Criação de conteúdo

Cursos online têm se tornado a melhor opção para quem quer aperfeiçoar seus conhecimentos, mas não tem disponibilidade para frequentar o ensino presencial. Por isso, quem tem algo a ensinar pode aproveitar a demanda e embarcar nessa oportunidade de negócio.

Para muitos, no entanto, a criação de conteúdo para cursos online ainda é um empecilho. Se você é essa pessoa, saiba que existem muitas ferramentas gratuitas para te ajudar! Confira nossas dicas:

9 ferramentas gratuitas para criação de conteúdo para cursos online

1) Emaze

emaze

Imagem por Emaze

O Emaze é uma opção muito prática e versátil. Funciona como uma ferramenta de criação de apresentações e disponibiliza templates para blogs, sites e muito mais!

As apresentações criadas pelo Emaze se destacam por terem imagens e transações interessantes, que podem cativar o seu aluno.

2) Canva

canva

Imagem por Canvas

O Canva apresenta uma infinidade de ferramentas para quem quer elaborar conteúdo criativo: templates para apresentações e cartazes, modelos de infográficos, posts para redes sociais, capas para e-books e muito mais.

Além disso, ele possibilita que o usuário escolha o formato de arquivo em que deseja exportar o material: JPEG, PNG ou PDF.

3) Typeform

typeformImagem por Typeform

O Typeform é, basicamente, uma ferramenta de criação de questionário online. É ideal para enquetes e perguntas de opinião.

A sua interface permite que o administrador do questionário possa controlar as respostas de forma organizada, através de uma tabela que o próprio software gera.

4) Lumen5

lumen5Imagem por Lumen5

O Lumen5 é um gerador e editor de vídeos. Ele lê artigos de blogs e/ou textos fornecidos pelo usuário, destaca as partes principais e as transforma em vídeo.

Além disso, o Lumen5 ainda conta com um banco de imagens de licença livre e permite adicionar uma faixa sonora e muitos outros recursos para personalizar o seu material.

5) Easel.ly

easellyImagem por Easel.ly

Esta divertida ferramenta de templates para infográficos permite que o usuário personalize modelos prontos utilizando imagens, ilustrações e fontes que a própria ferramenta disponibiliza.

O Easel.ly possui uma interface bem intuitiva e fácil de utilizar.

6) Freedly

feedlyImagem por Feedly

Todo professor deve estar antenado sobre tudo que acontece no mundo para preparar seus conteúdos de acordo com as atualidades.

Para isso, o Freedly organiza um feed de notícias personalizado, com os temas que mais interessam o seu usuário.

Um professor de geografia, por exemplo, pode personalizar seu feed para que apareça apenas notícias sobre política mundial.

7) Piktochart

piktochart

Imagem por Piktochart

O Piktochart é uma ferramenta de criação de infográficos.

Ele disponibiliza templates para seus usuários e conta com várias opções para personalizar seu material, como: upload de imagem, escolha de fonte, aplicação de figuras e etc.

8) Make a Gif

make a gif

Imagem por Make a gif

Gifs são uma tendência e estão em todo lugar! E acredite, eles podem ser uma forma bem didática de levar alguns assuntos para o seu curso.

O Make a Gif funciona como um banco de dados de gifs, mas também possui ferramenta de criação para o usuário importar vídeos do Facebook, YouTube e da sua própria webcam para convertê-los em gifs.

9) Slides

slides

Imagem por Slides

Clássica ferramenta de criação de apresentações, o Slides tem tudo para deixar seu material ainda mais criativo.

Ele possibilita que o usuário insira vídeos, imagens, tabelas, códigos e fórmulas matemáticas.

Seu grande diferencial, no entanto, é permitir que a apresentação se desenvolva tanto vertical quanto horizontalmente, quebrando o padrão convencional consagrado pelo PowerPoint.

Agora que produzir o conteúdo não é mais um empecilho, comece a produzir seus conteúdos e venda seus cursos online! Se você tiver dificuldade com essa parte, aproveite para conferir nosso post: Como Montar um Curso Online: o passo a passo completo para ganhar dinheiro na Internet.

One Comment

  1. Eduardo

    Parabens pelo conteúdo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *