Blog da Twygo
Vendas de Cursos
Publicado 03/05/2022
Por TwygoEAD

O avanço tecnológico possibilitou o crescimento de diversas tendências dentro do setor educacional. Uma delas são os cursos online, que promovem aprendizagem das mais variadas temáticas, sem precisar deixar o conforto de casa.

Apesar do aumento da procura por cursos online, para vendê-los bem, é necessário alcançar as pessoas certas. Dessa forma, uma divulgação adequada é essencial.

Se você deseja saber mais sobre como divulgar um curso e quais ferramentas e técnicas utilizar para atrair o maior número de pessoas, continue lendo esse artigo!

Como divulgar um curso online em 5 passos

Para divulgar um curso online adequadamente, é necessário seguir alguns critérios e realizar algumas ações de comunicação. Por conta disso, criamos alguns passos fundamentais que irão te ajudar nessa função. Veja cada um deles a seguir:

Como divulgar um curso em 5 passos

1) Defina objetivos para a divulgação

O primeiro passo para divulgar um curso online é definir objetivos e criar uma estratégia. Para isso é essencial saber quem é o público-alvo e onde ele se encontra.

O público-alvo é o segmento do mercado que a sua marca/serviço quer atingir. Atualmente, as campanhas de comunicação e ações de marketing não são criadas mais para atingir todo mundo e sim apenas um grupo seleto de consumidores com perfis semelhantes.

Entender sobre o público do produto possibilita com que você saiba o tipo de comunicação que deverá ser utilizada e em quais lugares você precisará comunicar. Para isso você pode responder algumas questões, como:

  • Como é o perfil desse público? (aqui entra idade, sexo, classe social, gênero);
  • Quais são as dores dessas pessoas?
  • Como você pode ajudar a solucionar essas dores?
  • Em quais redes sociais ou canais de comunicação esse público mais se encontra?

2) Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia mercadológica que tem como objetivo gerar vendas e reconhecimento para uma empresa ou marca. No marketing de conteúdo são disponibilizados conteúdos gratuitos relevantes por meio de blogs, vídeos, posts, webinars, podcasts, entre outros.

Com isso é possível atrair e envolver o público-alvo, divulgando seu serviço e conquistando mais clientes. Para aplicar o marketing de conteúdo na sua estratégia de divulgação, você pode contar com algumas técnicas, como:

  • Selecione temas de conteúdos que são relevantes e gerem valor para o público-alvo (você pode fazer isso utilizando gatilhos mentais ou critérios de noticiabilidade);
  • Pense mais no público do que na própria marca;
  • Crie conteúdos no qual 80% dos temas sejam voltados para o público e apenas 20% façam menção a marca;
  • Faça um blog para seu negócio;
  • Crie vídeos informativos;
  • Ofereça materiais ricos, como e-books;
  • Seja ativo nas redes sociais.

3) Invista em mídia paga

Diferente da divulgação orgânica, a mídia paga é um meio de comunicação no qual a empresa investe dinheiro para que os anúncios ou conteúdos cheguem nas pessoas. Um exemplo de mídia paga são os posts patrocinados do Instagram.

Esse formato de divulgação é um bom investimento porque permite que a empresa segmente o público, exiba o anúncio para a pessoa certa e tenha mais flexibilidade, pois ela pode escolher qual conteúdo deseja destacar.

Essa estratégia também permite gerar mais visibilidade, engajamento e vendas. Atualmente existem diversas plataformas de mídias pagas, como:

4) Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia muito utilizada para a divulgação de produtos e serviços. O e-mail funciona como um canal direto de comunicação entre a empresa e o cliente.

Alguns benefícios de se utilizar o e-mail marketing para a divulgação de cursos online, são:

  • Gera um grande alcance;
  • Possui um formato flexível;
  • Conta com um dos ROIs mais altos entre os canais de comunicação;
  • Estreita o relacionamento entre a empresa e o cliente;
  • Promove conteúdos;
  • Nutre e educa os possíveis consumidores;
  • Oferece oportunidade de conhecer melhor os clientes;
  • Permite melhorar as estratégias de comunicação.

5) Utilize uma plataforma CRM

Uma plataforma CRM (Customer Relationship Management) é um sistema que funciona como uma base de dados na qual é possível registrar oportunidades de vendas, prospectar leads qualificados e avaliar riscos.

Ela também auxilia na divulgação de produtos e serviços. Isso ocorre porque através dela é possível segmentar os leads de acordo com as demandas, classificar os consumidores e definir o perfil do público-alvo da empresa.

Para fazer o seu curso online ser um sucesso, não basta entender apenas de técnicas de divulgação. Portanto, se você quer aprender tudo sobre como fazer a venda de cursos online, confira o nosso guia completo.

Produzido em parceria com nossos parceiros do Fleeg, montamos um rico material com tudo que você precisa saber para começar a vender seus cursos na internet. Clique no botão abaixo e baixe gratuitamente!

Como vender cursos online
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!