Treinamento motivacional

Mesmo que os colaboradores estejam felizes e engajados com o seu trabalho, momentos de desmotivação podem surgir, afinal, todos temos dias ruins. No entanto, quando essa desmotivação deixa de ser algo pontual e se torna rotina, aí vira motivo de preocupação para a empresa. Por isso, é cada vez mais importante investir no treinamento motivacional.

Mas afinal, o que é treinamento motivacional? Como fazer isso dentro de uma empresa? Acompanhe o texto para saber as respostas dessas perguntas!

O que é treinamento motivacional?

Antes de irmos direto para o conceito de treinamento motivacional, precisamos entender o que é motivação.

De acordo com o dicionário, motivação é o ato ou efeito de despertar o interesse em algo.

Desta forma, o treinamento motivacional nada mais é do que tipo de treinamento e desenvolvimento que tem o objetivo de aumentar o engajamento e interesse dos colaboradores na organização.

É um conceito bastante simples, não é? Porém, muitas empresas entendem que motivação é apenas sobre fornecer recompensas financeiras aos colaboradores, mas na verdade vai muito além disso. É sobre reunir práticas que farão com que o colaborador se sinta valorizado e entenda que o seu trabalho é importante para a empresa.

Sendo assim, treinamento motivacional pode envolver:

  • Palestras motivacionais
  • Dinâmicas em grupo
  • Acompanhamento através de feedbacks
  • Convenções
  • Momentos de confraternização
  • E muito mais

Viu só? Motivação vai muito além de recompensas.

Outro mito sobre treinamento motivacional é o de que ele atinge apenas colaboradores que trabalham no nível operacional, o que não é verdade. Os líderes e os gestores do negócio também precisam vivenciar essas práticas para se sentirem motivados e conseguirem entregar o melhor trabalho. E assim como eles, as equipes que trabalham com atendimento ao público (como vendas e suporte ao cliente) também merecem uma atenção especial, afinal, como fornecer o melhor atendimento aos clientes se você está se sentindo desmotivado?

Além de tudo que já falamos, o treinamento motivacional também é importante porque motivação e crescimento andam juntos e dificilmente um colaborador desmotivado terá planos de crescer na organização e colaborar cada vez mais com a empresa.

Leia também  5 em 5: descubra os 5 objetivos do treinamento e desenvolvimento em 5 minutos

Então, para resumir tudo que já te contamos, podemos dizer que o treinamento motivacional:

  • Vai muito além de oferecer recompensas
  • Deve ser ministrado para todos os níveis organizacionais
  • É fundamental para que os colaboradores queiram crescer dentro da organização

Benchmarking de treinamento e desenvolvimento

O treinamento motivacional ainda pode colaborar para trazer uma série de benefícios para a empresa. Listamos os principais deles a seguir:

Benefícios do treinamento motivacional

Melhora a produtividade e a qualidade do trabalho

Quando um colaborador está desmotivado ele certamente não vai fazer o trabalho com a mesma qualidade e no mesmo tempo que ele faria se estivesse motivado. Se você já realizou alguma tarefa assim, certamente conhece a sensação, não é? Por isso, o treinamento motivacional contribui diretamente para a melhora de produtividade e da qualidade do trabalho executado por esses colaboradores.

Diminui a rotatividade

A maioria dos estudos sobre turnover revelam que a falta de motivação é uma das principais razões para a alta taxa de rotatividade de colaboradores. E não é por menos. Colaboradores desmotivados geralmente não têm pretensão de crescer dentro da empresa e certamente estão buscando – ou vão buscar em breve – outra organização para trabalhar.

Esse entra e sai de colaboradores custa caro para a organização e pode comprometer a produtividade de toda uma equipe. Por isso, o principal objetivo do departamento de recursos humanos de muitas empresas é diminuir esse turnover, e o treinamento motivacional atua diretamente nessa diminuição.

Melhora o clima organizacional

O clima organizacional é a percepção que os colaboradores têm da empresa que trabalham e envolve aspectos como: gestão, espaço físico e equipe de trabalho. O clima organizacional pode ser medido pelo índice de satisfação dos colaboradores com a empresa.

Dessa forma, o treinamento motivacional impacta diretamente nesse índice, pois o colaborador motivado e engajado certamente terá altos níveis de satisfação na maioria dos aspectos do clima organizacional.

Além disso, o treinamento trabalha com questões emocionais do colaborador e, por isso, os profissionais que passam por esse tipo de treinamento olharão a empresa com um olhar mais otimista.

Aumenta o envolvimento dos colaboradores nas tomadas de decisão

Como te contamos anteriormente, o treinamento motivacional impacta diretamente no engajamento dos colaboradores na organização. E colaboradores engajados vão opinar, dar ideias e dicas, porque eles se importam com o futuro da empresa e querem participar verdadeiramente do seu crescimento.

Leia também  Conheça os Principais Tipos de Treinamento e Desenvolvimento

Viu só como é importante investir em treinamento motivacional na sua empresa? Agora que já conhecemos os principais benefícios podemos entender definitivamente como montar um treinamento desse tipo.

Como montar um treinamento motivacional

Como montar um treinamento motivacional

Para montar um treinamento motivacional na sua empresa é preciso passar por três passos:

1º passo: Identificar o público-alvo

Como saber se os seus colaboradores precisam mesmo de treinamento motivacional? Ou qual o tipo de treinamento motivacional que eles precisam fazer? A única forma de obter essas respostas é identificando o público-alvo. Isto é, fazendo um diagnóstico sobre quais problemas motivacionais os colaboradores enfrentam.

Para isso você pode aplicar questionários e pedir a opinião dos gestores de cada área. O resultado desse passo será a identificação completa das necessidades de treinamento dos seus colaboradores.

2º passo: Elaborar o planejamento

O segundo passo é fazer o planejamento de todo o treinamento. Para isso, algumas perguntas devem ser respondidas:

  • Quais os objetivos desse treinamento?
  • Qual será o formato (aulas EAD, palestra presencial, etc)?
  • Qual o cronograma?
  • Qual o ambiente utilizado?
  • Quem ministrará esse treinamento? Será um instrutor interno ou externo?
  • Como mensurar os resultados desse treinamento?

Depois de responder essas e outras perguntas que julgar importante, o RH poderá documentar todos esses aspectos em um plano de treinamento e desenvolvimento.

Esse plano é, basicamente, um resumo do planejamento do treinamento e deverá ser repassado para os gestores, para que eles entendam os objetivos do treinamento e como essa prática será importante para os colaboradores.

3º Passo: Execução

Depois que o planejamento do treinamento estiver concluído e documentado através do plano, é possível, finalmente, começar a execução do treinamento.

Durante esse processo é fundamental que o RH, junto com os gestores de área, reforce a importância do treinamento motivacional para os colaboradores, caso contrário eles – ironicamente – não se sentirão motivados a realizar o treinamento.

Alguns dos aspectos do planejamento podem assustar, não é? Isso acontece porque treinamentos presenciais requerem grandes movimentos de logística, pois é preciso definir questões como: local físico, remanejar o horário de todos os colaboradores para que eles estejam juntos, e muito mais.

Leia também  Processo de treinamento e desenvolvimento: 4 passos para estruturar o seu

No entanto, você sempre pode optar por fazer um treinamento EAD.

Se você quiser saber mais sobre treinamento EAD e quais as vantagens de adotar esse modelo para aplicar treinamento na sua organização, recomendamos a leitura do post Treinamento EAD (Treinamento a Distância): o que é, vantagens e como fazer na sua empresa.

Se você está analisando ofertar várias práticas de treinamento e desenvolvimento na sua empresa, talvez deva considerar implantar uma programa de treinamento e desenvolvimento. Não sabe do que estamos falando? Então confira nosso e-book completo sobre práticas de treinamento e desenvolvimento. Boa leitura!

E-book Como implantar práticas de treinamento e desenvolvimento na sua organização

Baixar material rico - Meio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *