Plataforma de treinamento online: escolha a melhor para a sua empresa

Os avanços tecnológicos afetam todos os setores, e com a área de Recursos Humanos não seria diferente. Ferramentas, sistemas e tecnologias como plataformas de treinamento online têm permitido uma revolução na gestão de RH.

Processos de formação e capacitação de colaboradores têm muitos benefícios quando contam com apoio tecnológico. Redução de custos, otimização de tempo e diversas outras vantagens fazem parte da contratação de uma plataforma de treinamento online.

Mas o que é e como funciona realmente uma plataforma de treinamento online? E como escolher a melhor em meio a tantas opções no mercado?

Acompanhe os próximos tópicos e saiba a resposta.

O que faz uma plataforma de treinamento online?

Uma plataforma de treinamento online é um sistema de armazenamento, gestão, organização e distribuição de conteúdo utilizado para desenvolver as competências necessárias em cada área do negócio.

As plataformas permitem:

  • Organização de trilhas de aprendizagem;
  • Estruturação de conteúdos e formas de avaliação;
  • Inscrição em cursos pelo gestor ou pelo próprio colaborador;
  • Gerenciamento do desempenho dos alunos; e o
  • Gerenciamento da qualidade dos conteúdos.

Além da infraestrutura, algumas plataformas também oferecem cursos prontos, permitindo que a empresa possa suprir necessidades de formação de seus colaboradores sem ter que investir na criação de cursos próprios.

Outra possibilidade é a empresa estruturar seu catálogo de cursos utilizando usando conteúdos mais genéricos, terceirizados, combinados a cursos mais específicos produzidos internamente. O ideal é que a plataforma permita essa combinação de conteúdos internos e externos, para oferecer mais opções para os colaboradores.

 

A principal funcionalidade das plataformas de treinamento online, no entanto, é permitir que empresas capacitem seus colaboradores de forma mais prática e descomplicada.Para isso, elas oferecem indicadores de desempenho tanto para quem está cursando saber como está sua evolução, como para o gestor interessado na capacitação do colaborador. Com painéis de indicadores, é possível acompanhar quem está participando dos cursos, quais os resultados que estão sendo obtidos, etc.

Outra vantagem é que, se num treinamento presencial é necessário ministrar a mesma aula para cada novo colaborador, num treinamento online a aula pode ser gravada uma única vez e reproduzida quantas vezes for necessário.

Este recurso também é interessante pois permite ao colaborador assistir às aulas mais de uma vez, pausá-las e voltar a assisti-las quando tiver um tempo de sobra.

Considerando que cada um pode gerenciar seu próprio desenvolvimento, decidindo quando e onde vai fazer o treinamento, o engajamento tende a aumentar consideravelmente.

Você já deve ter percebido que uma plataforma de treinamento online traz todas as vantagens de um curso presencial e ainda algumas vantagens que só o meio digital pode oferecer. Mas para poder contar com isso na sua empresa, você precisará primeiro escolher uma plataforma adequada.

Quer saber o que considerar na hora de escolher a melhor plataforma de treinamento online? Então continue conosco!

10 aspectos para analisar ao contratar uma plataforma de treinamento online

Com a popularização das plataformas de treinamento online, é comum ficar perdido em meio a tantas opções. Para não acabar escolhendo uma opção por impulso e se arrepender depois, atente-se às principais funcionalidades que você deve avaliar ao escolher a sua.

 

Avaliações de compreensão

1. Criação de trilhas de aprendizagem

As trilhas de aprendizagem são sequências de módulos relacionados a um determinado conteúdo, e são utilizadas quando se deseja desenvolver uma competência específica de um colaborador (ou vários).

Por exemplo, um profissional da equipe de vendas pode precisar de um treinamento específico sobre técnicas de vendas, e não apenas de um curso isolado. Nesse caso, uma trilha de aprendizagem completa pode lhe oferecer conteúdo suficiente para desenvolver um anova competência, como a abordagem de clientes difíceis ou a habilidade de evitar objeções de venda. Aliás, se quiser saber mais sobre treinamento para vendas, não deixe de conferir o conteúdo completo no blog!

Boas plataformas de treinamento online permitem que você gerencie os perfis profissionais dos colaboradores e lhes adicione a diferentes trilhas de aprendizagem. Assim, eles têm acesso a conteúdos adequados ao seu ramo de atuação e às demandas da empresa para o momento.

Controle de desempenho do aluno

2. Gamificação

Todos os seres humanos são competitivos por natureza, em maior ou menor grau. Quando trazemos o cenário competitivo de um jogo para uma situação do dia a dia, ela se transforma em uma experiência diferente, atrativa e estimulante, exatamente como um jogo deve ser. É só reparar nos programas de fidelidade em lojas e restaurantes: todo mundo adere à acumulação de pontos para receber uma recompensa no final.

Nos treinamentos, o cenário pode ser bem parecido. Algumas plataformas de treinamento online perceberam o potencial da aprendizagem por meio da gamificação e criaram uma estrutura para que isso fosse possível e automatizado. Nessas plataformas, em vez de apenas acessar o treinamento, o colaborador pode fazer parte de rankings e prêmios conforme o seu desempenho nas trilhas de aprendizagem.

Por exemplo: ao acessar uma aula e assisti-la até o final, o colaborador ganha 15 pontos, ao concluir uma avaliação de compreensão com 100% de acertos ganha 50 pontos, e assim por diante.

Dessa forma, incentiva-se o engajamento e o envolvimento dos colaboradores com a aprendizagem, juntamente com o espírito competitivo da equipe. Não deixe de oferecer esta experiência aos profissionais da sua empresa!

 

relatorio-de-desempenho

3. Disponibilização de relatórios de desempenho

É muito importante que a plataforma de treinamento online permita o acompanhamento do progresso dos colaboradores durante o treinamento. Além de ser importante que o colaborador saiba como está seu desempenho, o gestor também precisa acompanhar o desempenho do time: saber se o time está acessando os cursos necessários, se os profissionais estão tendo dificuldades para completar as atividades e também saber quais são os cursos e aulas que mais fazem sucesso.

Desse modo, é possível enxergar o que está dando certo e o que não está e pensar em iniciativas para tornar o treinamento cada vez melhor para todos os envolvidos.

 

Hospedagem de conteúdos

4. Importação de conteúdos em diferentes formatos

Se sua empresa tem conteúdo em SCORM (um formato de arquivos geralmente utilizado em cursos online) pronto para a disponibilização, a plataforma escolhida deve ser capaz de aceitá-lo para que você não tenha que refazer seus materiais. Afinal, não faria sentido fazer o conteúdo duas vezes (ou convertê-lo manualmente) considerando que há opções no mercado que fazem a transferência em SCORM sem conflitos.

Além disso, é importante verificar se a opção escolhida permite importar diferentes formatos de arquivos de mídia, como vídeos, áudios, apresentações em PowerPoint, transmissões ao vivo (também chamados de webinars) e documentos de texto. Desse modo, o colaborador pode aprender de várias formas diferentes e ter uma experiência de aprendizagem muito mais completa e que, realmente, faça a diferença no seu dia a dia no trabalho.

 

dispositivos-moveis

5. Otimização em dispositivos móveis

Quase 70% dos brasileiros acessam a internet por meio de dispositivos móveis, segundo pesquisa do IBGE. Isso significa que muito provavelmente os seus colaboradores irão acessar o treinamento em seus smartphones, e se a plataforma de treinamento online não for otimizada para isso, eles não conseguirão realizar o curso.

Por isso, é muito importante escolher uma plataforma responsiva, que tenha uma versão mobile funcional e tão eficiente quanto a versão para computadores.

 

personalizacao

6. Personalização

Apesar de parecer supérfluo, personalizar a sua plataforma de treinamento online faz toda a diferença na experiência do seu colaborador. Muitas opções no mercado restringem a personalização dos clientes apenas às cores do site, mas é interessante buscar por opções que permitam customizar o domínio e a logo do portal.

Além de fazerem com que a plataforma seja encontrada com mais facilidade pelos colaboradores, esses elementos personalizados conferem mais credibilidade para a sua empresa enquanto responsável pelo treinamento.

Emissão de certificados

7. Certificados automáticos

A cada curso concluído, o estudante deve receber um certificado de conclusão para registrar seu êxito. Imagine se você tivesse que gerar os certificados de cada colaborador manualmente sempre que eles terminassem um curso na sua plataforma? Com certeza seria um grande tempo perdido, não é?

Felizmente, a tecnologia pode fazer isso por você de maneira automática! Plataformas de treinamento online de qualidade permitem que você utilize modelos de certificado personalizados com a identidade da sua empresa e automatize a emissão a cada curso concluído. Assim, os participantes do treinamento ficam satisfeitos e os gestores não precisam se preocupar com a emissão manual dos certificados.

custo-beneficio

8. Custo-benefício

Além de indicar as funcionalidades mais importantes em uma plataforma de treinamento online, também queremos chamar a sua atenção para avaliar o custo-benefício entre as opções do mercado.

Às vezes, uma alternativa mais cara e com mais “grife” que as outras pode parecer mais completa, mas nem sempre isso acontece. Dependendo do tamanho da sua empresa e da quantidade de funcionários que você precisa treinar, uma alternativa mais enxuta pode render o melhor custo-benefício.

limite-de-alunos

9. Limite de alunos

Esse é um dos tópicos que quase sempre é esquecido e só aparece nas letrinhas miúdas: o limite de alunos. Conforme o tempo passa, a empresa cresce e a quantidade de colaboradores aumenta, e se a plataforma não consegue comportar todos eles, o RH tem que se desdobrar para procurar outra solução o mais rápido possível.

Porém, se a plataforma for escolhida estrategicamente já no primeiro momento, problemas como esse não acontecerão no meio do caminho. Fique atento!

espaco-de-armazenamento

10. Espaço de armazenamento

Por fim, é importante ficar atento ao espaço de armazenamento disponível na plataforma, principalmente se o treinamento for feito por meio de vídeos, que geralmente são arquivos mais pesados e acabam ocupando mais espaço.

Em alguns casos, pode ser mais interessante investir em uma ferramenta que tenha armazenamento ilimitado, para garantir que você não terá que se preocupar com problemas relacionados a espaço no futuro.

Esperamos ter ajudado a identificar quais funcionalidades são mais importantes no dia a dia da sua empresa.

Uma plataforma de treinamento online, como você viu, traz vários benefícios para sua empresa. Mas não é fácil escolher a plataforma perfeita se você não souber o que avaliar, não é?

Para facilitar mais ainda esse processo, preparamos um comparativo entre as principais opções do mercado e as funcionalidades que mencionamos neste post. Dê uma olhada:

(clique para ampliar)

Como você pode ver, entre todas opções do mercado o Twygo é a mais completa e tem o melhor custo-benefício.

 

Ainda não está convencido?
Veja o Twygo em ação em com seus próprios olhos!

Quero testar o TwygoFalar com um consultor

Apresentação Comercial

Quer ver uma apresentação do Twygo? Preencha o formulário e receba no seu e-mail agora mesmo.

QUERO VER O
TWYGO AO VIVO

Um de nossos consultores
entrará em contato para
mostrar a plataforma ao vivo.

SOLICITAR DEMONSTRAÇÃO

QUERO TESTAR
POR CONTA PRÓPRIA

Teste gratuitamente o Twygo
e veja todas as funcionalidades
sem compromisso.

TESTE AGORA

QUERO FALAR COM
UM CONSULTOR

Quer mais informações?
Um de nossos consultores
falará com você.

ENTRAR EM CONTATO

WhatsApp chat