Tutoria EAD: entenda como potencializar o desenvolvimento de pessoas com um tutor

Receba nossas novidades
Newsletter
Tutorial EAD

A tutoria EAD surgiu para aumentar a qualidade da aprendizagem dos alunos e seu aproveitamento nos ensinos. Nesse post, vamos explicar mais sobre o conceito de tutoria e de que forma ela agrega valor ao desenvolvimento de pessoas. Aproveite a leitura!

O que é tutoria EAD?

Antes de partimos direto para o conceito de tutoria no ambiente de ensino a distância, vamos explicar o conceito geral de uma tutoria.

Tutoria é um processo através do qual um tutor, que pode ser um profissional ou estudante experiente, orienta um aluno de forma personalizada e humanizada.

O tutor serve para ajudar e motivar o aluno no seu aprendizado, de forma que ele se sinta acolhido nas suas dúvidas e dificuldades e possa ter maior aproveitamento dos seus estudos.

Para que esse aluno consiga ter maior aproveitamento e rendimento nos seus estudos, o tutor tem de entender as questões desse aluno e assim personalizar a forma de ensinar e explicar os assuntos.

É importante dizer que um tutor atua como um suporte do professor, seja no ensino básico, superior ou cursos avulsos. O tutor não planeja e ensina os conteúdos em uma sequência, como o professor, ele auxilia o estudante tirando dúvidas, motivando-o e o acolhendo.

O tutor EAD funciona de modo similar, pois ele exerce essa mesma função de apoio e auxílio ao aluno. Contudo, a tutoria no ensino a distância tem um papel mais protagonista, visto que os alunos estão distantes fisicamente de seus colegas e professores e as aulas acontecem de modo online, o que pode dificultar a interação.

Por isso, a tutoria EAD é essencial para que esses alunos tenham um espaço de interação no qual podem tirar suas dúvidas, pedir orientação em relação a diversos aspectos do curso, descrever sua experiência na instituição entre outras coisas.

A tutoria EAD pode estar muito ligada a ideia de cursos livres online, como de idiomas ou ensino formal, como graduações. No entanto, os tutores em EAD também vêm se destacando no meio organizacional através das universidades corporativas.

Para garantir que estamos na mesma página, vamos explicar abaixo o conceito de Universidade Corporativa.

Universidade corporativa

Uma Universidade Corporativa é uma instituição de ensino que existe dentro de uma organização e tem o objetivo de formar e capacitar colaboradores para atuarem dentro da empresa.

As universidades corporativas são uma evolução da área de treinamento e desenvolvimento de uma empresa, no entanto essa não é sua única característica. As UCs vão além dos programas de Treinamento e Desenvolvimento por promoverem a formação continuada, o desenvolvimento de competências dos colaboradores, fornecer capacitação para clientes, parceiros e fornecedores.

Se você quiser saber mais sobre esse tema, acesse nosso guia completo sobre o assunto: Universidade Corporativa: o Guia Completo, ou, se preferir, pode fazer download do material clicando no botão abaixo.

Tutor EAD em uma Universidade Corporativa

Nesse contexto, o tutor EAD ajuda os colaboradores ou o público externo a realizar seus treinamentos e se desenvolver em diversos aspectos da empresa, mas com o apoio de alguma tecnologia de ensino que substitui a interação presencial.

Os tutores EAD são justamente essas pessoas que vão auxiliar o processo de aprendizado e de prática desses colaboradores dentro da empresa.

Nesse contexto no qual a tutoria EAD está inserida, pode existir uma confusão entre o papel do instrutor, mentor e do tutor. Por isso, vamos te explicar qual a diferença entre esses conceitos abaixo, confira:

Tutor, instrutor ou mentor?

O tutor, como já explicamos é um profissional que auxilia o aluno no aprendizado, sendo um mediador entre ele e os conteúdos propostos.

O instrutor é o profissional que tem um conhecimento aprofundado sobre determinados assuntos e que, a partir disso, prepara conteúdos e aulas para passar esse aprendizado aos alunos.

Na modalidade de ensino a distância, o instrutor prepara os materiais (videoaulas, textos, slides…) e os disponibiliza em uma plataforma EAD. Nesse modelo, é possível transmitir as aulas ao vivo, as quais os alunos podem participar de forma síncrona, ou então preparar os conteúdos previamente, fazer o upload na plataforma e deixar os alunos acessarem os materiais no horário mais conveniente para eles, de forma assíncrona.

Sendo assim, o papel do instrutor ou professor é o de disponibilizar o conhecimento, mas não necessariamente orientar os alunos de forma individual, pois esse papel é justamente do tutor.

A tutoria EAD, a partir do curso ou treinamento disponibilizado pelo professor, irá atender os alunos de forma individual ou em pequenos grupos a fim de entender suas dificuldades, tirar suas dúvidas e motivá-los.

Por último, temos também o papel do mentor, que não está restrito ao âmbito educacional somente, ele pode existir em diversas áreas da vida.

Um mentor é um profissional com vasta experiência em sua área de atuação, que atua orientando profissionais iniciantes para que obtenham sucesso em suas carreiras.

É possível que o tutor tenha uma bagagem profissional muito rica e posteriormente se torne mentor de um tutorado, mas não significa que um tutor e um mentor sejam a mesma coisa.

Saiba mais sobre o assunto no nosso texto sobre mentoria!

Resumindo:

Diferença entre tutor, mentor e instrutor

Agora que fizemos essa identificação de personagens, estamos prontos para esclarecer o papel do tutor EAD e que explicar tudo que ele faz. Confira:

O que um tutor EAD faz?

Desde o início do texto estamos falando de tutores e o que eles fazem, mas para ficar claro de que maneira eles auxiliam e facilitam o aprendizado dos alunos, elencamos as várias responsabilidades dos tutores em EAD nessa lista.

1) Facilita a aprendizagem

No ambiente EAD assíncrono, o aluno consome os conteúdos disponíveis na plataforma, porém não tem o professor em tempo real disponível para conversar e tirar possíveis dúvidas. Essa falta de interação é positiva na medida que dá autonomia a ele, mas também impossibilita uma troca de informações em tempo real, e é aí que o tutor entra em cena.

O tutor vai servir justamente para ter um contato próximo e individual com esse aluno. Ele vai entender qual o perfil desse aluno, quais são suas dificuldades e interesses a fim de facilitar o aprendizado para ele.

2) Motiva e engaja

Um tutor também é responsável por entender as motivações dos alunos e garantir que eles estejam dispostos e engajados para aprender e se desenvolver nos cursos e treinamentos. Nesse sentido, atuam como treinadores, encorajando a equipe e não a deixando perder o foco.

3) Faz a mediação entre alunos e ambiente digital

Dentro de um curso ou treinamento podem existem pessoas de diversas idades e, consequentemente, pessoas com variados níveis de conhecimento sobre recursos tecnológicos. Por isso, os tutores têm a missão de auxiliar os alunos a utilizarem as ferramentas da plataforma EAD de maneira correta.

4) Auxilia o aluno a expandir o aprendizado

Por último, o tutor é uma figura que guia o aluno não somente para compreender os  conteúdos disponíveis no curso, mas também para expandir seu conhecimento através de outros materiais.

Assim, os tutores em EAD situam o estudante dentro do assunto e podem contribuir com seu aprendizado dando sugestões de livros, filmes, vídeos e aulas que facilitem e aprofundem seu entendimento.

Agora que você entendeu a importância da tutoria EAD para o aprendizado de colaboradores em cursos e universidades corporativas, vamos te mostrar quais as competências que um tutor deve ter para se destacar nessa área.

Quais são as principais competências que um tutor EAD deve ter?

1) Boa comunicação

Uma das atribuições do tutor é justamente garantir que o colaborador/aluno entenda os assuntos abordados no curso e como vai utilizá-lo no seu trabalho. Por isso, deve ter capacidade de síntese e de expor uma linha de raciocínio clara e acessível ao estudante.

Além disso, ele também é responsável por ter um contato mais próximo com o aluno a fim de entender como é a experiência de aprendizado dele em diversos aspectos. Nesse sentido, é essencial saber como conversar com cada colaborador de acordo com seu perfil.

2) Habilidade de ouvir

Tão importante quanto falar, é saber ouvir. O tutor EAD precisa saber escutar os alunos a fim de entender sua situação em relação aos cursos e treinamentos.

3) Domínio de ferramentas digitais

O tutor EAD também é a pessoa que vai orientar os alunos a utilizar a plataforma onde estão inseridos os cursos, por isso é importante que ele domine o uso das ferramentas digitais dessa plataforma.

4) Pensamento crítico

O pensamento crítico é a capacidade de analisar uma situação de forma realista, sistemática, indo além do que é apresentado. Essa competência é necessária para que os tutores em EAD consigam orientar os alunos para saberem lidar com suas questões relacionadas ao aprendizado no curso.

Um tutor é mega importante para garantir que os colaboradores extraiam o máximo do processo de treinamento e desenvolvimento e se juntarmos um tutor EAD com uma universidade corporativa, você terá um ambiente estruturado para receber colaboradores e treiná-los da melhor forma possível.

Para dar um up ainda maior no seu processo de ensino online, faça download do nosso KIT de videoaulas para deixá-las ainda mais incríveis:

Como fazer videoaulas incríveis e transpor os limites físicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
Show Buttons
Hide Buttons