Antes de tudo, é necessária a total compreensão dos termos que são utilizados no universo do ensino EAD. É provável que você já tenha se deparado com diversas siglas: EAD, LMS, E-learning, entre outras. Mas, o que significam afinal? Quais as diferenças entre elas? Vejamos:
O que é EAD?
EAD é uma sigla que significa educação a distância, onde o professor e o aluno não se encontram no mesmo local. Ela já existe há muito tempo, surgindo antes mesmo da internet.
Na verdade, o ensino a distância surge ainda no séc. 18, através dos cursos por correspondência. Na era dos videocassetes e dos DVDs, o que estava na moda eram os telecursos. Atualmente, o principal meio utilizado para fazer cursos a distância é a Internet. Sendo assim, podemos concluir que EAD é um termo muito amplo referente a qualquer modalidade de ensino não presencial.
Atualmente, o principal meio utilizado para fazer cursos a distância é a internet. Assim, resumidamente, EAD é um termo que se refere a qualquer modalidade de ensino não presencial.
O que é e-learning?
E-Learning refere-se a qualquer forma de ensino que seja realizada por meio de dispositivos conectados à Internet.
Isso pode ocorrer através de vídeo-aulas, chats, ou cursos e treinamentos previamente gravados. Esses conteúdos, quando falamos de e-learning, podem estar sendo disponibilizados por qualquer plataforma na internet, como Youtube, Skype, Google Drive, etc.
O que é LMS e plataforma EAD?
LMS significa Learning Management System, software de ensino com funcionamento online, e que pode ser usado para realizar o EAD, ou seja, o ensino a distância, funcionando como plataformas EAD.
Essas plataformas, atualmente, geralmente funcionam na nuvem, o que elimina a necessidade de instalações e atualizações de um software que ficaria hospedado no seu sistema.
Elas permitem uma gestão completa do ensino-aprendizagem, com possibilidade de acompanhamento dos alunos, realização de testes, e diversos outros recursos.