Universidade Corporativa

Segundo dados divulgados pela empresa Deloitte, de 2014 a 2016 houve um aumento de 42% no número de empresas que oferecem práticas de Educação Corporativa. Essa mesma pesquisa revelou que nesse período também houve um crescimento de 14% no número de organizações que têm uma Universidade Corporativa.

Apesar de ser uma tendência que está apenas começando a repercutir aqui no Brasil, grandes empresas como a McDonald’s e a AccorHotels já possuem uma Universidade Corporativa há mais de 30 anos. O que muitas organizações estão descobrindo é que para a adotar uma UC não é preciso de uma grande estrutura ou um investimento alto.

Neste texto você vai ver:

Papel e caneta na mão? Acompanhe:

Para começarmos a entender o que é uma Universidade Corporativa é importante entender porque muitas empresas adotam práticas como o Treinamento e Desenvolvimento para aprimorar as competências de seus colaboradores:

A Importância do Treinamento e Desenvolvimento

Ter um bom capital humano é um fator muito importante para garantir que uma organização esteja atualizada, capacitada e pensando no futuro. Para que isso aconteça, as empresas têm adotado programas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) de colaboradores:

  • Treinamento é uma técnica de curto prazo que tem o objetivo de aprimorar as habilidades dos colaboradores para uma função específica dentro da organização. Por ser de curta duração, seus resultados podem ser percebidos rapidamente.
  • Desenvolvimento é o conjunto de todas as práticas que as empresas adotam para desenvolver o lado pessoal e profissional de seus colaboradores enquanto estão na organização. Vai desde as pequenas práticas de treinamento, até grandes cursos, coaching e acompanhamento pessoal. Sua duração não é mensurável, já que deve acontecer durante todo o tempo em que o funcionário estiver atuando na empresa.

Adotar um programa de treinamento e desenvolvimento garante vantagens ao seu negócio como: colaboradores mais motivados, time mais entrosado e ágil, comunicação facilitada, melhora na execução de tarefas, maior participação dos colaboradores nas decisões da empresa e menor rotatividade de colaboradores. Assim os clientes ficam mais felizes porque têm um produto e um atendimento melhor.

Mesmo com tantas vantagens, um programa de T&D muitas vezes não consegue acompanhar a evolução das novas demandas, bem como o progresso pessoal e profissional dos colaboradores.

Por isso surgiu a necessidade de evoluir para uma outra metodologia de capacitação, que conseguisse preparar o colaborador não só para o presente da empresa, mas também para o futuro. É aí que surge a Universidade Corporativa.

O Que é Universidade Corporativa?

A Universidade Corporativa (UC) é uma instituição de ensino situada dentro de uma empresa, com o objetivo de capacitar colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros da organização. 

Ela é entendida como a evolução de uma área de T&D, justamente porque ela vem para atender demandas que um programa de Treinamento e Desenvolvimento não consegue atender, como: formação continuada, pesquisa interna, aprimoramento de competências visando o futuro da empresa, entre outras.

Uma UC ainda possui outras diferenciações de uma área de T&D: pode ofertar cursos para o público externo e tem uma certa autonomia em relação ao resto da organização, podendo inclusive, organizar propostas de ensino constantemente, sem aguardar por uma outra demanda.

A Universidade Corporativa se estrutura em cursos cuja duração é normalmente curta e ocorrem durante o horário de trabalho do colaborador, integrando parte de suas atividades profissionais. A rotina de uma UC é mais focada na prática do que na teoria. Já que seus colaboradores estão dentro de uma empresa, nada melhor do que usar esse espaço para testar suas habilidades, certo?

Algumas Universidades Corporativas ainda atendem parceiros, clientes e fornecedores, oferecendo cursos e ensinando-os sobre a cultura e os produtos da organização.

E não é só o nome que elas têm em comum:  a estrutura das UCs é inspirada na estrutura das Universidades Tradicionais: ambas se estruturam em cursos, produzem e compartilham conhecimentos e visam evoluir as pessoas que passam por elas. Apesar disso, elas possuem muitas diferenças, como veremos a seguir:

Universidade Corporativa x Universidade Tradicional

Leia também: Entenda definitivamente o que é Universidade Corporativa.

Entenda também quais são as vantagens em utilizar essa prática na sua organização:

Vantagens de ter uma Universidade Corporativa

1. Missão, visão e valores alinhados

Toda empresa possui missão, visão e valores muito singulares e isso acaba dificultando o alinhamento desses eixos entre seus colaboradores. As Universidades Corporativas oferecem cursos totalmente estruturados nessas bases, garantindo que os funcionários aprendam novos conhecimentos já alinhados com o trabalho da empresa.

2. Capacitação de novos colaboradores

A capacitação de novos colaboradores costuma exigir bastante tempo, fazendo com que equipes parem seus trabalhos e percam produtividade. Imagine isso em uma empresa com grande rotatividade de colaboradores: fica realmente bem difícil. Porém, isso não acontecerá na Universidade Corporativa. Antes mesmo do colaborador iniciar seu trabalho na empresa ele passará pela UC e já aprenderá o necessário para executar sua função.

3. Promove habilidades específicas

Ao contrário da Universidade Tradicional, que forma estudantes para o amplo mercado de trabalho, as Universidades Corporativas formam para funções específicas, para melhorar as habilidades do funcionário dentro da empresa.

4. Encontra os líderes que a sua organização precisa

A Universidade Corporativa também pode revelar os líderes que a sua organização precisa, pois ela estimula os colaboradores a terem voz ativa sobre os rumos da empresa.

5. Capacitar para o amanhã

A grande diferença entre uma Universidade Corporativa e um programa de T&D é que em uma UC o colaborador não é capacitado apenas para o presente, mas também para o futuro da organização.

6. Valorização dos colaboradores

Qual a melhor forma de valorizar seus colaboradores do que investindo em práticas para que ele desenvolva conhecimento e aprendizagens? Seu funcionário se sentirá mais importante e certamente se sentirá mais motivado no ambiente de trabalho.

7. Aumenta os resultados e a pontualidade

Frequentar uma UC garante que seu colaborador aprenda mais sobre priorizar tarefas e, consequentemente, sua produtividade e pontualidade aumentarão. Além disso, ele poderá desenvolver uma postura mais madura frente aos problemas que podem surgir.

Leia também: Vantagens de ter uma Universidade Corporativa!

Uma UC apresenta muitas vantagens e o melhor é que sua implantação não é um processo complexo. Entenda mais sobre como implantar uma UC dentro da sua empresa e comece agora mesmo a formar colaboradores cada vez mais capacitados.

Implantação de Universidade Corporativa passo a passo

1º passo: orçamento. Qualquer inovação dentro da empresa precisa levar em conta um orçamento, certo? Com a Universidade Corporativa não é diferente. Você precisará orçar investimos com alocação de espaço físico, contratação de profissionais par fazer a gestão da UC (quando for o caso), compra de materiais e muito mais. Depois que o orçamento estiver definido você saberá quanto terá que gastar para implantar uma Universidade Corporativa.

2º passo: espaço físico. Como te contamos anteriormente, alocação de espaço físico é muito importante. A Universidade Corporativa oferece cursos constantemente, por isso é imprescindível que ela conte com um espaço exclusivo para funcionar. Esse local pode ser dentro da sua empresa ou em algum outro ambiente, depende das suas necessidades!

3º passo: contratações ou realocações de funcionários. Durante esse período de implantação talvez você precise contratar novos colaboradores ou realocar funcionários para fazer a curadoria dos cursos, organizar como as demandas serão atendidas e muito mais.

4º passo: mediadores de aprendizagem. Chegou a hora de contatar um mediador (ou facilitador) de aprendizagem para ministrar os cursos da sua UC. Esses profissionais podem ser externos ou podem ser internos, seus próprios colaboradores podem fazer compartilhar conhecimento e experiências nos cursos.

5º passo: organizar turmas. Com as demandas organizadas e os cursos estruturados é hora de organizar turmas para cada um. Observe os horários de trabalho e defina um que seja melhor para todo mundo.

Implantar uma Universidade Corporativa presencial não é nenhum bicho de sete cabeças, mas também não é tão simples. Mas e se a gente te contar que você pode simplificar esses passos em três adotando a modalidade de Ensino a Distância (EAD)? Acompanhe o texto para mais detalhes:

3 passos para implantar uma Universidade Corporativa a distância

1º passo: orçamento. Para implantar uma UC a distância também é preciso observar o orçamento para saber qual será a dimensão da sua UC, porém, a diferença é que você não precisará se preocupar com alguns detalhes como: alocação de espaço físico ou compra de materiais.

2º passo: plataforma LMS. A chave para implantação de uma Universidade Corporativa a distância é a Plataforma LMS: é através dela que você vai poder fazer toda a gestão da sua UC. Ela ainda pode oferecer muitas funcionalidades interessantes como: personalização para deixar tudo com a cara da sua empresa, controle do desempenho dos colaboradores e possibilidade de hospedar vários cursos ao mesmo tempo.

3º passo: gestão dos conteúdos. Ao invés de contratar instrutores externos e organizar turmas você só precisará se preocupar com a gestão dos conteúdos dentro da plataforma. Mas não basta só selecionar os conteúdos para os cursos e nunca mais rever: também é preciso mantê-los atualizados.

Portanto, podemos ver que a implantação de uma UC a distância é um processo muito mais simples!

Universidade Corporativa

Para ver a comparação completa entre implantação de universidade corporativa passo a passo presencial e a distância veja nosso conteúdo sobre o assunto!

Acreditamos que se você seguir esse passo a passo, a implantação da Universidade Corporativa na sua empresa será um processo indolor! Para implantar uma Universidade Corporativa a distância, é preciso utilizar uma Plataforma LMS. Saiba o que é essa plataforma e por que é tão utilizada nas UCs.

Plataforma LMS na Universidade Corporativa

Algumas empresas encontram dificuldade em gerenciar uma UC porque ela requer que seus funcionários disponham de muito tempo, afinal, eles precisam parar suas atividades cotidianas para integrar as turmas dos cursos. Outra dificuldade é o deslocamento.

De alguma forma o seu colaborador deverá se deslocar do local de trabalho normal para comparecer ao curso. Isso pode assustar alguns gestores que não estão preparados para assumir a logística de organizar essas atividades.

É aí que entra a Plataforma LMS (Learning Management System), uma plataforma de aprendizagem online, com todas as ferramentas necessárias para implantar e fazer a manutenção de uma UC.

universidade corporativa
Ensino online através de Plataformas LMS: alternativa para Universidades Corporativas.

As plataformas LMS têm sido muito utilizadas no mundo corporativo porque ajudam a capacitar colaboradores de forma dinâmica, e permitem que eles tenham a autonomia para decidir qual o melhor horário para realizar as aprendizagens, encontrando brechas na sua jornada de trabalho. Tudo isso sem precisar sair do lugar.
Outra possibilidade com a Universidade Corporativa dentro de uma plataforma LMS é a gestão do conhecimento: esse processo é facilitado através das automações que uma plataforma LMS oferece. Saiba mais adiante:

Gestão do Conhecimento na Universidade Corporativa

Gestão do conhecimento é um conjunto de práticas adotadas para estimular o compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores de uma empresa, afim de mantê-los atualizados e adquirindo experiências uns com os outros.

A gestão do conhecimento é muito importante para as Universidades Corporativas.

Através dessa prática, os próprios colaboradores podem ser os responsáveis pela formação e capacitação de outros funcionários. Essa gestão agrega valor a todos os envolvidos: quem ensina se sente mais valorizado e importante e quem aprende se sente mais encorajado por aprender direto com um outro colaborador.

O que são competências
Todas essas dicas vão te ajudar bastante na manutenção da Universidade Corporativa, desde que seus cursos sejam dinâmicos e despertem o interesse dos colaboradores para a aprendizagem. Por isso, não deixe de adotar a técnica de gamificação.

Gamificação: tática para deixar o aprendizado mais divertido

De forma bem simples, podemos definir a gamificação como a técnica de transpor elementos dos jogos para o cotidiano das pessoas. Ela é muito utilizada principalmente para gerar engajamento e para incentivar as pessoas a alcançarem um determinado objetivo, afinal, jogos são divertidos e todo mundo quer ganhar, certo?

Em uma Universidade Corporativa a gamificação pode ser uma ótima aliada na aprendizagem dos colaboradores. Essa técnica pode ser inserida nos cursos através de elementos como:

Objetivos ou missões

Todo jogo tem um objetivo ou um conjunto de objetivos (também chamado de missões) que precisam ser alcançados para garantir a vitória de alguém, certo? Na Universidade Corporativa deve ser a mesma coisa! Estabeleça objetivos claros para que os colaboradores tenham um direcionamento. Esses objetivos podem ser desde um aprendizado até uma mudança mais efetiva que precise acontecer.

Pontuação

Um sistema de pontuação pode ser usado para atribuir pontos às atividades dos colaboradores dentro da UC. Essa pontuação deve ser atribuída de acordo com as tarefas desempenhadas e para gerar competitividade você pode apostar em um:

Ranking

O Ranking estimula a competição saudável e serve para que o colaborador queira se esforçar cada vez mais, tirando mais pontos e ficando nos primeiros lugares do ranking. Porém, tome cuidado: na hora de fazer esse ranking, divulgue apenas os primeiros colocados e não todos. Caso contrário, os colaboradores que estiverem nas últimas posições podem se sentir desmotivados e então seu Ranking não surtirá o efeito esperado.

Trabalho em equipe

Estimular o trabalho em equipe é fundamental. Por isso, conte com essa ferramenta da gamificação e promova a união de seus colaboradores. Nesses jogos é preciso contar com a colaboração da equipe para chegar ao objetivo final.

Desbloquear conquistas

Um sistema de desbloqueio de conquistar pode se basear em pontuação também e deve atribuir recompensas para quando os colaboradores atingirem um determinado objetivo.
Resumindo, essas estratégias de gamificação podem trazer resultados bem positivos para os seus colaboradores!

Gamificação na Universidade Corporativa

Na hora de aplicar essa técnica, preste atenção: deixe as regras claras o tempo todo. Como te contamos anteriormente, um sistema de gamificação gera muito engajamento e competição, por isso, regras confusas podem criar conflitos.

Além de pensar na implantação e manutenção de uma Universidade Corporativa, é preciso pensar também na mensuração de resultados, como veremos a seguir.

Como medir os resultados de uma Universidade Corporativa

Um passo muito importante para a Universidade Corporativa é a mensuração de resultados, e muitas empresas esquecem disso ou fazem essa mensuração do jeito errado.
É equivocado achar que esses resultados só vão aparecer por meio de estatísticas fáceis de encontrar e calcular. Há muitas melhorias que só podem ser sentidas no dia a dia da empresa, analisando a convivência dos colaboradores e a satisfação dos clientes.
Para te ajudar a mensurar os resultados de uma Universidade Corporativa preparamos uma lista com os cinco melhores métodos:

1. Opinião

Alinhar expectativas é muito importante para entender o que os seus colaboradores esperam da Universidade Corporativa, por isso, uma conversa antes mesmo deles iniciarem na UC é muito importante. Pergunte o que eles esperam e o que eles acham que poderão melhorar depois de concluírem os cursos. Esse alinhamento é fundamental para comparar no final o que os colaboradores esperavam e se essas expectativas foram superadas.

2. Autoavaliação

O exercício de autoavaliação é muito importante para que os colaboradores se perguntem: será que eu realmente me esforcei o suficiente e aproveitei ao máximo a UC? Além de revelar o comportamento dos colaboradores, essa autoavaliação pode te ajudar a identificar as dificuldades que eles sentiram.

3. Avaliação técnica

Se os cursos da UC forem mais técnicos, faça uma avaliação mais objetiva sobre o conteúdo e o que os colaboradores de fato aprenderam. Esse tipo de avaliação é mais tradicional, mas também é muito importante para saber efetivamente se a UC cumpriu a sua principal missão: de ensinar.

4. Observação da prática:

Acompanhar na prática o desempenho dos colaboradores é essencial para saber se de fato a UC fez diferença para a execução dos seus trabalhos.

5. Avaliação a longo prazo

É importante lembrar que muitas vezes os resultados obtidos com a UC só poderão ser sentidos a longo prazo, através de comparações com o antes e o depois.

Todos esses métodos de mensuração de resultados foram inspirados em Universidades Corporativas de sucesso! Confira algumas delas:

Empresas que Possuem Universidade Corporativa

Separamos dois cases de sucesso de Universidade Corporativa abaixo, se você quiser ver mais, confira o nosso post sobre Exemplos de sucesso de Universidade Corporativa.

Petrobras: A estatal brasileira atua em um mercado muito específico: exploração e produção de petróleo e gás natural. Por isso, se tornou muito difícil encontrar colaboradores capacitados para trabalharem na sua empresa. Para contornar a situação a empresa fundou a Universidade Petrobras: instituição de ensino eu forma os funcionários que ela precisa. A UC da Petrobras é tão importante para a empresa que hoje, dos 60 mil colaboradores que ela possui, a grande maioria passou pela Universidade Petrobras antes de iniciar seu trabalho.

<Accor Hotels: a rede hoteleira é pioneira em Universidade Corporativa na Europa, tem formado colaboradores desde 1985. A Académie Accor trabalha com o lema lifelong learning (aprendizado vitalício), pois acredita que o aprendizado deve ocorrer durante todo o tempo em que o colaborador estiver na empresa. Atualmente a UC da Accor Hotels conta com 18 unidades espalhadas pelo mundo e já formou grande parte dos 200 mil funcionários da rede.

Banco do Brasil: a UniBB (Universidade Corporativa do Banco do Brasil) é uma das primeiras do Brasil, existe desde 1965. Seu objetivo é alinhar os objetivos e a estratégia da empresa entre os colaboradores. Essa UC utiliza práticas do ensino a distância para estruturar seus cursos e tem mais de 20 polos de ensino pelo Brasil.

__________________________

Esperamos que você tenha entendido tudo sobre Universidade Corporativa! Conte conosco para te ajudar na implantação e manutenção da sua UC.

Plataforma EAD Educação Corporativa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *