Blog da Twygo
Universidade Corporativa
Publicado 14/09/2020
Por Opentech

Em um mundo em constante transformação, as organizações precisam de profissionais cada vez mais preparados e atualizados para o exercício de suas funções. Diante da dinâmica do mercado e da concorrência acirrada, contar com times capacitados é um diferencial. Profissionais e fornecedores treinados e alinhados à estratégia do negócio são determinantes para que a companhia mantenha um alto desempenho na excelência dos serviços. Uma das formas de garantir isso é a universidade corporativa para fornecedores.

No setor de transporte e logística, indicadores-chave estão diretamente ligados à movimentação das cargas. Por isso, o treinamento de fornecedores e motoristas é considerado crucial para garantir o bom desempenho da operação, a padronização dos processos e a consistência dos resultados.

Mas, afinal, como reunir, capacitar e manter sempre atualizadas as equipes que vivem na estrada?

Universidade corporativa: como essa modalidade de ensino tem se desenvolvido?

Com a popularização da aprendizagem a distância, as universidades corporativas vêm ganhando força no Brasil e representam uma excelente aliada na formação e capacitação de profissionais. A demanda do mundo corporativo por treinamentos vem impulsionando a contratação de sistemas de treinamento a distância, que se tornaram facilitadores para programas de capacitação profissional, garantindo maior eficiência e produtividade.

Os treinamentos cada vez mais intuitivos, a facilidade de acesso à internet e o acesso a dispositivos móveis também têm contribuído para a disseminação dos cursos online. Com essas facilidades, as empresas perceberam que reunir seus fornecedores de transporte e motoristas em uma sala de treinamento não é mais a única opção – e, talvez, nem seja a melhor alternativa.

Agora, graças à tecnologia e aos meios digitais, cada profissional pode fazer sua capacitação na hora e local mais convenientes.

E-learning, uma realidade mundial

Ainda que o Brasil invista menos do que muitos outros países na capacitação de seus profissionais (cerca de 38% abaixo da média), as empresas têm despertado para o tema. No mesmo ritmo, o mercado de e-learning no país começa a mostrar uma tendência de alta.

No mundo todo o viés é de crescimento. De acordo com a consultoria britânica Technavio, o interesse por ferramentas de ensino a distância tem crescido à taxa de 11% nos últimos anos, respeitando a pressão do mundo corporativo por programas de capacitação.

Leia também  Como medir os resultados de uma Universidade Corporativa

Para a norte-americana Global Market Insights, o mercado de e-learning global deve chegar a US$ 240 bilhões em 2023, crescendo em média 5% ao ano. Segundo a consultoria, os cursos corporativos online devem ser impulsionados pelo baixo valor de investimento e pela flexibilidade que proporciona às empresas.

A perspectiva de crescimento é ainda mais acelerada na América Latina, em comparação à velocidade mundial. O mercado de US$ 1,4 bilhão em 2014 deve registrar crescimento médio de 14% ao ano até 2021, também segundo as previsões da Global Market Insights.

Considerando essa crescente relevância do e-learning, é de se esperar que ele passe a ser aplicado nos mais diferentes contextos, e como mencionamos no início do artigo, as empresas de transportes têm se beneficiado dessa modalidade de ensino por meio das universidades corporativas para fornecedores.

Como estruturar conteúdos para Universidade Corporativa

Entenda melhor como isso funciona:

Universidade corporativa para fornecedores: capacitação ao serviço dos transportes

Considerado um dos países de maior risco para as movimentações de mercadoria nas estradas, perdendo apenas para nações em conflito, o Brasil enfrenta altos índices de criminalidade e falta de infraestrutura nas rodovias.

Com estatísticas elevadas de roubos de cargas e acidentes, ter motoristas treinados para prevenir qualquer tipo de sinistro é condição sine qua non para empresas que prezam pela segurança das cargas e de suas equipes.

Neste contexto, as universidades corporativas cumprem um papel determinante e contribuem de maneira significativa para quem quer, inclusive, manter os fornecedores alinhados aos processos operacionais e diretrizes de segurança da empresa.

Vantagens da universidade corporativa para fornecedores

A facilidade de acesso e a flexibilidade de horários são as vantagens mais conhecidas de contar com uma universidade corporativa, mas não as únicas. Os benefícios incluem também:

  • rápida atualização dos conteúdos;
  • ritmo de aprendizagem definido pelo aluno;
  • testes para validação do conhecimento;
  • certificado após a conclusão dos módulos;
  • custos menores se comparados à formação convencional;
  • registro e possibilidade de acompanhamento detalhado sobre a participação dos alunos;
  • capacitação da equipe com redução de custos logísticos e administrativos.

Leia também  Exemplos de Universidades Corporativas de Sucesso

Falamos mais sobre isso na live sobre universidade corporativa, feita em parceria entre o Twygo e a Opentech:

Além disso, há alguns indicadores interessantes que demonstram a importância de investir em universidades corporativas para motoristas. Veja só:

Por que investir em uma universidade corporativa para treinar motoristas?

Pesquisas revelam que 60% das empresas brasileiras não estão satisfeitas com o nível de conhecimento e qualificação de seus profissionais – ou seja, mais da metade das organizações demonstraram, em algum momento, a percepção de que seus times precisam de capacitação.

Em contrapartida, aquelas que contam com universidades corporativas chegam a ser 200% mais produtivas e registram até 25% de crescimento em suas receitas. Isso porque oferecer treinamento garante mais qualidade, produtividade, assertividade, padronização dos processos, melhores resultados, redução de perdas e de custos. Motivos suficientes para quem não abre mão de excelência, certo?

Na área de transportes, manter uma universidade corporativa com treinamentos a distância passa a fazer todo sentido, afinal, caminhoneiros costumam estar a serviço de Norte a Sul, de Leste a Oeste do país, e torna-se inviável reunir todos em um lugar só para ministrar os treinamentos.

Outro ponto a ser considerado é que quanto maior o número de colaboradores ou prestadores de serviço, maior a necessidade de treinar os profissionais e padronizar os processos.

Case: universidade corporativa na Opentech

Especialista em gestão logística e gerenciamento de risco, a Opentech investe constantemente em inovação e há alguns anos conta com uma universidade corporativa, a Open Universidade.

Com 70% das riquezas do país transportadas por caminhões, é natural que embarcadores e transportadores queiram ter mão de obra de qualidade, afinal, os motoristas são peça fundamental em toda a cadeia logística e, evidentemente, para a economia do país.

Para suprir essa necessidade, a plataforma de e-learning oferece programas de capacitação de profissionais da cadeia de transporte e logística, principalmente motoristas e funcionários de transportadoras, com soluções de aprendizagem que visam aumentar a capacidade de gestão competitiva e o desenvolvimento do capital intelectual, além de fortalecer a parceria da Opentech com seus clientes.

Leia também  Por que investir em e-learning corporativo?

No setor de transportes, os resultados obtidos após as capacitações comprovam a eficácia da universidade corporativa.
Na Open Universidade, uma das trilhas está focada, por exemplo, na prevenção de acidentes, mais especificamente nas operações de cargas com centro de gravidade diferenciado. O resultado? Meses e meses sem registros de tombamentos em viagens nas quais os motoristas foram treinados para lidar com a carga especial.

Mais do que agregar conhecimento, a universidade corporativa traz resultados em inúmeros aspectos, com ganhos diretos para a imagem e a credibilidade da empresa e da marca, melhoria na qualidade dos processos, satisfação do cliente, preservação das cargas e das vidas dos profissionais e, evidentemente, excelentes retornos para o negócio.

Universidade corporativa online com o Twygo
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!