Treinamento e capacitação: 4 dicas para obter bons resultados

Receba nossas novidades
Newsletter
treinamento e capacitação

Você faz treinamentos ou capacitações na sua empresa? Sabe dizer qual a diferença entre os dois conceitos?

Essas palavras são usadas como sinônimos para se referir ao ato de preparar colaboradores para exercerem sua função. Mas será que é isso mesmo?

Neste texto você vai descobrir as respostas e entender de uma vez por todas como extrair o melhor dos treinamentos e capacitações. Confira o post ou procure o tópico que mais lhe interessa:

Diferenças entre treinamento e capacitação

Capacitação é a ação de tornar capaz; é o ensino dado a uma pessoa para que ela desenvolva alguma atividade especializada.

Já treinamento é o “processo que torna alguém capaz de desenvolver algo, através de orientação ou instrução”. Percebe como esses conceitos são parecidos?

Aplicando-os a um contexto empresarial, temos que a capacitação é o ato de tornar um colaborador capaz de exercer determinada função, e treinamento o aperfeiçoamento de habilidades para torná-los capazes de realizar melhor uma atividade. Ou seja, treinamento e capacitação têm o mesmo objetivo: tornar um funcionário capaz de exercer uma atividade com qualidade e autonomia. Portanto, podemos considerá-los sinônimos.

Existem diversos tipos de treinamentos e capacitações. Confira quais são:

Tipos de treinamento

Treinamentos técnicos

São também chamados de treinamentos em hard skills e focam em aperfeiçoar e desenvolver competências técnicas nos colaboradores. Ou seja, tudo aquilo que envolve conhecimentos e habilidades necessários para o colaborador executar sua função.

Exemplo: treinamento para uso de uma ferramenta, ensino de processos específicos, ou normas de segurança no trabalho.

Treinamentos comportamentais

Essas capacitações têm o objetivo de desenvolver soft skills nos colaboradores. Por isso, são mais focadas nas atitudes que precisam ser desenvolvidas para ter sucesso em uma função.

Exemplo: treinamentos de liderança, que trabalham a inteligência emocional e habilidades de comunicação.

Como treinamento e capacitação se relacionam com desenvolvimento?

Ambos são práticas de curta duração, ou seja, são iniciativas pontuais de aprendizado.

Já o desenvolvimento de pessoas é uma iniciativa de longo prazo que busca melhorar o desempenho dos colaboradores através de diversas práticas educacionais e ajudá-lo a alcançar seus objetivos profissionais.

Isso inclui planejamento de carreira, plano de desenvolvimento individual, treinamentos e capacitações.

Tudo isso contribui para o desenvolvimento geral da organização, afinal colaboradores que estão sempre se aperfeiçoando desempenham as funções com maior qualidade, contribuindo para o sucesso do negócio.

Descubra mais com esse e-book como aplicar práticas de T&D!

Diferença entre treinamento e desenvolvimento

Ainda não está convencido da importância das capacitações e treinamentos na sua empresa? Entenda abaixo por que você precisa investir neles pra ontem:

Qual a importância de investir em treinamento e capacitação?

Vantagens de treinamento e capacitação

Mais eficiência

Os colaboradores que são capacitados com frequência não ficam estagnados nas atividades. Pelo contrário, estão sempre aprendendo maneiras de realizar suas funções com mais qualidade, agilidade e eficiência.

Isso, por si só engaja outras pessoas pelo exemplo, além de impactar diretamente nos resultados da empresa.

Satisfação do colaborador

Treinar um colaborador significa que a empresa se importa com a qualidade dos seus profissionais e com o desenvolvimento deles.

Isso faz o funcionário se sentir motivado por ter oportunidades de crescimento e engajado a dar o seu melhor no trabalho.

Redução de turnover

Quando há investimento em capacitações, os gestores não precisam se preocupar em demitir pessoas por falta de desempenho adequado. Eles conseguem desenvolvê-las e mantê-las na organização, diminuindo a rotatividade de pessoas.

Além disso, os colaboradores permanecem mais tempo na empresa por se sentirem satisfeitos com as oportunidades oferecidas e com a melhora frequente no desempenho.

Porém, nenhum desses benefícios vai acontecer se a empresa não tiver um ambiente adequado para receber os treinamentos. Por isso, vamos te ensinar a investir em capacitações de maneira eficiente.

Como investir em treinamento e capacitação na sua empresa?

Como investir em treinamentos

1. Cultura de aprendizagem

Para garantir que os treinamentos serão efetivos você precisa construir uma cultura organizacional que priorize e valorize o aprendizado constante. Isso é feito com a iniciativa e o apoio da liderança da empresa, que incentiva as pessoas pelo discurso e pelo exemplo.

2. Investimento em quem quer estudar

É preciso investir, inclusive financeiramente, nos colaboradores que demonstram interesse em fazer cursos e especializações que sejam úteis no trabalho.

Esse colaborador pode repassar seu aprendizado para os colegas, gerando novos treinamentos e trazendo novos conhecimentos para a empresa.

3. Abertura à mudança

Os treinamentos servem justamente para evitar que os colaboradores se acomodem num ritmo e forma de trabalhar. Isso porque o mercado muda, ferramentas e tecnologias novas são criadas, e há sempre novos desafios para superar no dia a dia de trabalho.

Sendo assim, as capacitações trazem aprendizado para lidar com essas inovações e provocam mudanças na empresa. Por isso a necessidade de estar aberto a inovações.

4. Investir em uma área de T&D

Para garantir a eficácia e eficiência dos treinamentos, construa uma área responsável pela aplicação e mensuração das iniciativas de treinamento e desenvolvimento na empresa, ou seja, um setor de T&D.

Mas não se esqueça: nada disso vai adiantar se não houver clareza na hora de montar os treinamentos.

Isso você consegue planejando todos os detalhes com antecedência como público-alvo, quem vai ser o instrutor, qual a duração e outras informações importantes.

Uma ferramenta que ajuda muito nisso são os templates de planejamento. Você pode baixá-los e preencher com as informações do treinamento que está montando, assim não perde nenhum dado importante.

No nosso site, temos um Modelo de Plano de Capacitação que é perfeito para isso, você pode fazer download gratuito e organizar a sua capacitação sem estresse. Assim, você organiza o treinamento e ainda deixa tudo registrado para usar de base em capacitações futuras. Uma mão na roda, não é?

Basta clicar no link abaixo para fazer o download e ter sucesso na sua capacitação!

Plano de capacitação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários
Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Contact us
Hide Buttons