Treinamento EAD: o que é, vantagens e como aplicar na sua empresa

Receba nossas novidades

Ao enviar você está aceitando os termos da nossa política de privacidade

Treinamento-de-Integração-o-que-é-qual-a-importância-e-como-promover-na-sua-empresa-light

Por conta da flexibilidade, redução de custos e autonomia no aprendizado, o treinamento EAD (a distância) tem transformado a forma como as empresas desenvolvem seus colaboradores no dia a dia.

Hoje, apenas com acesso à internet e uma plataforma de ensino a distância é possível criar treinamentos que irão perdurar e capacitar colaboradores ao longo do tempo na organização.

Se você quiser descobrir como usufruir das vantagens dessa modalidade de treinamento, e a escolher a melhor plataforma para dar suporte aos seus treinamentos, leia esse post até o final. Boa leitura!

Como funciona o treinamento EAD 

Já não é novidade que as empresas adotaram o EAD e passaram a oferecer os treinamentos para os colaboradores nesse formato, otimizando o aprendizado.

Nesse sentido, o treinamento EAD é uma formação ou ensino corporativo que ocorre através dos ambientes virtuais de aprendizagem, sem necessidade de encontros presenciais para ser realizado.

Esse modelo traz flexibilidade de aprendizado porque não depende hora e local específicos, é um tipo de treinamento que pode ser consumido pelo colaborador o momento mais conveniente para ele.

Apesar disso, muitas vezes pode ser mesclado com encontros presenciais, possibilitando o ensino híbrido, com estratégias de gamificação e a formação de trilhas de aprendizagem para formação do colaborador.

5 passos para transformar treinamentos presenciais em EAD

Confira os benefícios dos treinamentos a distância: 

Vantagens dos Treinamentos EAD 

Vantagens do treinamento EAD

Quebra de barreiras geográficas

O treinamento EAD revolucionou a educação a distância porque hoje não é preciso mais que o instrutor e os colaboradores estejam face a face.

Com a popularização das plataformas EAD e a melhoria das transmissões ao vivo, a presença física se tornou dispensável na hora de adquirir novas competências. O lema agora é: acesse de qualquer lugar e mantenha-se atualizado!

Otimização de tempo

Com um treinamento a distância não será mais necessário repetir os treinamentos para colaboradores que não puderem comparecer no dia ou perderem alguma parte da explicação.

A partir do momento em que os conteúdos estiverem na nuvem, o colaborador poderá ver diversas vezes no momento que ele achar mais adequado, facilitando a fixação dos assuntos. Ou seja, são perfeitos para quem precisa treinar muitas pessoas com frequência!

Redução de custos

Chega de se incomodar com a impressão de materiais, alocação de professores ou palestrantes, despesas com viagem etc.

Ao utilizar uma plataforma EAD para hospedar os treinamentos, você poderá centralizar todos os seus conteúdos online, que poderão ser consumidos na própria empresa.

Dessa forma, os recursos que você teria gasto com um treinamento presencial poderão ser investidos em uma demanda mais urgente e importante.

Flexibilidade na aprendizagem

Outra vantagem do treinamento a distância é que ele possibilita que os colaboradores desenvolvam suas competências no momento que for mais conveniente para eles. Dessa forma, eles têm flexibilidade para decidir o que querem aprender e quando querem aprender.

Padronização dos treinamentos

A utilização do treinamento EAD possibilita que diferentes colaboradores tenham acesso às mesmas informações, mesmo estando em espaços físicos diferentes.

Com os treinamentos padronizados fica mais fácil saber quais competências foram aprendidas e quais ainda precisam ser desenvolvidas nos colaboradores.

Como mensurar resultados de treinamentos

E aí, ficou convencido de que um treinamento a distância é, muito provavelmente, sua melhor opção? Agora, vamos aprender como implementar um treinamento EAD em apenas alguns passos. Anote essas dicas!

Como montar um treinamento EAD

Como achar a melhor plataforma EAD para treinamentos?

Como escolher uma plataforma EAD para treinamentos

Fit com o negócio

Primeiro, você deve pensar se a plataforma atende as especificidades do se negócio. Existem plataformas para todo tipo de empresa, então encontrar uma que seja totalmente adaptada para treinamentos corporativos faz a diferença.

Funcionalidades

No contexto de treinamento EAD, a plataforma precisa oferecer recursos que facilitem a aplicação do treinamento, a verificação do conhecimento e o engajamento dos colaboradores. Funcionalidades como:

  • Avaliações de compreensão
  • Controle de desempenho do aluno
  • Suporte a diversos arquivos
  • Fóruns de discussões
  • Emissões de certificados

São indispensáveis para realizar os treinamentos EAD em organizações.

Número de alunos

As plataformas EAD se mostram mais relevantes quanto maior o número de colaboradores que precisam ser treinados na empresa. Então leve isso em consideração na hora de escolher uma plataforma, se ela tem uma estrutura que comporta a quantidade de pessoas da sua organização.

Twygo 

Considerando tudo isso, você vai conseguir filtrar as plataformas EAD pelos critérios certos e chegar a uma solução que traz benefícios para o treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores.

E, se nos permite, facilitar sua busca, temos a indicação de uma plataforma que se encaixa perfeitamente nas demandas dos treinamentos corporativos.

O Twygo oferece todas as funcionalidades que comentamos aqui para facilitar a aplicação dos treinamentos, além de oferecer uma estrutura que facilita a vida dos líderes e gestores na hora de acompanhar e gerenciar o aprendizado.

Faça agora um teste gratuito e veja por si mesmo o que estamos te falando! É só preencher o formulário e fuçar a plataforma!

Treine e desenvolva pessoas com o twygo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Contact us
Hide Buttons