Vender Cursos Online

Você é professor ou tem algo a ensinar? Fique atento! A procura por cursos online no Brasil nunca foi tão grande. Todos buscam aperfeiçoamento e novos conhecimentos, mas nem todo mundo consegue frequentar o ensino presencial. Desta forma, se você busca complementar renda com alguma atividade, vender cursos online pode ser a melhor opção.

Então acompanhe: nesse texto vamos te mostrar as vantagens de entrar nesse mercado e te ensinar a planejar e ofertar um curso online!

Vamos lá!

As Vantagens de vender cursos online e obter uma renda extra

Autonomia e home office

Trabalhar com cursos online permite que você atue de forma autônoma, afinal, você se torna seu próprio chefe e pode organizar seu cronograma e horário de trabalho da maneira que achar melhor.

Além disso, há a possibilidade de executar suas atividades do conforto de casa, sem precisar se deslocar ou ter a preocupação de alugar um local. Mas fique atento: tudo isso só funcionará se você tiver disciplina e organização!

Investimento baixo

Esse tipo de negócio não requer altos investimentos.

Você não precisa alugar uma sala, comprar móveis escolares ou contratar uma equipe de apoio.

Tudo que você precisará é de um bom computador, uma boa conexão com a Internet e, claro, uma plataforma EaD de qualidade para hospedar seu curso e proporcionar uma boa interação com seu aluno.

Alcance

Seu curso online pode ter um alcance muito grande justamente porque não há limitações geográficas: seus alunos podem chegar até você através de qualquer lugar do globo!

Ao contrário dos cursos presenciais, por exemplo, em que é preciso estar em um lugar específico para acessar as aulas.

Agora que você já entendeu as vantagens: ficou convencido de que esse é um bom negócio? Então acompanhe as etapas para planejar e oferecer um curso online.

6 etapas para planejar e começar a vender um curso online

1) Defina sua área de atuação

É importante definir qual ou quais cursos você quer ofertar. Você domina algum assunto ou tem alguma habilidade específica?

Leia também  Como Montar um Curso Online: o passo a passo completo para ganhar dinheiro na Internet

O que você pode ensinar tão bem que as pessoas pagariam para aprender? Se surgir mais de um tema, faça uma pesquisa sobre tendências: por quais cursos as pessoas estão procurando mais?

Tente aliar aquilo que você pode ofertar com aquilo que o mercado quer consumir.

2) Preste atenção na concorrência

Apresente um diferencial. Num mercado com tanta oferta e procura, seu cliente analisará todas as possibilidades antes de escolher qual curso quer comprar.

3) Planejamento de conteúdo

Poderíamos fazer um e-book apenas com as dicas para planejamento e gerenciamento de conteúdos, mas para economizar tempo vamos focar nas mais importantes: mesmo que você domine o conteúdo que quer oferecer, é importante estudar para preparar materiais de qualidade e que solucionem as dúvidas do aluno.

Lembre-se: até professores formados precisam estudar para preparar aula.

Outra dica fundamental é organizar e apresentar os conteúdos de forma que façam sentido: comece de forma rasa e vá aprofundando com o passar das aulas.

Esse processo de organização e planejamento de conteúdos nunca acaba: você sempre deve ouvir o feedback do seu aluno e entender o que deve ser mantido e o que precisa ser melhorado.

4) Plataforma EAD

A plataforma é o meio pelo qual você vai interagir com o seu aluno.

Por isso, busque uma que tenha todas as ferramentas que você precisa: uma boa interface, suporte para videoaulas, emissão automática de certificados, sistema de controle financeiro, e etc.

É importante centralizar todas essas funções em um só lugar, assim você pode controlar tudo a partir de uma única base.

5) Controle e planejamento financeiro

Planeje a parte financeira. Tenha controle de todas as entradas.

Pense no que é mais vantajoso: cobrar o valor do seu curso dividindo o total em pequenas mensalidades ou cobrando uma taxa fixa mensal, permitindo que o seu cliente tenha acesso ao seu material de forma ilimitada e por quanto tempo ele quiser.

6) Divulgação

Se o seu cliente está na Internet, a divulgação também deverá estar.

Leia também  Como gerar mais lucro para a sua empresa vendendo cursos online

As redes sociais, por exemplo, possibilitam divulgação gratuita e com um grande alcance.

Além disso, há opções pagas de divulgação online como Google Ads e anúncios no Facebook.

Anotou tudo? Coloque suas ideias em prática e não deixe de conferir nossas dicas de ferramentas grátis para te ajudar a criar conteúdos de forma didática e criativa!

2 Comments

  1. LUIZ GUSTAVO SEBASTIAO DE SENE ROMERO

    Quero saber mais sobre,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *