Blog da Twygo
Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
Publicado 13/07/2018
Por Kátia

As trilhas de aprendizagem são métodos usados para integrar várias atividades no processo de desenvolvimento dos colaboradores.

Com a competitividade do mercado cada vez mais intensa, as trilhas de aprendizagem tem sido um diferencial para as empresas que as aplicam, pois melhoram o sistema de capacitação e fortalecem o capital humano.

Se você quer ficar por dentro de tudo o que precisa saber sobre trilhas de aprendizagem, confira nosso post completo:

O que são trilhas de aprendizagem?

Trilhas de aprendizagem são sequências de atividades de capacitação que um colaborador deve realizar para obter um determinado conhecimento.

Essa sequência é estabelecida por um gestor e deve conter os requisitos necessários para que o colaborador possa se desenvolver dentro de uma temática específica.

Seu objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento contínuo do profissional, gerando melhores resultados para a empresa.

Continue a leitura e veja as principais características desse método.

Leia também: O que é e como montar trilhas de desenvolvimento

Principais características das trilhas de aprendizagem

Autonomia

As trilhas de aprendizagem são uma ótima ferramenta para fazer com que os colaboradores se sintam protagonistas do seu desenvolvimento.

Para isso, é importante que as trilhas tenham atividades opcionais, que podem ser escolhidas pelo colaborador.

Múltiplos recursos

Nas trilhas de aprendizagem, é possível disponibilizar conteúdos em diversos formatos, como:

  • trilha de aprendizagem

Para que a aprendizagem ocorra de forma efetiva, é necessário mesclar esses diferentes formatos de conteúdo.

Afinal, cada colaborador tem um tipo de aprendizagem diferente e é preciso abranger todos para formar uma boa capacitação.

Formação da experiência 

As trilhas de aprendizagem não se preocupam apenas com a aquisição do conhecimento, mas também com a pré e a pós aprendizagem, principalmente relacionando-se à aplicação prática do aprendizado.

Isso significa que, ao utilizar trilhas de aprendizagem, o colaborador absorverá o conhecimento e o colocará em prática durante seu desenvolvimento.

Essas características das trilhas de aprendizagem oferecem muitas vantagens ao processo de capacitação, que você verá a seguir.

Vantagens das trilhas de aprendizagem

Utilizar trilhas de aprendizagem contribui para melhorar o processo de capacitação. Ao aplicar as trilhas em um treinamento corporativo, a empresa proporcionará:

  • Facilitação do acesso ao conhecimento;
  • Retenção de talentos;
  • Diminuição do turnover;
  • Incentivo ao compartilhamento de ideias;
  • Sentimento de valorização dos profissionais.

Além disso, as trilhas de aprendizagem contribuem para o nivelamento do conhecimento dos colaboradores, pois permitem que todos tenham acesso aos conteúdos e estejam por dentro dos processos da empresa.

Mas afinal, quais são os tipos de trilhas de aprendizagem?

Confira a seguir.

Tipos de trilhas de aprendizagem

No que se refere aos modelos de organização dos módulos de aprendizagem (os passos que os alunos completam ao longo da trilha), temos dois tipos de trilhas: as lineares e as agrupadas.

Linear

Nesse modelo, os objetos de aprendizagem são colocados em sequência, sendo que o cumprimento de um é pré-requisito para o início do outro. Assim, o percurso do aluno é direcionado pelo criador da trilha de aprendizagem. O modelo de trilha linear é geralmente adotado quando o assunto precisa de uma sequência determinada para ser entendido.

Por exemplo: na matemática, se o estudante não tiver o domínio do processo da adição, não dará conta de aprender a subtração, a multiplicação e muito menos a divisão.

A aquisição de um conhecimento no modelo linear é ligada a um conhecimento anterior, que serve de sustentação para a construção de um novo.

No esquema a seguir, fica mais fácil entender do que estamos falando:

Trilha de aprendizagem - linear

Os módulos em sequência levam o aluno em direção ao objetivo final, de acordo com o planejamento da trilha e sem desvios.

Twygo EAD trilhas de aprendizagem

Exemplo de trilha linear no Twygo.

Agrupado

Quando a trilha de aprendizagem é organizada de forma agrupada, os módulos de aprendizagem não têm uma ordem pré-estabelecida, apenas uma quantidade mínima de módulos a serem concluídos. O aluno tem mais autonomia no seu processo de aprendizagem, e poderá escolher os módulos que julgar mais significativos, a ordem de execução, etc.

Um assunto que tenha várias ramificações pode ser trabalhado com o modelo agrupado, já que não há a necessidade de seguir uma ordem específica. Nessa trilha de aprendizagem, os recursos disponibilizados pelo criador da trilha são selecionados pelos colaboradores. É importante saber que, para esse tipo de organização dar certo, os usuários devem ter uma certa maturidade para saber lidar com a autonomia.

Trilha de aprendizagem - agrupada

Na figura, você pode perceber que os recursos de aprendizagem que compõem os módulos são dispostos de forma aleatória sem seguir uma sequência, possibilitando que o aluno percorra a trilha da maneira que desejar.

Entenda melhor como aplicar isso na prática:

Como fazer uma trilha de aprendizagem

Identifique as necessidades de treinamento

O primeiro passo para aplicar trilhas de aprendizagem é identificar quais os pontos críticos da sua empresa.

Ou seja, é preciso definir o que precisa ser fortalecido em termos de capital humano e quais as competências necessárias para a sua organização crescer. Pergunte-se: quais conhecimentos e habilidades meus colaboradores precisam desenvolver?

Para te ajudar com isso, você pode usar o mapeamento de competências, que é um processo de reconhecimento das competências que a organização já possui e das que precisam de mais atenção.

Twygo teste grátis

Conheça o público 

Para criar uma trilha eficiente, é preciso reconhecer os conhecimentos que os colaboradores já têm em relação ao ponto crítico que se desejam fortalecer.

Esse exercício de reconhecimento é denominado assessment, e busca evitar treinamentos repetitivos e desnecessários ao agrupar os colaboradores em níveis de conhecimento.

Além disso, você deve descobrir quais são as expectativas do colaborador em relação à capacitação e o que ele espera alcançar com ela.

Tendo tudo isso alinhado, fica mais fácil criar uma trilha de aprendizagem que dê bons resultados.

Produza o conteúdo

Com isso em mãos, o próximo passo é “quebrar” o conteúdo em questão em pequenas partes.

Por exemplo: se você quer formar uma equipe em Marketing, divida esse conteúdo em partes menores (módulos) como:

  • Marketing digital
  • Marketing de produto
  • Outbound marketing

Não se esqueça que as trilhas de aprendizagem permitem a aplicação diversos formatos de conteúdo (vídeo, PDF, PowerPoint…) e você deve aproveitar isso para tornar o treinamento interessante e didático.

Também, você deve procurar abordagens de ensino que colaborem para o engajamento. Um exemplo disso é o microlearning, que consiste em dividir assuntos complexos em pequenas doses de conhecimento.

Se você quiser saber mais sobre como criar conteúdos para suas capacitações, leia nosso guia completo clicando no banner abaixo!

E-book Guia completo como criar conteúdos para treinamentos corporativos

Faça avaliações

Depois disso, para completar um módulo, é comum solicitar que o participante faça uma prova para certificar que sabe todo o conteúdo e está apto para colocá-lo em prática.

Temos um vídeo que mostra como esse processo de avaliação pode ser realizado:

As trilhas de aprendizagem podem ser estruturadas em atividades como seminários, participações em eventos e workshops, mas também podem ser realizadas completamente online: através de uma plataforma LMS.

Trilhas de aprendizagem a distância

A adoção de trilhas de aprendizagem a distância tem se mostrado uma solução prática para quem precisa gerenciar as aprendizagens e o desenvolvimento de seus colaboradores.

Há muitas plataformas LMS com a função de disponibilizar o conhecimento através de uma trilha de aprendizagem. A principal vantagem em adotar esses sistemas é poder contar com um sistema para automatizar o acompanhamento do progresso dos participantes, isso porque eles podem dispor de uma tela com a porcentagem de andamento das atividades e dados estatísticos.

Se você ficou interessado em aplicar trilhas de aprendizagem à distância, não deixe de conferir a dica a seguir.

Dica: Utilize o Twygo para criar trilhas de aprendizagem

O Twygo é uma plataforma LMS que conta com todas as ferramentas necessárias para você construir o caminho da sua empresa nas trilhas de aprendizagem.

Os cursos que compõem as trilhas são organizados de forma linear, conforme o print abaixo:

Trilhas de aprendizagem no Twygo

Além disso, a plataforma conta com diversos recursos, como: 

  • Gamificação; 
  • Avaliações e questionários entre os módulos;
  • Emissão de certificados automáticos; 
  • Personalização do ambiente virtual com a logo e cores da sua empresa. 

Gostou? Faça um teste grátis agora mesmo clicando no botão abaixo! 

Teste gratuitamente

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!