Blog da Twygo
Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
Publicado 09/08/2021
Por TwygoEAD

Você sabia que o capital humano da sua empresa é um bem muito precioso? Muitos colaboradores chegam na organização com alguns gaps de competências, e precisam dar um upgrade nos conhecimentos para trabalhar com seu potencial máximo. É aí que surge a função do treinamento empresarial, com estratégias e métodos prontos para resolver as demandas e necessidades apontadas pela sua empresa! 

Mas o que é um treinamento empresarial e por que ele é tão importante? 

O que é treinamento empresarial? 

Treinamento empresarial é a prática de desenvolver e aprimorar habilidades específicas dos colaboradores, visando melhorar a execução das atividades dentro da empresa. 

O treinamento pode servir para diversos fins, seja na integração de um novo colaborador, ou até para questões mais abrangentes, como introduzir um software para a empresa toda! Em algumas empresas, o treinamento é uma chave tão fundamental que possuem um setor específico somente para isso, chamado Área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D)

Veja agora quais são os tipos de treinamentos e desenvolvimento e para que cada um serve! 

Tipos de treinamento empresarial 

É possível dividir o treinamento corporativo em dois tipos: 

Treinamento comportamental 

Treinamentos comportamentais têm como especificidade trabalhar com experiências e emoções, aprimorando as habilidades do colaborador para serem utilizadas em desenvolvimento de liderança, entrosamento entre colegas, alinhamento com a cultura empresarial, e muito mais. 

Treinamento técnico 

O treinamento técnico exige mais das habilidades práticas do seu colaborador. Ou seja, esse treinamento atuará nas funções do colaborador, podendo servir de aprimoração, ou para ensinar uma nova habilidade. Por exemplo, os conteúdos ensinados no treinamento técnico consistem na implantação e manuseamento de, literalmente, aspectos técnicos, como: implantar um novo software na empresa, programações etc. Além da capacitação e aprimoração de colaboradores, o treinamento corporativo possui muitos outros benefícios! Confira: 

Benefícios da capacitação corporativa 

Mantém colaboradores mais atualizados e motivados 

Diversas empresas cometem o erro de pensar que o treinamento só serve para o Onboarding de novos colaboradores. A capacitação também deve ser utilizada para atualizar os conhecimentos dos profissionais que já estão na empresa, sejam conhecimentos comportamentais ou técnicos.  

Isso resulta em uma maior motivação por parte dos colaboradores, pois cria uma melhor clareza nas tarefas e permite conhecer melhor seu papel dentro da organização. O fator da motivação conscientiza, afinal, o colaborador a compreender a sua importância para a empresa. 

Maior eficiência e desempenho 

No dia a dia e na correria, pode ser difícil corrigir erros e implementar mudanças para otimizar as ações dos colaboradores. 

O treinamento corporativo é a melhor oportunidade para isso! Nele, são apresentadas soluções e aprimorações para melhorar o rendimento de equipes. Com o colaborador treinado, ele terá mais destreza e foco para atingir seus objetivos, otimizando tempo e garantindo uma maior eficiência na execução do trabalho. 

Otimização de um ambiente organizacional  

Através de treinamentos de comunicação e de colaboração, os membros da mesma equipe possuem a oportunidade de entrosamento no time, aumento os laços e logo, a confiança uns nos outros, fazendo com que o clima de trabalho seja mais agradável, assim como a cooperação em equipe. 

Alinhar colaboradores com as metas da empresa 

Para bater metas, as equipes precisam estar alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa. 

Não é aproveitável se os membros da equipe são os melhores no que fazem, perfeitos em suas habilidades e tarefas, se não trabalham em prol dos objetivos organizacionais, certo? Nesse sentido, treinamentos…. 

Agora que você já entende sobre os prós dos treinamentos corporativos, vamos aprender como implantar treinamentos em quatro etapas.

Leia também: Treinamento e capacitação

Como implantar um Treinamento Empresarial em 4 etapas 

1. Diagnóstico 

A demanda vem das necessidades trazidas pelos gestores. Logo após, será possível identificar de forma mais clara o que a sua empresa precisa aprimorar.  

Por exemplo: a sua empresa está com uma comunicação escassa ou até mesmo uma necessidade de seguir o código institucional. Portanto, deve-se procurar um treinamento comportamental para aumentar o engajamento e fazer uma revisão de valores e ética empresariais. 

2. Orçamento 

O orçamento é parte fundamental da implantação. É necessário medir os custos e avaliar as possibilidades de investimento.  

Essas questões devem ser feitas com base no ROI (Retorno Sobre Investimento), que consiste no cálculo para saber quanto a empresa fatura com os investimentos. Para calcular o ROI, é preciso levantar a receita total, subtrair dela os custos e dividir esse resultado também pelos custos. 

Leia mais: como calcular o seu orçamento de treinamento!

 

calculadora-de-orçamento-de-treinamentos-twygo

3. Conteúdo 

A partir daqui você já tem uma noção do quanto poderá gastar no investimento de um treinamento empresarial e na dimensão desejada. Neste momento, você deve pensar na estruturação de conteúdo do treinamento. 

A abordagem de cada conteúdo deve ser decidida pelos gaps de competência.  Conte com conteúdo dinâmico e criativo e acima de tudo atraentes para os colaboradores.

E-book Guia completo como criar conteúdos para treinamentos corporativos

4. Implantação 

Depois de ter todo o planejamento, estar em sintonia com a área que receberá o treinamento e ainda estar dentro do orçamento, será bem mais fácil pôr em prática o treinamento corporativo. 

Mas agora, como você deve medir o sucesso do seu treinamento ou como saber na prática que surgiu efeito? É claro que é uma resposta difícil de se obter, mas é necessário quantificar e mensurar os resultados. 

Se você deseja saber como quantificar os resultados de um treinamento empresarial, confira o nosso post sobre o assunto.   

Você já pensou sobre o treinamento EAD? 

Treinamento empresarial EAD 

A implantação de um treinamento em modo presencial pode ter um custo altíssimo. Custos como o espaço, contratação de serviços terceirizados e locomoção podem afetar até afetar a produtividade para acompanhar o treinamento. 

Para evitar esse grande transtorno, uma alternativa que as organizações estão cada mais adotando é a realização de treinamentos virtuais. Por meio de uma plataforma EAD, é possível aplicar treinamentos de forma muito mais simples e vantajosa para a empresa.  

Essas plataformas permitem que o gestor acompanhe o desempenho dos aprendizes de forma totalmente automatizada e dinâmica. Gerar relatórios, verificar indicadores e aplicar testes são tarefas que podem ser realizadas com a facilidade de um clique

Além de implantar o treinamento empresarial, é importantíssimo que os colaboradores se engajem no projeto. Mas como engajá-los? Fizemos um webinar exclusivo para te ensinar como atrair os colaboradores a participarem dos treinamentos, é só clicar no banner abaixo, responder o formulário e assistir! 

webinar-como-promover-acoes-para-aumentar-resultados-de-treinamentos-twygo
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!