Blog da Twygo
Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
Publicado 06/11/2019
Por Kátia

Investir em treinamento de colaboradores é indispensável para qualquer empresa que deseja melhorar os processos e manter sua competitividade no mercado. Entretanto, treinamentos costumam envolver custos relacionados a recursos físicos e limitações de tempo e deslocamento. Para driblar esse empecilho, as empresas têm adotado o treinamento virtual.

O treinamento virtual pode ser benéfico de diversas formas para a sua empresa. Quer saber como? Siga lendo o post e entenda como funciona essa modalidade e como implementar na sua empresa!

O que é treinamento virtual?

Treinamento virtual é um modelo de treinamento de colaboradores oposto ao presencial. Geralmente online, o treinamento virtual ocorre por meio de recursos tecnológicos que ajudam a criar, aplicar e gerenciar as aulas de forma mais assertiva e com menos custos.

Treinamentos virtuais têm o poder de impactar grandes quantidades de colaboradores e com custos menores do que os treinamentos presenciais comuns. Pelo fato de serem online e geralmente feitos por meio de plataformas EAD (falaremos mais sobre isso a frente) eles são acessíveis em diferentes situações, ambientes e momentos.

Se quiser entender mais esse conceito, recomendamos assistir o vídeo do depoimento da SumUp, que está capacitando profissionais no Brasil inteiro no formato virtual:

webinar-case-sumup-treinamento-de-consultores_Twygo

Mas afinal, porque você deveria utilizar treinamentos virtuais na sua empresa? Siga lendo para descobrir.

Quais os benefícios do treinamento virtual?

Elimina algumas complicações de treinamentos presenciais

Treinamentos presenciais possuem uma série de requisitos relacionados ao espaço físico: seja a alocação de um ambiente que comporte todos os colaboradores participantes, seja a necessidade de ferramentas de apoio para a realização desse treinamento, como papéis, microfones, amplificadores, etc.

Treinamentos virtuais, por sua vez, são realizados no próprio posto de trabalho do colaborador por meio de um computador ou smart device.

Isso é especialmente útil para empresas muito grandes ou com filiais distantes geograficamente, pois é possível produzir aulas e disponibilizá-las para todos os colaboradores de qualquer lugar do mundo em que estejam.

Dribla as limitações de cronograma

Treinamentos presenciais têm um horário exato para serem realizados. Entretanto, tarefas urgentes e turnos diferentes entre os colaboradores tornam quase impossível obter 100% de participação em algumas empresas.

Nesse sentido, o treinamento virtual é uma mão na roda. As aulas ficam hospedadas online ou no seu servidor e podem ser acessadas a qualquer momento pelos colaboradores. Sendo assim, eles podem realizar os treinamentos quando suas agendas permitirem.

Otimiza treinamentos repetitivos

Essa história já é uma velha conhecida: entra um novo colaborador na empresa e é indispensável fazer o treinamento de integração para que ele compreenda o funcionamento dos processos e saiba realizar seu trabalho corretamente. Depois entra mais um, e o mesmo treinamento é realizado mais uma vez. E depois outra. E outra.

A utilização de um treinamento virtual contorna esse problema de forma mais eficiente.

Como as aulas podem ser acessadas a qualquer momento, basta elaborá-las uma única vez e disponibilizá-las para cada novo colaborador que entrar na empresa!

Reduz custos

Considerando que o treinamento virtual elimina a necessidade de deslocamento, ele pode ser feito pelos colaboradores no momento que eles acharem melhor.

Não é necessária alocação de espaço físico, nem a repetição de treinamentos ou utilizar microfones, amplificadores de som e afins, é possível afirmar categoricamente que treinamentos virtuais tem custos menores do que treinamentos presenciais comuns.

Sendo assim, para otimizar a realização de treinamentos empresariais, recomendamos que eles sejam virtuais.

Agora que você entendeu seus benefícios, que tal aprender como implementar essa modalidade de treinamento na sua empresa? Siga lendo e descubra.

Como aplicar o treinamento virtual na minha empresa?

Crie um plano de T&D

Um treinamento precisa ter objetivos muito claros. É preciso estabelecer quais competências precisam ser desenvolvidas nos colaboradores e de que forma isso será feito.

Por isso, antes de aplicar um treinamento virtual na sua empresa, você precisa criar um plano de treinamento e desenvolvimento.

Entre as ferramentas que podem ajudar nesse processo, podemos citar o levantamento das necessidades de treinamento, a definição do método de aplicação e a elaboração de um orçamento. Temos um canvas pra te ensinar a fazer esse planejamento! Confira no botão abaixo:

Defina indicadores

Durante e depois da aplicação de um treinamento virtual, é importante que seus resultados sejam analisados por meio de indicadores de treinamento.

Indicadores são a única forma de mensurar com assertividade a eficiência de um programa de treinamento, funcionando como um termômetro para medir sua qualidade.

Aplicar treinamentos sem observar indicadores é como andar no escuro: não há como saber para onde se está indo. É preciso ter conhecimento sobre a efetividade dos treinamentos para que, caso não estejam gerando nenhum efeito positivo para a organização, eles possam ser reformulados.

11_indicadores_de_treinamento_Twygo

Considere uma plataforma EAD

Plataformas EAD são softwares projetados para realizar cursos virtuais. Algumas são projetadas especificamente para treinamentos empresariais, integrando uma série de recursos específicos para o ambiente corporativo.

Vamos citar alguns para que você entenda melhor:

  • Avaliações de compreensão: aplicar testes se torna algo muito mais simples quando se utiliza uma plataforma EAD. Não é necessário aplica-los e corrigi-los manualmente. Na verdade, a própria plataforma exibe os testes quando o aluno conclui algum módulo ou treinamento e os resultados são obtidos de forma imediata.
  • Controle de desempenho dos participantes: com uma plataforma EAD é possível controlar facilmente o desempenho dos colaboradores no treinamento. Você pode saber quem está fazendo os treinamentos, a porcentagem de módulos concluídos por cada colaborador, o desempenho deles nos testes, etc.
  • Controle de desempenho do treinamento: com base no desempenho dos alunos, uma plataforma EAD pode gerar gráficos de desempenho que mostram dados importantes sobre o treinamento, como a participação dos colaboradores como um todo, o desempenho deles nos testes, a quantidade de certificados emitidos, etc.
  • Emissão de certificados: plataformas EAD podem emitir certificados automaticamente assim que um colaborador concluir um treinamento, se for necessário.
  • Gamificação: a gamificação ajuda a manter os colaboradores engajados e incentivá-los a realizar os treinamentos porque inclui elementos de jogos dentro da aplicação, como a atribuição de missões, ranking de colaboradores, trabalhos em equipe, etc.

Além dessas características citadas, um sistema EAD pode conter muitas outras. Para saber em detalhes como ele funciona, leia já nosso post completo sobre sistema EAD e entenda de uma vez por todas como revolucionar os treinamentos na sua empresa!

O Twygo é uma solução completa para treinamentos virtuais! Clique no botão abaixo para fazer um teste completamente gratuito.

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!