Blog da Twygo
Vendas de Cursos
Publicado 30/11/2016
Por TwygoEAD

O sonho de muitas pessoas é empreender na Internet e trabalhar sem sair de casa, e vendendo cursos online é possível! Acompanhe nosso texto para entender como vender cursos online com poucos recursos (e sem sair de casa).

Como vender cursos online com poucos recursos?

Segundo o Censo EAD 2015/2016, a modalidade de Cursos a Distância vem crescendo muito. No último ano houve um aumento superior a 25% no número de matrículas.

O EAD continua sendo a opção mais popular por ser vantajosa tanto para quem ensina como para quem aprende.

Entendemos que mesmo sendo um processo simples, quando estiver decidido a criar seus cursos, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Por isso, separamos abaixo algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo para começar o empreendimento na Internet. Acreditamos que as respostas para essas perguntas sejam o início do seu planejamento.

Como vender cursos online

Quais cursos serão lecionados?

O primeiro passo é criar um leque de opções de cursos que você pode oferecer.

Para isso, escolha assuntos com os quais você tem familiaridade e competência para transmitir aos alunos.

Esse detalhe é muito importante porque você deve ser capaz de solucionar as dúvidas dos estudantes, e se você não tiver total domínio do conteúdo, essa parte ficará bem difícil.

Outra dica que pode ser útil é convidar amigos ou parceiros de negócio que dominem assuntos e tenham vontade de empreender junto com você, nessa hora não tenha medo de utilizar o seu network.

Também é muito importante ter mais de uma opção de cursos, assim você receberá mais matrículas e, consequentemente, o faturamento será maior.

Como criar uma sequência entre os conteúdos?

Você precisará ter conteúdos ricos, que agreguem valor aos interessados.

Esses materiais deverão seguir um planejamento bem estruturado, para que seus alunos se sintam motivados a frequentar seus cursos. Isso pode ajudar para que o seu EAD tenha uma qualidade diferenciada.

Para isso, crie uma sequência lógica entre os conteúdos do curso, indo do mais fácil ao mais difícil.

como vender cursos online

Qual o público alvo do meu curso?

Você precisará estabelecer para quem irá oferecer esse curso, e isso tem muito a ver com o seu conteúdo e o nível de dificuldade do seu EAD.

Por exemplo: um curso inicial de HTML tem como público alvo pessoas que ainda não tem muita familiaridade com a linguagem de web.

Essa percepção também é importante para saber em qual lugar você poderá divulgar seu curso posteriormente.

Tomando como base o exemplo acima, você poderá divulgar, por exemplo, em um fórum para dúvidas sobre HTML.

Além disso, quando você tiver mapeado o seu público alvo será possível definir:

  • Em qual ferramenta você disponibilizará seu conteúdo.
  • O valor a ser cobrado.
  • Formas de divulgação, entre outros.

O que os alunos esperam do seu curso?

Saber o que o público realmente espera aprender no seu curso aumentará suas chances de efetividade na entrega de um serviço que realmente agregue valor para eles.

Nesse caso uma ótima estratégia é pesquisar e mapear quais sãos os temas, assuntos e áreas de interesse que seu público está procurando mais.

Como evitar a evasão de alunos?

Depois que você tiver montado e divulgado o seu curso, seus alunos finalmente poderão aprender. No entanto, é muito comum que surja outro problema: evasão de alunos.

Por isso, antes mesmo de atrair os alunos, tome medidas para evitar a evasão.

Ter um plano de contingencia que seja completo, limpo e lógico ajudará no processo de aprendizagem e consequentemente na retenção de seus alunos.

Aqui vai uma dica, planeje o passo a passo do seu curso:

1) Crie uma lista de tarefas a serem executadas;
2) Defina prioridades;
3) Estabeleça prazos;

Isso pode facilitar na efetividade do seu plano de ação.

Como manter os cursos atualizados?

Preocupe-se com a opinião dos seus alunos sobre as aulas, otimize seu processo, procure saber seus gaps e como melhorá-los.

As informações são atualizadas constantemente, por isso é importante acompanhar o que está acontecendo e como isso afeta o conteúdo do seu curso.

Se você ficou interessado no assunto e quer entender melhor como colocar em prática o seu empreendimento na Internet, confira nosso guia completo para montar um curso online:

Disponibilize aulas online com o twygo
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!