Plataforma EAD: o que é e como escolher a melhor para você

Plataforma EAD é um software de gestão de aprendizagem online que funciona como um facilitador não apenas do ensino a distância, mas também do ensino híbrido e presencial.

Plataformas EAD têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, sendo utilizadas tanto para cursos online, quanto para treinamentos empresariais.

Porém, em meio a tantas siglas, funcionalidades, e diferenças entre as diversas plataformas, é importante saber muito bem do que elas se tratam e como funcionam. Então, siga lendo o post para saber mais sobre elas e como escolher a melhor.

Nesse texto você vai ver:

O que é plataforma EAD?

EAD é uma sigla que significa educação a distância, onde o professor e o aluno não se encontram presencialmente e o aluno tem liberdade para acessar o conhecimento de qualquer lugar, em qualquer momento.

Atualmente, o principal meio utilizado para fazer cursos a distância é a internet. Por isso, plataforma EAD é a ferramenta tecnológica que permite a gestão do aprendizado a distância, pela internet.

A plataforma EAD permite a interação entre aluno e instrutor no ambiente online, por meio de diversos recursos como vídeoaulas, chats, cursos, além de treinamentos e aulas gravados. A ideia é simular cursos, treinamentos e encontros presenciais, para otimizar tempo e oferecer mais liberdade ao aluno.

Elas permitem uma gestão completa do ensino-aprendizagem, com possibilidade de acompanhamento dos alunos, realização de testes, e diversos outros recursos.

Essas plataformas geralmente funcionam na nuvem, o que elimina a necessidade de instalações e atualizações de um software que ficaria hospedado no seu sistema.

Principais funcionalidades de uma Plataforma EAD

 

Avaliações de compreensão

Avaliações de compreensão

Quando se trata de avaliações de compreensão, as plataformas EAD são mais eficientes do que avaliações comuns, pois não há a necessidade de aplicá-las e corrigi-las manualmente. Um bom sistema EAD pode armazenar questões previamente elaboradas e disponibilizá-las aos alunos no momento certo da trilha de aprendizagem.

Além disso, ela exibe os resultados do teste imediatamente, tornando possível para o aluno saber em quais assuntos ele ainda precisa prestar mais atenção e quais já estão sob seu domínio.

Controle de desempenho do aluno

Controle de desempenho do aluno

Uma funcionalidade indispensável em uma plataforma EAD é o controle de desempenho do aluno. É imprescindível saber o seu progresso e mensurar os seus resultados. Imediatamente após a resolução dos testes ou a conclusão de novos módulos, o professor pode verificar o desempenho de cada aluno, a porcentagem de acertos e erros, e também a média geral. Também é possível enviar lembretes sobre prazos, avaliações, etc.

Hospedagem de conteúdos

Hospedagem de conteúdos

É possível fazer upload de conteúdos criados por você e hospedá-los na plataforma EAD, para disponibilizá-los aos alunos. Algo importante a se observar é que o software deve oferecer suporte a diversos tipos de arquivos. Você deve ser capaz de publicar seus vídeos, PDFs, Power Points, etc.

Fóruns de discussões

Fóruns de discussões

É comum que se pense que o contato entre alunos e professores, e entre os próprios alunos, é inexistente no ensino a distância. Mas isso não é verdade, bons softwares EAD oferecem espaços de contato entre os participantes e os professores, como fóruns de discussões, chats, transmissões ao vivo, etc. Essas funcionalidades são importantes porque auxiliam no esclarecimento de dúvidas dos alunos, por exemplo.

Emissão de certificado

Emissão de certificados

Após a conclusão do curso, uma plataforma EAD pode emitir automaticamente o certificado. Isso é muito útil para quem oferece cursos livres e treinamentos corporativos, por exemplo, já que, além do certificado ficar pronto na hora, você não precisa se preocupar com a regulamentação do certificado perante o MEC.

Onde aplicar uma plataforma EAD

Cursos online

Se você quer produzir o seu curso e vendê-lo online, você vai precisar de uma plataforma EAD. Você pode criar o seu portal EAD para que os clientes se inscrevam no seu curso e, depois, acessem os conteúdos. Também é possível interagir com os alunos remotamente, seja fazendo perguntas ou tirando dúvidas.

A cobrança pode ser feita através de assinatura ou de cobrança pontual, e ser gerenciada pela própria plataforma ou por um mediador confiável (como o PagSeguro), de forma que você não precise se preocupar em receber os pagamentos, gerar boletos ou criar relatórios financeiros.

Conheça o Twygo para venda de cursos »

Treinamentos corporativos internos

Os treinamentos são parte importante do funcionamento de uma empresa, tanto para padronizar os processos, quanto para evitar o desenvolvimento de maus hábitos organizacionais. O problema é que eles demandam tempo dos funcionários, tanto daqueles que serão submetidos ao treinamento quanto dos instrutores. Além disso, questões logísticas podem tornar tudo ainda mais complexo, devido à necessidade de deslocamento do instrutor, agenda dos colaboradores e locação de espaços físicos.

Nesse sentido, uma plataforma para cursos EAD pode ser extremamente útil. Isso porque os treinamentos podem ser acessados pelos colaboradores no momento em que for possível para eles e sem a necessidade de deslocamento. As aulas podem ser elaboradas em vídeo ou texto uma única vez e hospedados na nuvem, eliminando a necessidade de realizá-las repetidamente.

Integração de novos colaboradores

O treinamento de integração é um momento importantíssimo na jornada do colaborador na sua empresa. Ele precisa precisa ser colocado em sintonia com o ritmo do negócio, alinhado com os objetivos organizacionais, e familiarizado com o restante da equipe. Aqui, os obstáculos são muito parecidos com os do treinamento da equipe.

Muitas vezes, um novo colaborador chega a ficar meses trabalhando sem participar da integração, pois os gestores estão esperando pela formação de uma turma. Isso é um problema pois deixa o novo integrante a parte dos valores, da cultura e dos objetivos da empresa.

Uma plataforma EAD pode hospedar o treinamento de integração na nuvem para ser acessado por qualquer novo funcionário assim que for contratado. Dessa forma, as aulas não precisam ser feitas várias vezes, já que o conteúdo é elaborado uma única vez e estará disponível sempre. Além disso, é possível fazer avaliações de desempenho para avaliar a eficácia do treinamento e, se preciso, ajustar o conteúdo depois.

Veja como integrar colaboradores com um EAD »

Capacitação de equipes distantes

Imagine uma empresa que tem várias unidades espalhadas pelo país. Fica difícil treinar todos os funcionários de forma padronizada, não é mesmo? Com um sistema EAD, não.

Na verdade, a capacitação de equipes espalhadas geograficamente pode ser feita de maneira muito simples com o EAD, já que todas as aulas podem ser acessadas de qualquer lugar por qualquer funcionário, sem a necessidade de deslocamentos físicos.

Twygo EAD fórum de discussão

Qual a melhor plataforma EAD?

Para avaliar qual é a melhor plataforma EAD para você, é preciso levar em conta três pilares: fit com o negócio, número de alunos e custo-benefício. Vamos falar de cada um deles.

Fit com o negócio
Existem diversas plataformas EAD no mercado voltadas para diferentes segmentos. O segredo está em escolher uma que se adapte à sua necessidade, para que você possa usufruir ao máximo todos os recursos oferecidos sem depender de programadores. Nesse sentido, o Twygo é uma plataforma completa, pois é útil tanto para o ambiente corporativo quanto para venda de cursos online.

Número de alunos
É preciso se atentar ao tamanho da sua necessidade. Se você tem poucos alunos ou funcionários, talvez uma plataforma EAD não seja necessária. Mas, se você precisa atender a uma demanda maior, deve considerar contratar um sistema EAD.

Formar uma turma presencial com mais de cem pessoas, por exemplo, seria bem complicado, tanto pelo espaço alocado quanto pela dificuldade em gerenciar esse número de indivíduos. Com uma plataforma EAD, você pode atender a um número ainda maior de estudantes sem necessariamente gastar mais tempo e dinheiro com isso.

Custo-benefício
Como qualquer tecnologia que você implante na sua empresa, é necessário prestar atenção no preço. Mas vale lembrar que, tanto por questões logísticas quanto pela facilidade na produção dos cursos, a utilização de uma plataforma EAD tende a baratear o custo do ensino.

Os usuários podem aprender no lugar em que estiverem, não sendo necessário oferecer uma estrutura física a eles. No caso de ambientes empresariais, há a redução de gastos com treinamentos, ou seja, investir em uma plataforma EAD pode te fazer economizar.

Depois de analisar esses itens, você vai chegar a conclusão de qual é a melhor plataforma EAD para a sua necessidade. Para te ajudar nessa escolha, o Artia fez uma lista com as 7 melhores plataformas EAD do mercado. Você pode conferir as opções lá.

Ou então, saiba qual o top 10 das melhores plataformas EAD, reunidos pela Resultados Digitais. Não deixe de conferir!

Agora que você sabe tudo sobre plataformas EAD, que tal testar uma gratuitamente?

Quero testar o Twygo Falar com um consultor
Show Buttons
Hide Buttons