Como motivar uma equipe

Um bom líder não deve focar seus esforços apenas em cobrar mais e mais dos colaboradores, ele também precisa saber como motivar uma equipe de trabalho, lidando com possíveis adversidades e situações desanimadoras.

Para te ajudar a ser o líder que os seus colaboradores precisam, separamos 11 dicas infalíveis para deixar sua equipe motivada mesmo em tempos de ociosidade, crise ou acúmulo de tarefas:

11 dicas de como motivar uma equipe de trabalho

1 – Conheça seus colaboradores

Antes de mais nada é preciso conhecer melhor seus colaboradores para compreender o que os motiva, o que desperta neles a vontade de crescer e contribuir cada vez mais com a empresa.

Entenda seus sonhos e ambições, assim será mais fácil saber quais estratégias devem ser adotadas para mudar esse cenário.

Conhecer os colaboradores garante que você consiga fazer com que a empresa ajude-o a atingir seus objetivos para o futuro.

2 – Estimule a competição saudável

Competições saudáveis podem ser uma ótima estratégia para motivar seus colaboradores a entregarem o melhor.

Para isso, conte com técnicas que aumentem a completividade na equipe e gere resultados positivos, como os jogos corporativos.

Também é possível aproveitar as épocas festivas ou com acontecimentos especiais para fazer pequenas competições entre a equipe, como: bolão na Copa do Mundo e nas Olimpíadas e competições para ver quem vende mais nas épocas favoráveis à compra.

3 – Estabeleça uma boa comunicação

Estabelecer um canal claro de comunicação é importante para que os colaboradores se sintam à vontade para expressar o que sentem e também para que possam tirar dúvidas e esclarecer alguns assuntos.

Para isso, unifique a comunicação dos seus colaboradores entre apenas uma plataforma e crie um clima que faça com que os membros da sua equipe se sintam à vontade para contatar você sempre que necessário.

4 – Ouça sua equipe

Se a comunicação é importante, ela deve ser uma troca de ambos os lados, certo? Portanto.  não deixe de ouvir o seu colaborador sobre como ele está se sentindo a respeito da empresa e do ritmo de trabalho.

Leia também  O que é e como fazer Educação Corporativa

Se for difícil para você chamar cada funcionário individualmente, faça uma conversa coletiva, mas o importante é que eles encontrem um espaço para fazer críticas, comentários e elogios sobre o clima organizacional e o modo que você gerencia a sua equipe.

5 – Desenvolva o espírito de liderança

É importante desenvolver o espírito de liderança nos colaboradores para que eles tenham uma visão proativa e para que se sintam encorajados a participar das tomadas de decisão do setor.

Assim, em caso de alguma ausência, você pode delegar algumas funções de liderança para outros membros da equipe.

A liderança é um dos tipos de competências profissionais mais valorizadas nos dias de hoje!

6 – Trace objetivos claros

Falta de clareza na hora de executar atividades pode ser um fator desanimador, afinal, seus colaboradores não saberão o que fazer.

Por isso, trace objetivos claros que facilitarão a vida de quem está executando as tarefas.

Uma maneira eficaz de fazer isso é através de reuniões semanais, gerando alinhamento entre todas as pessoas da equipe.

Muitos gestores encaram reuniões como processos demorados e sem objetivo, mas ainda é uma das melhores formas para alinhar a comunicação e o objetivo de trabalho entre todos.

7 – Elogie publicamente

Seu colaborador entregou alguma atividade antes do prazo, atingiu a meta, ou realizou alguma tarefa com êxito? Faça elogios publicamente!

Assim, além de receber o seu reconhecimento, ele também receberá o prestígio dos colegas e certamente se sentirá mais animado a continuar entregando o seu melhor.

Sistemas de recompensa também pode auxiliar nessa dica!

8 – Promova o trabalho em equipe

A desmotivação de um colaborador muitas vezes pode estar dentro da própria equipe, que não colabora com o trabalho.

Incentive práticas que reforcem o trabalho em equipe e façam com que os colaboradores conheçam uns aos outros. Esse tipo de atividade gera mais confiança para o time executar o seu trabalho no dia a dia.

Uma alternativa bastante interessante para essa dica é promover a gestão do conhecimento entre seus colaboradores. Assim, além deles aprenderem mais entre si, também vão confiar mais uns nos outros.

Leia também  Jogos Corporativos: o que são e como aplicar

9 – Crie desafios

Não subestime sua equipe! Crie desafios para que eles se sintam instigados a buscar melhorias e bons resultados.

A falta de motivação da sua equipe muitas vezes pode estar em fatores como ociosidade e monotonia da rotina de trabalho.

A técnica de gamificação, por exemplo, pode te ajudar a desenvolver desafios com rankings e premiações, criando um ambiente que tire os colaboradores do cotidiano da rotina.

10 – Aumente a remuneração

É claro que a remuneração não deve ser o principal fator motivacional da sua equipe, mas tem vezes que é preciso sim recorrer a uma bonificação ou aumento de salário para que o colaborador se sinta valorizado.

Invista na remuneração quando houver algum destaque dentro do seu setor, ou quando uma meta muito difícil for atingida.

Bolsas de estudo, por exemplo, podem incentivar seus colaboradores a buscarem aperfeiçoamento e novos conhecimentos para contribuir com a organização.

11 – Invista em treinamento e desenvolvimento (T&D)

Quer mostrar realmente o quanto seu colaborador é importante para a empresa? Invista em práticas de treinamento e desenvolvimento, capacitando seu colaborador para desempenhar sua função de forma cada vez mais satisfatória. Isso mostra que a organização confia no colaborador e pensa no futuro dele dentro da empresa.

Para saber mais sobre T&D e como montar um programa para capacitar seus colaboradores, confira os textos abaixo:

O Twygo – Plataforma EAD pode te ajudar na implantação de um programa de T&D. Solicite uma demonstração e conheça mais!

Plataforma EAD para Educação Corporativa saiba mais v02

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *