Blog da Twygo
Universidade Corporativa
Publicado 23/08/2021
Por Gabrielly

A Universidade  Corporativa EAD é uma estrutura digital que serve para treinar, desenvolver e capacitar colaboradores dentro de uma empresa. Ela permite que que os profissionais aprendam de qualquer lugar com conexão à internet.

Mais do que capacitar pessoas, universidade corporativa virtual deixou de ser apenas uma atividade generalizada e virou um grande diferencial para organizações em termos de engajamento de equipes, eficiência, produtividade e aprendizagem. 

Neste post, falaremos um pouco sobre o conceito das universidades corporativas virtuais, sua função e benefícios de ter uma na sua empresa, além de como implementar no seu negócio:

  • O que é uma universidade corporativa EAD?
  • Vantagens de investir em uma Universidade Corporativa Virtual em vez de uma presencial
  • Como implantar a Universidade Corporativa EAD na minha empresa
  • Como escolher uma Plataforma EAD para a minha Universidade Corporativa Virtual?
  • Dica extra: Uma plataforma completa para a sua Universidade Corporativa Virtual

Você pode seguir a leitura na íntegra ou pular para a parte que mais lhe interessar. Aproveite!

O que é uma universidade corporativa EAD? 

Universidade corporativa EAD  é uma estrutura digital de treinamento corporativo, e serve para desenvolver colaboradores sem a necessidade de estruturas físicas.  

Universidades corporativas virtuais funcionam através de uma plataforma online, e os treinamentos ocorrem sem que o colaborador precise sair de casa ou locomover-se fora da empresa para serem aplicados.

Além de promover essas facilidades, a universidade corporativa EAD tem como principais objetivos:

  • Criar uma rede de conhecimento interno para aumentar o capital intelectual e agregar valor às pessoas;
  • Desenvolver habilidades específicas;
  • Oferecer conteúdos que estejam de acordo com a estratégia da organização, para serem consultados ilimitadamente.

Mas qual é a vantagem que tantas empresas têm enxergado em universidades corporativas totalmente virtuais? Vamos explicar no tópico a seguir: 

Vantagens de investir em uma Universidade Corporativa EAD ao invés de uma presencial 

Redução expressiva de custos 

As universidades corporativas EAD funcionam online, sem a necessidade de estruturas físicas. Apenas por esse fator, a empresa economiza muitos gastos que teria em um treinamento presencial, como locomoção, amplificadores de som, espaços alugados e até mesmo hospedagem.  

Qualificação personalizada 

Em uma universidade corporativa virtual, é possível atribuir trilhas de aprendizagem personalizadas para cada colaborador, conforme seu cargo, interesses e competências a desenvolver. 

Isso é um diferencial importante, já que treinamentos presenciais são geralmente grupais, o que permite um nível de personalização muito menor. 

Incentiva o aprendizado constante 

Universidade Corporativa EAD propicia uma cultura de  aprendizagem contínua, na qual o colaborador tira um tempo na agenda quando é mais conveniente para adquirir e aperfeiçoar seus conhecimentos. Afinal, os cursos ficam hospedados na plataforma online e podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar, sem a necessidade de grandes eventos e reuniões. 

Melhora a imagem da marca empregadora 

Além dos benefícios do crescimento e de lucro, criar uma universidade corporativa virtual faz sua empresa seria reconhecida como uma grande apoiadora da capacitação de seus colaboradores.,

Afinal, ela passa a ser vista como uma empresa que investe na carreira dos profissionais e que se preocupa com o seu desenvolvimento intelectual

Veja sobre: Capacidade Absortiva: 5 dicas infalíveis para gerar mudança por meio do conhecimento

Melhora a imagem da marca empregadora 

Todos os benefícios de uma Universidade Corporativa EAD agregam muito valor às empresas que a adotam.  

Além dos benefícios do crescimento e de lucro, sua empresa seria reconhecida como uma grande apoiadora da capacitação de seus colaboradores, isto é, uma empresa que investe na carreira dos profissionais. 

Veja mais: Exemplos de Universidades Corporativas de Sucesso

Como implantar a Universidade Corporativa EAD na minha empresa? 

Para que a implantação da Universidade Corporativa Virtual seja bem-sucedida, há algumas precauções e medidas a serem tomadas antes, durante e depois do processo de implantação. Confira: 

Planejamento sempre! 

Antes de fazer um imenso investimento para uma estrutura gigantesca, é de suma importância realizar um bom planejamento para definir a estratégia a ser utilizada e não ter prejuízos. 

De forma geral, não se deve investir em uma instituição do tipo que a sua empresa não estiver preparada. Além disso, você precisa ter objetivos claros com a implantação da UC. 

Portanto, você deve estudar e entender o seu públicoalvo (colaboradores a serem capacitados ou treinados), identificado a necessidade da empresa em termos de educação corporativa e entender como, e se poderiam ser solucionadas por meio da Universidade LMS 

Outra questão a ser planejada é o conteúdo dessas aulas, especificando o que será ensinado e como deve proceder este treinamento. 

Como_estruturar_conteudos_para_Universidade_Corporativa_Twygo

Colhendo resultados 

Por mais que investir na ideia e fazer a implantação na sua empresa, é necessário mensurar os resultados, sejam nos números ou não, ponderando se a instituição está realmente atingindo os objetivos estipulados. 

É importante entender como cada ensinamento impacta na motivação e engajamento dos colaboradores, o empenho e a colocação em prática do conteúdo dos treinamentos. 

Geralmente, as empresas constroem avaliações de desempenhos ou mensurações periódicas de resultados para verificar os impactos da universidade corporativa. Porém é interessante pedir que seus colaboradores respondam a formulários a respeito do treinamento, do conteúdo e do que o funcionário está realmente achando, além de números ou resultados. 

Os recursos tecnológicos são ótimos parceiros 

Após ter estudado e compreendido o contexto da sua empresa e decidido que a Universidade Corporativa LMS é a que melhor atenderá as suas necessidades, é importante saber utilizar a tecnologia disponível no mercado para suprir sua demanda.  

É importante estar preparado para escolher e lidar com as diversas opções existentes no mercado e, dentre essas, escolher as melhores opções em tecnologia, segurança e qualidade para o seu material na Universidade Corporativa LMS. 

No tópico a seguir, vamos ensinar como escolher a ferramenta certa para botar a sua UC em prática. Veja: 

Como escolher uma Plataforma EAD para a minha Universidade Corporativa Virtual? 

Há certos componentes que fazem uma Universidade Corporativa EAD mais completa e dinâmica. Tais como: 

Trilhas de aprendizagem 

As trilhas de aprendizagem são as sequências de atividades necessárias para a capacitação de um colaborador. Essa sequência é definida pelo gestor para um melhor aproveitamento de conteúdo por parte do colaborador, já que a temática é totalmente focada nos interesses da empresa.

trilha de aprendizagem

Uma boa plataforma EAD precisa ter a função de atribuir trilhas personalizadas para cada colaborador, conforme as competências que ele precisa desenvolver. 

Personalização de domínio e de interface 

Com a personalização de domínio e interface, sua empresa é capaz de escolher a URL da universidade corporativa virtual e personalizar a plataforma com o nome, o logo e toda a identidade visual da sua empresa.

Lembre-se: a universidade corporativa LMS precisa ter a cara da sua empresa, não do fornecedor! 

Gamificação 

Gamificação consiste em usufruir de características de jogos para a aprendizagem, incluindo itens como desafios, rankings e fases nos cursos, estimulando o dinamismo. 

Uma plataforma LMS com recursos de gamificação possui um diferencial importante, pois isso ajuda a melhorar o engajamento do colaborador ao longo dos cursos. 

Para saber mais sobre como aplicar esse recurso nos seus treinamentos corporativos, confira nosso material completo no banner abaixo!

Infografico_dicas_e_possibilidades_para_aplicar-gamificacao_em_treinamentos_twygo

Transmissões ao vivo 

Uma característica que faz a diferença para uma plataforma EAD é a transmissão ao vivo de aulas.  Esse formato cativa o colaborador e permite interação entre instrutor e aprendizes, de uma forma que apenas treinamentos gravados não são capazes de oferecer. 

Disponibilidade em versão mobile 

Seja pela praticidade ou por ser versátil, a possibilidade de realizar o treinamento em qualquer lugar é um grande diferencial ao escolher a plataforma educacional  LMS. A interface deve ser adaptada para o celular ou tablet, possibilitando a mobilidade e conforto, sem precisar que esteja com o computador por perto.  

Com essas informações, percebemos que a Universidade Corporativa  EAD é muito mais do que apenas um investimento em capacitação, pois representa a valorização dos profissionais de uma empresa.

Disponibilidade em versão mobile 

Seja pela praticidade ou por ser versátil, a aptidão de realizar o treinamento em qualquer lugar na palma da mão é um grande diferencial ao escolher a plataforma educacional LMS. A interface é adaptada para o celular ou tablet, possibilitando a mobilidade e conforto, sem precisar que esteja com o computador por perto.  

Dica extra: Uma plataforma completa para a sua Universidade Corporativa Virtual

A Universidade Corporativa EAD é muito mais do que apenas um investimento em capacitação, é levar o conteúdo educacional empresarial a um patamar de cuidado com o profissional e, logo, para o sucesso.  

A Twygo é uma plataforma LMS criada especialmente para comportar universidades corporativa totalmente a distância. Conta com múltiplas funcionalidades para você aplicar seus conteúdos, como: 

  • Gamificação; 
  • Trilhas de aprendizagem; 
  • Comunidades;
  • Diversos formatos de conteúdo (como vídeos, PDF, Powerpoint…);
  • Aulas ao vivo;  
  • Certificados automáticos e personalizados; 
  • Dashboard de indicadores. 

E aí, achou interessante? Que tal testar a nossa plataforma? Clique abaixo e conheça o Twygo gratuitamente e sem compromisso! 

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!