Um líder despreparado pode acabar com a performance de uma equipe. Equipes em baixa performance formam empresas fadadas ao fracasso. Para evitar esse efeito dominó, muitas empresas encontram a solução em programas de treinamento de lideranças. Quando bem executados, esses treinamentos preparam as próximas gerações de gestores para liderar a empresa no futuro e ainda capacitam os líderes com mais tempo de casa para os novos desafios que podem surgir.

Quer saber o que realmente é treinamento de liderança? Conhecer as principais habilidades que um bom líder precisa colocar em prática? Entender passo a passo como executar um treinamento de liderança na sua empresa? Então continue agora mesmo a leitura e descubra tudo isso!

O que é treinamento de liderança?

Treinamento de liderança é o conjunto de ações executadas para desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes de bons líderes. Vamos entender melhor?

Treinar líderes é uma prática fundamental para todo gestor de recursos humanos, afinal, comportamentos, palavras e a capacidade geral de um líder são representantes diretos da qualidade de uma empresa ou projeto. Um líder representa a empresa – e um bom líder representará bem e trará mais resultados pessoais e coletivos.

É cada vez mais difícil encontrar profissionais que apresentem um conjunto de qualidades que inclua conhecimento sólido, habilidade técnica e ao mesmo tempo consciência comportamental ajustada à visão da empresa. Ao entender que buscar a contratação do profissional ideal pode ser uma prática ilusória, muitos gestores têm escolhido capacitar com qualidade seus líderes através de bons treinamentos de liderança, em vez de procurar profissionais “prontos”.

Por isso, antes de executar um treinamento de liderança aleatório, é indispensável entender não apenas quais as demandas que os próprios líderes têm, mas principalmente quais são a característica de um bom líder. Que habilidades, técnicas e comportamentos você pode esperar de um líder bem capacitado? Essa informação pode não apenas te motivar a planejar bons treinamentos, como dar perspectiva de para onde sua empresa caminhará.

O que é treinamento de liderança

7 competências de um bom líder

Um bom líder é um líder treinado e capacitado! Mas que habilidades esperamos que um bom líder tenha e consiga colocar em prática? Trouxemos 7 para te dar mais clareza e motivar os futuros treinamentos de liderança que você vai promover! Confira:

1. Delegar tarefas

Um pensamento que está na mente de muitos líderes é o de que ninguém fará determinada atividade melhor do que ele mesmo. Pode até ser verdade que o líder seja a pessoa mais capacitada para as práticas da equipe, mas ele certamente não daria conta de todas as tarefas sozinho (por isso existe uma equipe). Quando o líder deixa sua função principal – liderar – para tentar executar tudo sozinho, certamente haverá acúmulo de atividades com ele e falta com quem poderia estar produzindo e auxiliando mais (ociosidade).

Leia também  O que é e como fazer Treinamento Comportamental

Um bom líder é alguém capaz de enxergar os potenciais de cada membro do seu time e delegar as tarefas mais viáveis para cada um. Além disso, é delegando atividades que ficará mais nítido quais treinamentos técnicos podem ser aplicados para melhorar a equipe como um todo.

Habilidades de um bom líder

2. Ouvir a equipe

Para praticar uma boa liderança é preciso ouvir atentamente as necessidades e as demandas dos membros da equipe. Um bom líder não é simplesmente aquele que tem o discurso motivacional mais bonito ou enfeitado, mas sim aquele que é treinado para conseguir dar atenção à equipe, ouvindo e considerando suas particularidades.

Por vezes a baixa produtividade de uma equipe não é compreendida – e consequentemente não é resolvida – porque a liderança não se dispôs a ouvir os membros do time.

3. Agir com paixão

Um colaborador que não sente nenhuma emoção na atividade que executa está no caminho mais rápido para se tornar descontente. Agora, se já é difícil encontrar produtividade e resultado em um funcionário sem paixão pelo que faz, é impossível esperar um bom desempenho de uma equipe quando nem mesmo o líder sente paixão pelo seu trabalho.

Um líder que entende o propósito do seu trabalho, de sua equipe e dos valores da empresa, transmite essa energia para os colaboradores.

4. Comunicar com clareza

A única possibilidade de falar com clareza e lucidez é quando há: 1) planejamento do que vai ser dito e 2) conhecimento do assunto que está sendo abordado. Dessa forma, um líder que se comunica com clareza não é o líder “palestrante” (que tem um discurso na ponta da língua para tudo), nem o líder “família” (que quer reunir todo mundo por qualquer coisa).

O líder que se comunica com clareza é aquele que usa bem as palavras e traz entendimento sobre o que deve ser repassado à equipe, e também aquele que domina bem as áreas em que lidera. Saber o que fazer, com quem fazer e de que forma fazer é o primeiro passo para conseguir passar esse entendimento a todos os envolvidos.

Habilidades de um bom líder

5. Relacionar-se com a equipe

Um técnico de futebol não precisa sair para jantar nas quartas-feiras com seus atacantes e zagueiros, mas precisa conhecê-los, saber o que faz parte da vida deles e precisa conseguir sentar com eles para tomar um café. É apenas por meio do relacionamento com os membros do time que um líder consegue cumprir sua tarefa de fazer com que todas as peças se encaixem com harmonia, como em um quebra-cabeças.

Leia também  Como montar um plano de treinamento e desenvolvimento

É importante ressaltar que independentemente do ramo de atuação, todo líder trabalha com pessoas. Não importa o que elas fazem, que máquinas operam ou em que áreas atuam. Sempre são pessoas, e cada pessoa é um universo diferente de pensamentos, capacidades e opiniões.

6. Ser o exemplo

A frase já diz: “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”. O papel do líder é alinhar com a equipe a forma que a empresa espera que os colaboradores se comportem. Isso inclui determinação, engajamento, paixão, organização e muito mais. O bom líder é aquele que consegue se comportar como um exemplo realista – mostrando como é possível ser engajado – e não idealista – vestindo uma fantasia irreal de envolvimento exagerado.

Quando os colaboradores olham para o líder e veem um perfil a ser imitado, e não a ser repudiado, dá-se o primeiro passo para uma equipe toda com visão de liderança. E não se pode esquecer: apenas um líder bem treinado consegue ser essa pessoa.

7. Organizar a si e à equipe

Quem aceitaria um dentista banguela? Provavelmente ninguém. Da mesma forma, a equipe jamais terá uma boa imagem do líder sem enxergar nele uma pessoa organizada e capacitada para guiar o andamento de todo o time. É a partir da organização de suas próprias tarefas e afazeres que o líder gera organização profissional, fazendo isso escorrer para todo o time.

Todas essas competências citadas – e muitas outras – são pilares fundamentais para um líder de sucesso e resultado. Tão importante quanto entender isso é compreender que, provavelmente, você gestor jamais encontrará um profissional completo! Oferecer treinamento de liderança é um caminho excelente para não desperdiçar joias, mas escolher lapidá-las para encontrar profissionais incríveis!

E-book gestão por competências

Preparamos um passo a passo didático e direto para que você possa agora mesmo começar a planejar treinamentos de liderança incríveis na sua empresa!

Passo a passo: como promover treinamentos de liderança na sua empresa

Um treinamento de liderança bem organizado segue alguns passos para capacitar os líderes com qualidade. Levantar as necessidades de treinamento, traçar um planejamento compartilhado, desenvolver um plano de carreira individual e avaliar os melhores formatos são passos indispensáveis! Vamos falar sobre cada um deles agora.

1. Levantar as necessidades de treinamento

Um treinamento de liderança deve atender as necessidades – tanto da empresa quanto dos líderes envolvidos. O primeiro passo para organizar esse tipo de treinamento é avaliar quais competências precisam ser desenvolvidas e quais áreas específicas precisam de mais conteúdo e novas experiências.

Leia também  Qual a relação entre absenteísmo e rotatividade de pessoas?

2. Traçar um planejamento

Tão importante quanto ouvir os envolvidos e identificar necessidades, é traçar um planejamento compartilhado – não apenas considerando a opinião prévia dos envolvidos, mas dando atenção a feedbacks após cada etapa de treinamento. Um planejamento que leva em consideração áreas, visões, necessidades e sofrimentos dos líderes e envolvidos tem tudo para dar certo e promover mudanças reais de resultados.

3. Desenvolver um plano de carreira

Quando se fala de líderes e gestores, nada fará mais diferença do que a perspectiva de até onde podem crescer na empresa. A boa recepção dos treinamentos de liderança não vem apenas pelo conteúdo que será abordado ou pelo certificado após o treinamento. Oferecer uma visão palpável de como é possível crescer e se desenvolver na empresa faz com que o líder não apenas queira melhorar em suas atividades, mas também passe a ter isso como uma meta pessoal de desenvolvimento na empresa.

4. Avaliar os formatos possíveis

Como você vai aplicar os treinamentos de liderança na sua equipe? As opções são várias: trazer uma consultoria externa, promover um workshop in company, matricular os líderes num curso, oferecer uma formação a distância (EAD/online) etc. É nessa hora que a gestão deve equilibrar as necessidades de temas, as preferências dos envolvidos e os investimentos financeiros envolvidos.

Só há benefícios quando um treinamento de liderança leva em consideração todas as vantagens que existem em ter líderes capacitados e quando tudo é feito com planejamento! Por isso, não deixe para amanhã a possibilidade de planejar treinamentos incríveis para formar líderes ainda melhores!

Quer aprofundar seus conhecimentos? Confira nosso post completo sobre treinamento e desenvolvimento para ficar por dentro do assunto! Se preferir, também é possível fazer download do nosos e-book:

E-book Como implantar práticas de treinamento e desenvolvimento na sua organização

Baixar material rico - Meio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *