universidade-corporativa-para-fornecedores

Em um mundo em constante transformação, as organizações precisam de profissionais cada vez mais preparados e atualizados para o exercício de suas funções. Diante da dinâmica do mercado e da concorrência acirrada, contar com times capacitados é um diferencial. Profissionais e fornecedores treinados e alinhados à estratégia do negócio são determinantes para que a companhia mantenha um alto desempenho na excelência dos serviços. Uma das formas de garantir isso é a universidade corporativa para fornecedores.

No setor de transporte e logística, indicadores-chave estão diretamente ligados à movimentação das cargas. Por isso, o treinamento de fornecedores e motoristas é considerado crucial para garantir o bom desempenho da operação, a padronização dos processos e a consistência dos resultados.

Mas, afinal, como reunir, capacitar e manter sempre atualizadas as equipes que vivem na estrada?

Universidade corporativa: como essa modalidade de ensino tem se desenvolvido?

Com a popularização da aprendizagem a distância, as universidades corporativas vêm ganhando força no Brasil e representam uma excelente aliada na formação e capacitação de profissionais. A demanda do mundo corporativo por treinamentos vem impulsionando a contratação de sistemas de treinamento a distância, que se tornaram facilitadores para programas de capacitação profissional, garantindo maior eficiência e produtividade.

Os treinamentos cada vez mais intuitivos, a facilidade de acesso à internet e o acesso a dispositivos móveis também têm contribuído para a disseminação dos cursos online. Com essas facilidades, as empresas perceberam que reunir seus fornecedores de transporte e motoristas em uma sala de treinamento não é mais a única opção – e, talvez, nem seja a melhor alternativa.

Agora, graças à tecnologia e aos meios digitais, cada profissional pode fazer sua capacitação na hora e local mais convenientes.

E-learning, uma realidade mundial

Ainda que o Brasil invista menos do que muitos outros países na capacitação de seus profissionais (cerca de 38% abaixo da média), as empresas têm despertado para o tema. No mesmo ritmo, o mercado de e-learning no país começa a mostrar uma tendência de alta.

No mundo todo o viés é de crescimento. De acordo com a consultoria britânica Technavio, o interesse por ferramentas de ensino a distância tem crescido à taxa de 11% nos últimos anos, respeitando a pressão do mundo corporativo por programas de capacitação.

Leia também  Universidade Corporativa: o Guia Completo

Para a norte-americana Global Market Insights, o mercado de e-learning global deve chegar a US$ 240 bilhões em 2023, crescendo em média 5% ao ano. Segundo a consultoria, os cursos corporativos online devem ser impulsionados pelo baixo valor de investimento e pela flexibilidade que proporciona às empresas.

A perspectiva de crescimento é ainda mais acelerada na América Latina, em comparação à velocidade mundial. O mercado de US$ 1,4 bilhão em 2014 deve registrar crescimento médio de 14% ao ano até 2021, também segundo as previsões da Global Market Insights.

Considerando essa crescente relevância do e-learning, é de se esperar que ele passe a ser aplicado nos mais diferentes contextos, e como mencionamos no início do artigo, as empresas de transportes têm se beneficiado dessa modalidade de ensino por meio das universidades corporativas para fornecedores.

Entenda melhor como isso funciona:

Universidade corporativa para fornecedores: capacitação ao serviço dos transportes

Considerado um dos países de maior risco para as movimentações de mercadoria nas estradas, perdendo apenas para nações em conflito, o Brasil enfrenta altos índices de criminalidade e falta de infraestrutura nas rodovias.

Com estatísticas elevadas de roubos de cargas e acidentes, ter motoristas treinados para prevenir qualquer tipo de sinistro é condição sine qua non para empresas que prezam pela segurança das cargas e de suas equipes.

Neste contexto, as universidades corporativas cumprem um papel determinante e contribuem de maneira significativa para quem quer, inclusive, manter os fornecedores alinhados aos processos operacionais e diretrizes de segurança da empresa.

Vantagens da universidade corporativa para fornecedores

A facilidade de acesso e a flexibilidade de horários são as vantagens mais conhecidas de contar com uma universidade corporativa, mas não as únicas. Os benefícios incluem também:

  • rápida atualização dos conteúdos;
  • ritmo de aprendizagem definido pelo aluno;
  • testes para validação do conhecimento;
  • certificado após a conclusão dos módulos;
  • custos menores se comparados à formação convencional;
  • registro e possibilidade de acompanhamento detalhado sobre a participação dos alunos;
  • capacitação da equipe com redução de custos logísticos e administrativos.
Leia também  Flipped Learning: o que é e como aplicar em treinamentos corporativos?

Falamos mais sobre isso na live sobre universidade corporativa, feita em parceria entre o Twygo e a Opentech:

Além disso, há alguns indicadores interessantes que demonstram a importância de investir em universidades corporativas para motoristas. Veja só:

Por que investir em uma universidade corporativa para treinar motoristas?

Pesquisas revelam que 60% das empresas brasileiras não estão satisfeitas com o nível de conhecimento e qualificação de seus profissionais – ou seja, mais da metade das organizações demonstraram, em algum momento, a percepção de que seus times precisam de capacitação.

Em contrapartida, aquelas que contam com universidades corporativas chegam a ser 200% mais produtivas e registram até 25% de crescimento em suas receitas. Isso porque oferecer treinamento garante mais qualidade, produtividade, assertividade, padronização dos processos, melhores resultados, redução de perdas e de custos. Motivos suficientes para quem não abre mão de excelência, certo?

Na área de transportes, manter uma universidade corporativa com treinamentos a distância passa a fazer todo sentido, afinal, caminhoneiros costumam estar a serviço de Norte a Sul, de Leste a Oeste do país, e torna-se inviável reunir todos em um lugar só para ministrar os treinamentos.

Outro ponto a ser considerado é que quanto maior o número de colaboradores ou prestadores de serviço, maior a necessidade de treinar os profissionais e padronizar os processos.

Case: universidade corporativa na Opentech

Especialista em gestão logística e gerenciamento de risco, a Opentech investe constantemente em inovação e há alguns anos conta com uma universidade corporativa, a Open Universidade.

Com 70% das riquezas do país transportadas por caminhões, é natural que embarcadores e transportadores queiram ter mão de obra de qualidade, afinal, os motoristas são peça fundamental em toda a cadeia logística e, evidentemente, para a economia do país.

Para suprir essa necessidade, a plataforma de e-learning oferece programas de capacitação de profissionais da cadeia de transporte e logística, principalmente motoristas e funcionários de transportadoras, com soluções de aprendizagem que visam aumentar a capacidade de gestão competitiva e o desenvolvimento do capital intelectual, além de fortalecer a parceria da Opentech com seus clientes.

Leia também  O que é treinamento e desenvolvimento (T&D)? Aprenda como capacitar colaboradores de uma vez por todas!

No setor de transportes, os resultados obtidos após as capacitações comprovam a eficácia da universidade corporativa.
Na Open Universidade, uma das trilhas está focada, por exemplo, na prevenção de acidentes, mais especificamente nas operações de cargas com centro de gravidade diferenciado. O resultado? Meses e meses sem registros de tombamentos em viagens nas quais os motoristas foram treinados para lidar com a carga especial.

Mais do que agregar conhecimento, a universidade corporativa traz resultados em inúmeros aspectos, com ganhos diretos para a imagem e a credibilidade da empresa e da marca, melhoria na qualidade dos processos, satisfação do cliente, preservação das cargas e das vidas dos profissionais e, evidentemente, excelentes retornos para o negócio.

Universidade corporativa online com o Twygo

 

Este post foi produzido pela equipe da Opentech.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *