Blog da Twygo
Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
Publicado 30/07/2018
Por Kátia

Muitos colaboradores chegam até as empresas com uma formação inicial que não atende algumas particularidades da organização. Por isso, é muito comum que as empresas recorram a processos de formação internos para capacitar o colaborador. É aí que surge o Treinamento Corporativo: estratégia para ter uma equipe capacitada, pronta para resolver problemas e atuar em ambientes que exigem alta performance.

Neste texto você vai ver:

Acompanhe!

 

O que é Treinamento Corporativo?

Treinamento corporativo é uma prática para desenvolver habilidades específicas do colaborador, com o objetivo de melhorar a execução das suas tarefas dentro da empresa.

No dia a dia da organização esse treinamento pode funcionar de diversas formas, como: ensinar qual a maneira de se utilizar um software ou introduzir um novo colaborador na função que ele deve executar.

Em algumas empresas o treinamento é uma peça fundamental na engrenagem da corporação, por isso é comum que tenham até o seu próprio setor, chamado Área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D).

O Brasil já é um dos países que mais oferecem treinamento corporativo no mundo.

Segundo dados da pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, de 2022:

Dados Panorama Geral 2022 treinamento corporativo

Isso reflete o quão importante é o treinamento corporativo para o desenvolvimento do colaborador e da organização: pode-se aprimorar esforços e elevar a qualidade do produto ou serviço fornecidos.

Mas, mesmo que possuam as habilidades necessárias para o trabalho, muitas vezes os colaboradores se sentem estagnados na sua função, pois não avistam possibilidades para o seu autodesenvolvimento.

Com isso, surge um novo desafio: como capacitar colaboradores de forma contínua?

Nesse sentido, encontramos na educação corporativa uma forma de capacitar colaboradores continuamente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento.

Porém, mesmo que sejam conceitos distintos, o treinamento e a educação corporativa costumas ser bastante confundidos. Entenda as diferenças:

A diferença entre Educação Corporativa e Treinamento Corporativo

Como apresentamos, o treinamento corporativo é uma ação pontual para desenvolver habilidades especificas no colaborador.

Nesse caso, os gestores estão preocupados em qualificar o colaborador para desenvolver suas tarefas do dia a dia com eficiência.

Por outro lado, a educação corporativa vai além de ações pontuais: é uma prática de aprendizagem contínua que visa o crescimento profissional do colaborador.

A educação corporativa representa todas as ações que a empresa adota para fornecer uma formação constante, desenvolvendo o colaborador junto com os princípios da organização.

Assim, podemos dizer que a educação corporativa e o treinamento se complementam, pois ambos estão centralizados no aperfeiçoamento das habilidades do colaborador.

Por que realizar treinamentos corporativos no seu negócio?

O treinamento corporativo gera:

Colaboradores mais motivados

O treinamento faz com que os colaboradores tenham mais clareza das suas tarefas e objetivos, pois com essa prática, eles passam a conhecer melhor seu papel dentro da organização.

Isso faz com que o colaborador fique mais motivado sobre o seu trabalho, reconhecendo a sua importância para a empresa.

Mais rapidez e eficiência na execução de tarefas

Quando o colaborador se sente motivado, ele realiza o seu trabalho com mais foco e rapidez, otimizando o tempo e garantindo mais eficiência na hora de executar suas tarefas.

Melhora no ambiente organizacional

Com o treinamento corporativo, os membros de uma mesma equipe têm a oportunidade de se conhecer melhor, melhorando a interação entre o time e aumentando a confiança uns nos outros, fazendo com que o trabalho em equipe e o clima do ambiente sejam prazerosos.

Diferencial competitivo

Estando motivados e engajados com a organização, os colaboradores tendem a buscar novos conhecimentos para aplicar no dia a dia de trabalho. Esse comportamento, que também pode ser influenciado pela organização, aprimora os resultados e aumenta a competitividade no mercado.

Reduz a rotatividade de funcionários

Há algumas causas para a rotatividade de pessoal que podem ser evitadas desde o início. Se durante o treinamento corporativo a empresa deixa claro que se importa com a carreia dos colaboradores e quer investir no seu futuro, as chances de deixarem a organização são reduzidas.

Retenção de talentos

O treinamento corporativo é a porta de entrada para a retenção de talentos. Engajar e valorizar aqueles colaboradores que se destacam por suas competências técnicas e comportamentais, faz com que eles se sintam valorizados pela empresa, continuando na organização.

Agora que você conhece os benefícios do treinamento corporativo, vamos aprender efetivamente como implantar o treinamento em uma empresa:

Como fazer um treinamento em uma empresa?

Como qualquer outra estratégia dentro da sua empresa, implantar o treinamento corporativo exige planejamento. Esse planejamento pode ser feito em 4 etapas, são elas:

1 – Diagnóstico:

Para haver treinamento corporativo é preciso existir demandas, certo? Por isso, identifique-as. É necessário fazer um diagnóstico para entender o que precisa ser aprimorado dentro da sua organização.

Se a sua empresa tiver uma grande rotatividade de colaboradores, por exemplo, um conteúdo institucional explicando missão, visão, valores e campo de atuação da empresa pode ser bem útil para os novos funcionários.

2 – Orçamento:

Calcular o ROI (retorno sobre investimento) das estratégias de RH é trabalhoso, mas não é impossível. É fato que o treinamento corporativo traz diversos benéficos para a empresa, mas é preciso saber traduzir essas vantagens em números.

E nesse único quesito entram várias coisas como: vale a pena levantar capital para fazer a gestão do treinamento corporativo? É preciso abrir um setor de T&D? Todas essas questões só podem ser resolvidas se houver clareza sobre o orçamento e um alinhamento entre os gestores das áreas para saber se haverá uma divisão de custos.

Calculadora de orçamento de T&D

3 – Conteúdo:

Agora que você já sabe quanto poderá investir em treinamento corporativo, já dá para ter uma ideia da dimensão que ele terá. Nesse momento você deve estruturar os conteúdos dos treinamentos: quais capacitações serão ofertadas? O que cada treinamento abordará?

Para isso, elabore conteúdos criativos e dinâmicas divertidas para despertar o interesse do colaborador. É nessa hora também que você deverá definir o que é melhor: pedir para os próprios colaboradores ministrarem os treinamentos ou contratar pessoal externo?

3.1 Para essa questão vale a pena abrir um parênteses, pois é muito comum ver empresas errando nesse quesito.

Ministrar cursos com colaboradores internos ou contratar profissionais terceirizados têm suas vantagens e desvantagens.

Ao escolher colaboradores internos para dar o treinamento corporativo você contará com uma pessoa que entende da organização, seu propósito e sua visão de futuro, porém, esse colaborador pode não ter a didática necessária para transmitir conhecimento a um outro funcionário.

Já com o profissional terceirizado é o contrário: espera-se que ele tenha a didática necessária para ministrar os treinamentos, mas ele não terá o convívio e a experiência de empresa para fazer uma prática mais direcionada.

Se você está em dúvida por qual caminho seguir, dê uma olhada no nosso guia sobre como criar conteúdo para treinamentos corporativos.

E-book Guia completo como criar conteúdos para treinamentos corporativos

4 – Implantação e mensuração:

Depois de fazer um bom planejamento e alinhar todos os detalhes com as áreas de negócio, vai ficar bem mais simples implantar o treinamento corporativo.

Porém, além da implantação, você deve descobrir se essa prática está mesmo surgindo efeito. Por isso, quando o treinamento estiver finalizado você deve se perguntar: o treinamento fez diferença na vida do colaborador? É claro que chegar nessa resposta não é tão simples, por isso é preciso mensurar e quantificar os resultados.

Se você quer saber mais sobre como quantificar os resultados de um treinamento corporativo, confira nosso post sobre o assunto.

Ao final desse processo você vai perceber que implantar o treinamento corporativo está longe de ser uma tarefa simples.

Ainda assim, falta definirmos um último aspecto: qual será a modalidade do treinamento? Presencial ou EAD?

Você vai perceber que a escolha da modalidade influencia diretamente nos resultados do treinamento. Isso porque existem treinamentos que só fazem sentido com a presença do colaborador e outros não.

Mas, frente a possibilidade de escolha, o ideal é optar pelo modelo que torna mais fácil mensurar quais são os resultados desse treinamento e os impactos no aprendizado do colaborador.

Nesse sentido, muitas organizações têm adotado o treinamento corporativo EAD como uma boa prática. Confira a seguir.

Treinamento Corporativo EAD: porque apostar nessa modalidade

Apesar de ter tantas vantagens, você pode descobrir que implantar treinamento nos moldes presenciais pode ser bem caro, pois envolve custos como:

  • Locação de espaço;
  • Contratação de pessoal especializado (quando necessário);
  • Perda de produtividade para acompanhar os treinamentos;
  • Entre outros.

Para contornar essa situação, a alternativa que as organizações estão adotando é treinamento corporativo a distância utilizando uma plataforma EAD. Através de uma plataforma EAD é possível fazer tudo que um treinamento presencial faz, mas sem precisar deslocar os colaboradores ou parar toda uma equipe para acompanhar as atividades.

Além disso, plataformas EAD permitem que você acompanhe o desempenho dos seus colaboradores de forma automatizada, com a porcentagem do progresso de cada um, gerando relatório para você mensurar a efetividade do seu treinamento corporativo.

O Twygo, nossa plataforma EAD, possui todas as funcionalidades que você deseja precisa para implementar treinamento corporativo a distância. Entre em contato e não deixe de economizar tempo e dinheiro com essa prática.

Plataforma-EAD-para-Educação-Corporativa-demonstração-1

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!