Benchmarking de treinamento e desenvolvimento

Vantagens do Treinamento EAD (Treinamento a Distância)

Ter colaboradores bem treinados é o sonho de qualquer profissional de Recursos Humanos que, em algum momento de seu trabalho, precisará optar entre o treinamento presencial e o treinamento a distância. Qual dos dois será que é melhor? Isso vai depender das necessidades e possibilidades da empresa, além do assunto que será abordado.

De forma geral, o treinamento EAD é cercado por preconceitos. Na visão tradicional, apenas o treinamento presencial é válido. Mas, diante do avanço das tecnologias, é preciso reconhecer que o treinamento EAD tem se destacado e tornado o treinamento presencial cada vez mais obsoleto. Descubra seus principais benefícios:

1. Quebra de barreiras geográficas

O treinamento EAD revolucionou a educação a distância porque hoje não é preciso mais que o instrutor e os colaboradores estejam face a face. Com a popularização das plataformas LMS e a melhoria das transmissões ao vivo, a presença física se tornou dispensável na hora de adquirir novas competências. O lema agora é: acesse de qualquer lugar e mantenha-se atualizado!

Leia também  Como implantar uma Universidade Corporativa na sua empresa

2. Otimização de tempo

Com um treinamento a distância não será mais necessário repetir os treinamentos para colaboradores que não puderem comparecer no dia ou perderem alguma parte da explicação. A partir do momento em que os conteúdos estiverem na nuvem, o colaborador poderá ver diversas vezes no momento que ele achar mais adequado, facilitando a fixação dos assuntos. Treinamentos EAD são perfeitos para quem precisa treinar muitas pessoas com frequência!

3. Redução de custos

Chega de se incomodar com a impressão de materiais, alocação de professores ou palestrantes, despesas com viagem etc. Ao utilizar uma plataforma EAD você poderá centralizar todos os seus conteúdos online, que poderão ser consumidos na própria empresa. Dessa forma, todos aqueles recursos que você teria gasto com um treinamento presencial poderão ser investidos em uma demanda mais urgente e importante.

4. Flexibilidade na aprendizagem

Outra vantagem do treinamento a distância é que ele possibilita que os colaboradores desenvolvam suas competências no momento que for mais conveniente para eles. Dessa forma, eles têm flexibilidade para decidir o que querem aprender e quando querem aprender.
Aprender no próprio ritmo ajuda a tornar o momento de aprendizagem mais atrativo para os colaboradores.

5. Autonomia dos colaboradores

Ter liberdade para escolher as suas competências é o primeiro passo para que os colaboradores tenham autonomia na aprendizagem e sejam protagonistas da sua própria educação. Incentivar uma atitude proativa nos colaboradores em relação aos estudos é extremamente benéfico, especialmente se você estiver tentando promover uma cultura de aprendizagem na sua organização.

6. Padronização dos treinamentos

A utilização do treinamento EAD possibilita que diferentes colaboradores tenham acesso às mesmas informações, mesmo estando em espaços físicos diferentes. Com os treinamentos padronizados fica mais fácil saber quais competências foram aprendidas e quais ainda precisam ser desenvolvidas nos colaboradores.

7. Acompanhamento da performance da equipe

Com o treinamento EAD fica muito mais fácil monitorar o desempenho da equipe através de indicadores confiáveis. Por meio da plataforma LMS, que dá suporte ao treinamento a distância, é possível centralizar todo o histórico dos seus colaboradores, as competências aprendidas, as notas etc. Dessa forma, você possui o progresso de aprendizagem em um único lugar!

Leia também  Entenda definitivamente o que é Universidade Corporativa

8. Redução do turnover

Quando os colaboradores conseguem desempenhar melhor suas atividades do cotidiano (por causa do treinamento a distância) é natural que eles também se engajem mais no trabalho. Então, um treinamento EAD pode contribuir muito na motivação e, consequentemente, na diminuição da rotatividade dos colaboradores.

9. Descentralização do conhecimento

Outra vantagem do treinamento EAD é que ele possibilita que o conhecimento seja gerenciado com mais frequência. Sabe quando acontece de apenas uma pessoa conhecer determinada atividade e ninguém mais na empresa saber o que deve ser feito e como deve ser feito? Pois é. Com o treinamento a distância você pega o conhecimento que está na cabeça de alguém e espalha para outras pessoas, além de ter isso registrado em algum lugar.

E aí, ficou convencido de que um treinamento a distância é, muito provavelmente, sua melhor opção? Agora, vamos aprender como implementar um treinamento EAD em apenas alguns passos. Não esqueça de pegar papel e caneta para anotar essas dicas valiosas.

O papel do EAD na indústria 4.0

Como fazer Treinamento EAD (Treinamento a Distância) em 6 passos

1. Identifique uma demanda

Um treinamento EAD não pode surgir a partir do nada. É preciso que haja uma necessidade muita clara que compense a sua realização. Na hora de identificar as demandas existentes você pode, por exemplo, pensar em quais competências os seus colaboradores sentem mais dificuldade e precisam desenvolver.

2. Conheça o público-alvo

O público-alvo é o segmento de pessoas ao qual o seu conteúdo se destina. Ter esse público muito claro é importantíssimo para garantir a efetividade do treinamento a distância. Temos certeza de que você não produziria o mesmo conteúdo para um estagiário e um dos líderes da organização, certo? Portanto, entenda seu público e descubra do que ele realmente precisa! Às vezes você pode se surpreender.

3. Escolha o melhor formato

Depois de conhecer o público-alvo, o próximo passo é escolher o formato do conteúdo. As plataformas EAD geralmente possibilitam suporte a diversos tipos de conteúdo, incluindo vídeos, textos, áudios etc. É interessante utilizar, quando for apropriado, conceitos de microlearning e gamification para manter a interatividade do treinamento.

Leia também  Treinamento Corporativo: TUDO que você precisa saber sobre o assunto

4. Produza o conteúdo

Essa é a etapa de efetivamente pôr a mão na massa e criar o conteúdo do treinamento a distância. Cada tipo de conteúdo exigirá diferentes tipos de procedimentos para sair do papel.

5. Distribua o treinamento

Para que o treinamento a distância chegue até o seu público-alvo é preciso pensar em estratégias de distribuição adequadas. Se estiver utilizando uma plataforma EAD você pode, por exemplo, associar o conteúdo do treinamento a uma competência e a uma trilha de aprendizagem. Dessa forma, o treinamento será direcionado às pessoas que possuem a necessidade de consumir aquele conteúdo.

6. Mensure os resultados

Depois que o treinamento EAD estiver prontinho e distribuído você precisará comprovar que ele realmente trouxe resultados e justificar os investimentos através de métricas. Para isso você pode aplicar avaliações de compreensão para quantificar o quanto aquele conteúdo foi absorvido pelos seus colaboradores.

A partir das dificuldades dos colaboradores você pode pensar em oportunidades de melhorias e ajustes. Por exemplo: pode ser que os colaboradores tenham ficado com muitas dúvidas sobre o conteúdo, que poderiam ser facilmente resolvidas com o recurso “fórum” na plataforma LMS.

Viu só como é simples? Não deixe que a estrutura física da sua empresa seja um empecilho no treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores. Conheça o Twygo – Plataforma EAD e contrate hoje mesmo a solução que vai fazer toda a diferença no treinamento da sua equipe!

Plataforma EAD para Educação Corporativa demonstração

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *