Tipos de Treinamento e Desenvolvimento

Adotar práticas de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (T&D) é muito importante para fortalecer o capital humano da empresa, alinhar objetivos e contar com colaboradores capacitados, certo? Mas isso só acontecerá se você escolher os certos tipos de treinamento e desenvolvimento.

Para identificar qual o tipo ideal de T&D que sua organização, acompanhe o texto! Vamos te contar quais os Tipos de Treinamentos e Desenvolvimento mais utilizados e como eles podem ajudar a sua empresa.

Boa leitura!
Mas antes de conhecermos os tipos de T&D mais utilizados atualmente, é preciso entender que há dois tipos diferentes de treinamento corporativo. Acompanhe para saber mais.

Diferença entre Treinamento Comportamental e Treinamento Técnico

Treinamento Comportamental e Treinamento Técnico são duas abordagens de treinamentos diferentes. Os dois têm objetivos diferentes, mas precisam andar juntos.

Para te ajudar a entender a diferença entre essas duas abordagens, separamos abaixo o conceito e aplicação de cada uma delas:

Treinamento Comportamental

O treinamento comportamental capacita os colaboradores observando aspectos como experiências, sentimentos e motivação pessoal.

Esse é um dos tipos de treinamento e desenvolvimento mais usados para motivar os colaboradores, desenvolver possíveis líderes e melhorar o ambiente corporativo.

O principal objetivo é treinar habilidades interpessoais, comunicativas e de empatia, facilitando o trabalho em equipe e melhorando o clima organizacional.

Treinamento Técnico

O treinamento técnico, por outro lado, dá suporte para o colaborador melhorar e desenvolver suas habilidades técnicas, como manusear um novo equipamento de trabalho ou aprender sobre um novo conteúdo que impacte diretamente nas suas tarefas dentro da organização.

Muitas organizações valorizam muito o treinamento técnico e pouco o treinamento comportamental, porém é importante dizer que os dois são fundamentais para o desenvolvimento do colaborador.

Tipos de treinamento e desenvolvimento

A partir da identificação de qual das abordagens acima deve ser adotada, você poderá escolher qual o melhor entre os Tipos de Treinamento e Desenvolvimento:

6 Principais Tipos de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

1 – Treinamento de integração

Treinamento de integração tem o objetivo de introduzir um novo colaborador nas atividades da empresa.

Esse tipo de treinamento inclui transmitir missão, visão e valores, e explicar mais sobre o papel do funcionário na equipe, para que ele entenda a sua importância na empresa e execute o seu trabalho com mais clareza e objetividade.

Leia também  Como estruturar Treinamento de Liderança na sua empresa

Checklist de Processo de Integração de Colaborador

2 – Rodízio de trabalho

Rodízio de trabalho ou job rotation é uma técnica de treinamento que estimula a rotação de colaboradores dentro da empresa para que ocupem vagas de outros funcionários por um determinado espaço de tempo.

É indicado que essa técnica seja praticada entre setores que passam serviços uns para os outros, assim eles terão mais empatia pelos colegas de trabalho e poderão identificar se o seu próprio trabalho está sendo executado da melhor forma.

Porém, para essa rotação acontecer é preciso fazer um treinamento entre quem irá fazer o rodízio, afinal, eles terão que se deslocar da própria função para outra.

3 – Treinamentos de Liderança

Os treinamentos de liderança têm o objetivo de preparar colaboradores para exercerem papéis de liderança dentro da empresa.

Para fazer esse treinamento é preciso identificar quais colaboradores têm perfil de liderança e vontade de crescer dentro da organização.

Esse tipo de treinamento é adotado principalmente por empresas que possuem Universidades Corporativas.

4 – Coaching

Coaching é uma técnica de acompanhamento profissional, para identificar os potenciais de cada colaborador e desenvolve-los.

O profissional que realiza esse acompanhamento é o coach, e ele pode atender os colaboradores com pequenas consultas.

Essa técnica tem um cunho bastante motivacional.

5 – Jogos Corporativos

A técnica de Jogos Corporativos é um tipo de T&D que foca em técnicas que lembram os jogos da “vida real”, mas adaptando para a realidade da organização.

Esse tipo de treinamento estimula a competição saudável e desenvolve os colaboradores de forma descontraída através de atividades como gincanas, rankings e desbloqueio de conquistas.

O objetivo é tornar o aprendizado divertido e prazeroso, para que as práticas de T&D parem de ser percebidas pelos colaboradores como sinônimo de monotonia e tempo desperdiçado.

6 – Treinamentos EAD

O Tipo de Treinamento e Desenvolvimento que está ganhando mais popularidade é o treinamento EAD.

Esse treinamento veio para superar algumas dificuldades que as empresas têm em T&D, como: deslocamento de colaboradores, tempo disponível e conteúdo obsoleto com rapidez.

Com ele é possível adotar Plataformas EAD e fazer tudo de forma remota, otimizando tempo e economizando gastos com deslocamento de pessoal especializado para ministrar esses treinamentos.

Leia também  Dicas para fazer Planejamento Orçamentário de Treinamento e Desenvolvimento de Colaboradores

Para fazer esse tipo de treinamento muitas empresas costumam adotar Plataformas EAD, que automatizam esse processo e fazem o gerenciamento do progresso dos colaboradores. O Twygo, nossa plataforma EAD, tem as funcionalidades necessárias para te ajudar a fazer esse tipo de treinamento.

Se quiser saber mais sobre Treinamento e Desenvolvimento, confira nosso post com tudo sobre T&D e fique por dentro do assunto!

Plataforma EAD para Educação Corporativa demonstração

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *