Blog da Twygo
Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
Publicado 13/11/2020
Por PocketBook4You

Desenvolver uma liderança que seja capaz de atender o mundo cada dia mais globalizado, complexo e conectado significa envolver participantes múltiplos na conquista do propósito e missão da organização, através da valorização do capital humano e contínuo aperfeiçoamento das habilidades que caracterizam um líder de excelência.

Neste contexto, o autodiagnóstico gerencial é o pilar da liderança que transforma o trabalho de uma equipe em bons resultados e conduz uma empresa ao sucesso.

Além disso, é necessário que o líder esteja preparado para abraçar as incertezas do mercado, criar valor para o ambiente em que está inserido, assumir a ótica de seus colaboradores e perceber as tendências que rodeiam o universo empresarial.   

Percebe-se, então, que os cenários são desafiadores, mas a liderança eficaz está ao alcance de todos que buscam o verdadeiro conhecimento e capacitação profissional.

Pensando nisso, elaboramos neste texto uma lista com 7 obras conceituadas, que abrangem ensinamentos valiosos para você impulsionar sua liderança, das quais você confere a seguir:

1. Pipeline de Liderança – Ram Charan

Sabemos que a liderança exerce um papel fundamental dentro das organizações e representa um fator de diferencial competitivo para o mercado, mas como desenvolvê-la?

Segundo o notável especialista em gestão de negócios, Ram Charan, existem seis transições que preparam os líderes para construir a força emocional indispensável aos cargos de comando de uma empresa, as quais o autor definiu como “Pipeline de Liderança”, metodologia que deu origem ao seu livro homônimo.

Nesta obra, Charan explica que o pipeline, ou desdobramentos das tubulações, é uma metáfora que representa as transformações da liderança em todos os níveis organizacionais, e vai da autogestão à gestão corporativa.

Este modelo tem como objetivo diagnosticar e solucionar os problemas de desempenho, estruturar o treinamento de líderes, identificar as competências que fazem jus a cada gestor e aprimorá-las, a fim de organizar a hierarquia da empresa e elevar os padrões de resultados.

pipeline de liderança

2. O Novo Gerente-Minuto – Ken Blanchard e Spencer Johnson

Após a chegada do novo conceito de hierarquia horizontal, típica da era da informação, os líderes passaram a trabalhar com maior foco nos processos de negócios e descentralização da autoridade.

Esse sistema inovador de gestão ocasiona uma maior produtividade e criação de metas voltadas para o propósito da empresa, tendo em vista a rapidez com menos recursos disponíveis, e é sobre isso que trata o livro “O Novo Gerente-Minuto”.

Escrito por Ken Blanchard, célebre especialista em liderança, em coautoria com Spencer Johnson, este best-seller mundial ensina como liderar diante das constantes transformações tecnológicas que requerem mais velocidade nas respostas de trabalho, sem abrir mão do fator mais importante: as pessoas.

Por meio deste conteúdo, você irá desvendar os três segredos práticos: objetivos-minuto, elogios-minuto e redirecionamentos-minuto, e aprenderá a priorizar os talentos e relacionamentos de sua equipe.

o novo gerente-minuto

3. Este Barco Também é Seu – D. Michael Abrashoff

Inteirar-se sobre práticas bem-sucedidas e inovadoras de gestão fará a sua carreira profissional de líder decolar em direção ao sucesso, por isso a terceira recomendação da nossa lista é o livro “Este Barco Também é Seu”.

D. Michael Abrashoff, capitão-de-mar-e-guerra que comandou o navio de guerra USS Benfold, revela nesta obra inúmeras ações gerenciais úteis não só para o âmbito militar, mas também para o ambiente organizacional.

Baseando-se em suas próprias experiências, o autor esclarece como a liderança e influência são primordiais para o êxito da missão e transformação de cada pessoa que compõe a equipe de liderados.

A partir dessa leitura inspiradora, você estará apto para vencer os valores tradicionais impostos e despertar todo o seu potencial de liderança!

este barco também é seu

4. Os 5 Níveis da Liderança – John C. Maxwell

De acordo com o mestre na arte da liderança, John Maxwell, todas as pessoas são capazes de serem líderes excepcionais e produtivos, basta seguir uma jornada de cinco níveis, que é apresentada em seu livro “Os 5 Níveis da Liderança”.

Esses níveis dizem respeito à busca por um crescimento profissional contínuo, e para atravessá-los é preciso maestria, conhecimento e dedicação.

Em suma, as cinco diretrizes da liderança elaboradas pelo autor vão lhe guiar pela primeira posição do líder, passando pela conquista da permissão em liderar, produtividade e resultados, comprometimento com o desenvolvimento de pessoas, até chegar ao ápice da escalada da liderança.

Assim, os parâmetros apresentados nesta obra vão auxiliar você a descobrir a direção da sua gestão, para tornar-se um líder respeitado e disposto a estabelecer um grau de influência sobre os outros.

5-níveis-da-liderança

5. Extreme Ownership – Jocko Willink e Leif Babin

Mais um livro sobre liderança inspirada em conhecimentos militares, Extreme Ownership é leitura obrigatória para todos que almejam liderar e vencer, independente das adversidades corporativas.

Na obra, que foi eleita best-seller número um do The New York Times, os oficiais aposentados da marinha americana, Jocko Willink e Leif Babin, narram histórias emocionantes da Navy SEAL que se traduzem em lições enriquecedoras para serem aplicadas aos negócios e à vida.

Os relatos são uma verdadeira aula sobre a essência do líder vitorioso, no qual os autores descrevem como adotar o Extreme Ownership que, em tradução livre, significa propriedade extrema, e remete a autorresponsabilidade e resolução de problemas encarando os erros como aprendizados.

Vale frisar que os princípios do livro são fundamentados na evolução do mindset de liderança, sendo este o elemento crucial para a execução dos planos de ação, metas, decisões assertivas e sucesso da equipe ou organização.

extreme-ownership

6. A Coragem Para Liderar – Brené Brown

O verdadeiro líder é ousado e possui coragem para encarar a vulnerabilidade e assumir riscos calculados, logo a liderança não se restringe ao cargo ou status.

Essa é a premissa do livro “A Coragem Para Liderar”, escrito pela conceituada professora e pesquisadora Brené Brown.

Sua obra é fruto de sete anos de entrevistas realizadas com líderes de grandes empresas, onde a autora reúne exemplos da vida real para responder perguntas sobre relações corporativas, cultura organizacional corajosa e fortalecimento da liderança baseada na empatia.

Utilizando uma linguagem leve e marcante, Brené leva seus leitores a uma viagem do autoconhecimento, por meio de reflexões que revelam o poder da compaixão e autoconfiança.

a-coragem-para-liderar

7. Liderança em Tempos de Crise – Doris Kearns Goodwin

O líder deve assumir posturas ainda mais contundentes em cenários de transformação e aprimorar seu protagonismo profissional nos momentos decisórios da sua carreira e empresa.

Portanto, a última indicação de leitura da nossa lista é o best-sellerLiderança em Tempos de Crise”, de autoria da premiada historiadora presidencial, Doris Kearns Goodwin.

Aclamado pela crítica, o livro analisa a liderança de quatro ex-presidentes dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, Theodore Roosevelt, Franklin Roosevelt e Lyndon Baines Johnson, discorrendo sobre os desafios enfrentados por cada um deles, bem como suas qualidades e anseios que determinaram a superação de períodos difíceis.

Apoiando-se nessas questões históricas, a autora as relaciona com a crise atual enfrentada pelas organizações, e fornece um programa completo para a formação de líderes resilientes e ambiciosos.

liderança-em-tempos-de-crise

Como se tornar um líder de alta performance?

O esforço genuíno é o pilar da liderança de alto desempenho. Isto significa que, para o líder combinar seus objetivos específicos com o sucesso organizacional, é necessário que ele reconheça a importância do aprendizado e esteja em constante processo de atualização.

Neste sentido, esperamos que os 7 livros sugeridos sejam seus grandes aliados na busca por conhecimento e estimulem a sua vontade de liderar com maestria!

“Liderança é o desejo apaixonado de fazer a diferença.”

John C. Maxwell
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!