Blog da Twygo
Vendas de Cursos
Publicado 11/06/2018
Por Kátia

O mercado de cursos online nunca esteve tão em alta. Observando essa demanda, algumas empresas descobriram neste segmento uma forma muito eficiente de ajudar pessoas, divulgar sua marca e ainda gerar mais lucros.

Se a sua empresa já oferece cursos e quer migrar para o meio online ou se está querendo ingressar agora nesse ramo, acompanhe esse texto!

Se você preferir, baixe o e-book completo de como fazer a venda de cursos online para ler quando e onde quiser:

Vamos começar com as principais vantagens de ofertar cursos na Internet e como vendê-los:

Vantagens da sua empresa começar a vender cursos online

Custo menor

Cursos presenciais podem ser bem caros de ofertar, pois envolvem custos com material impresso, aluguel de local, gastos com suporte de T.I. e muito mais.

Os cursos online, por outro lado, exigem menos investimentos.

Você não precisa se preocupar com o aluguel de estabelecimentos nem com o custo de material físico e impresso.

Será tudo feito de forma remota, através de uma plataforma de cursos online. E é claro, com um custo menor o retorno tende a ser maior.

Comodidade e conforto

Essa modalidade de cursos permite que você administre tudo no conforto e comodidade do seu escritório ou da sua casa, afinal, sua sala de aula será a sua plataforma online e por isso não há necessidade de deslocamento.

Demanda

O principal motivo de estarmos aqui discutindo a possibilidade da oferta de cursos online é a demanda! Estamos falando de pessoas cada vez mais ocupadas, com cada vez menos tempo, cuja única opção é estudar pela Internet.

Não vai querer ficar de fora desse mercado, certo?

Brand awareness

Você sabe o que significa esse termo? Brand awareness refere-se à notoriedade da sua marca no mercado, é quando as pessoas lembram de você. E como os cursos online entram nisso? Vender cursos online é extremamente positivo para a sua marca.

É uma divulgação muito positiva da sua empresa porque você ajudará seus alunos com aperfeiçoamento e soluções de problemas. Se você nutrir uma boa relação com o seu aluno e garantir uma boa experiência com o seu curso ele pode se tornar um divulgador natural da sua marca.

Como vender cursos online

Está convencido de que vender cursos online é um ótimo negócio para a sua empresa? Então aprenda agora como implantar e divulgar!

Como implantar e divulgar um curso online em apenas 4 passos

1) Definir os objetivos

A primeira pergunta a ser feita é: qual conhecimento a sua empresa pode oferecer de modo que possa ajudar seus futuros alunos? Converse com a sua equipe e veja quais conteúdos vocês podem ofertar.

Quem será o professor do seu curso? É claro que você pode contratar um profissional para isso, mas é aconselhável recorrer primeiro às fontes internas.

É interessante valorizar os talentos da sua empresa, até porque são pessoas que conhecem muito bem a sua marca e o seu produto.

Outro aspecto muito importante da definição de objetivos do seu curso é saber qual o nível de profundidade dele. Será introdutório ou avançado? Deixe o seu aluno consciente sobre o que ele está contratando.

2) Escolher uma plataforma EaD de qualidade

É fundamental pensar na plataforma online que irá hospedar o seu curso. O ideal é que você controle todas as operações através de um só lugar: administração financeira, gerenciamento de conteúdo, controle de rendimento dos alunos e muito mais.

Algumas ferramentas inclusive permitem que você crie cursos totalmente personalizados: com a logo da sua empresa e um domínio próprio, assim você garante que a sua marca circule junto com o seu curso, gerando engajamento e repercussão.

3) Conteúdo

Depois que você escolher sua plataforma é hora de pensar nos seus conteúdos. Explore os diferentes formatos de arquivo que a sua plataforma EaD pode suportar e invista em videoaulas e em ferramentas criativas para criação de conteúdo. Quanto mais divertido for o aprendizado do seu aluno, melhor para ele e para a sua empresa.

Kit Como fazer videoaulas incríveis

4) Divulgar

A divulgação é essencial, afinal, se você não souber como divulgar o seu curso, ele não chegará até as pessoas interessadas. E como fazer isso? Bem, como você é uma empresa com vários contatos, o primeiro passo é divulgar entre a sua base. Os seus contatos são pessoas que já conhecem o trabalho da sua empresa e tendem a confiar mais facilmente no que você tem a oferecer.

Para atrair ainda mais pessoas, invista em alguns conteúdos gratuitos disponibilizados previamente. Postar alguns vídeos no YouTube apresentando o seu curso e falando um pouco do seu conteúdo, por exemplo, é uma ótima estratégia.

Um blog também pode ser uma boa estratégia para disponibilizar prévias do seu curso. Você pode fazer posts com alguns dos seus conteúdos ou até explicar melhor sobre o funcionamento do seu curso. A vantagem é que essas formas de divulgação na Internet não custam nada! São plataformas gratuitas.

Além disso, algumas plataformas de cursos online ainda contam com ferramentas que podem te ajudar na divulgação do seu curso como: integração com redes sociais, espaço para criar portfólio dos cursos que a sua empresa oferece e muito mais.

Para saber mais detalhes sobre o assunto, confira nosso post Como Montar um Curso Online: o passo a passo completo para ganhar dinheiro na Internet.

Agora que você já sabe como planejar e ofertar seu curso online, que tal conhecer nossa plataforma EaD? O Twygo conta com várias funções e você pode assistir à demonstração agora mesmo. Confira!

Plataforma EAD para Cursos Online saiba mais v02
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!