Blog da Twygo
Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
Publicado 30/01/2023
Por Gabrielly

Treinamentos corporativos são fundamentais para garantir uma equipe capacitada e em total sincronia, mas você provavelmente já sabe disso. O que talvez você não saiba é que o treinamento em si não precisa ser em sincronia. Na verdade, na maioria dos casos, é até melhor que não seja. Não acredita? Então acompanhe o post e entenda melhor sobre as vantagens e como realizar um treinamento assíncrono.

O que é treinamento assíncrono?

Em vez de funcionar ao mesmo tempo para todos os envolvidos, os treinamentos assíncronos acontecem quando for mais conveniente para o colaborador, independente do horário. Essa flexibilidade permite mais independência e disponibiliza os materiais (aulas, vídeos e outros materiais de apoio) para serem acessados a qualquer momento.

Então quer dizer que um treinamento assíncrono é feito de forma remota enquanto o treinamento síncrono é feito presencialmente? Também, mas essa não é a única diferença, confira outras:

Diferenças entre treinamento síncrono e assíncrono

Treinamento síncrono

  • Acontece em tempo real;
  • Possibilita tirar dúvidas na hora;
  • Precisa alinhar muitas agendas;
  • Necessidade de deslocamento e espaço físico.

Treinamento assíncrono

  • Acontece quando o colaborador quiser;
  • Possibilita revisitar o conteúdo quando necessário;
  • Não precisa se preocupar com agenda;
  • Não precisa de deslocamento nem espaço físico.

Diferente dos treinamentos síncronos, os treinamentos assíncronos são bem mais práticos na hora de implementar, mas esse não é o único benefício, confira todas as vantagens do treinamento assíncrono:

Vantagens do treinamento assíncrono

Sem dor de cabeça com a agenda

Quem já trabalhou com treinamentos presenciais deve se lembrar das dores de cabeça para encontrar um horário pertinente para que todos pudessem participar. Bem, treinamentos assíncronos são uma boa pedida para evitar isso e economizar algumas cartelas de Aspirina.

Permite usar o mesmo treinamento para várias pessoas

É complicado trabalhar com treinamento síncronos porque todos os perrengues que você passa se repetirão na próxima vez, ou seja: mais conflitos de agenda e mais deslocamento. Em suma: mais dor de cabeça. Nos treinamentos assíncronos, você prepara o treinamento uma vez e pronto, não precisa mais refazer tudo de novo. Bem mais simples, não é mesmo?

Redução de custos

Treinamentos assíncronos são bem mais baratos, isso porque você não gasta com espaço, deslocamento e não ocupa o tempo de um setor inteiro da organização.

Ou seja, na prática estamos falando de uma modalidade de treinamentos mais eficaz, porque você possibilita que o colaborador reveja o treinamento quando quiser, mais barato e mais dinâmico. Com todos esses benefícios, você já deve estar se planejando para implementar na sua empresa, não é mesmo?

Nesse caso, veja agora como implementar treinamentos assíncronos na sua empresa

Como implementar treinamento assíncrono na sua empresa

Para capacitar colaboradores online, são necessários 5 passos:

  1. Diagnóstico;
  2. Orçamento;
  3. Conteúdo;
  4. Implementação;
  5. Avaliação.

Veja como cada etapa funciona abaixo:

Diagnóstico

A primara coisa a se fazer é um diagnóstico das necessidades da sua empresa. Isso é importante para garantir que você está trabalhando em um treinamento que de fato é necessário.

Para fazer o diagnóstico, olhe indicadores de desempenho para identificar possíveis problemas em comum, converse com líderes de equipe e os próprios colaboradores. Ou seja, seu trabalho aqui é mais investigativo. Depois de encontrar os principais pontos de melhoria, vá para o próximo passo.

Orçamento

Na segunda etapa, alinhe com os gestores e o financeiro qual é o orçamento disponível para o treinamento, lembrando que treinamentos assíncronos possuem maior longevidade e custam menos ou seja: o ROI (Retorno Sobre Investimento) pode ser bem alto se o treinamento for bem executado. Com o orçamento definido, siga para o próximo passo.

Conteúdo

Com o orçamento definido, é hora de conteúdos, nessa etapa se pergunte: o que os colaboradores precisam aprender para resolver o problema que eu identifiquei? Use a resposta como guia para definir quais tópicos serão ensinados.

Depois que tiver tudo planejado, é hora de criar os conteúdos. Se você não sabe por onde começar clique no banner abaixo e confira nosso guia completo:

eBook_Guia_completo_como_criar_conteudos_para_treinamentos_corporativos_Twygo

Implementação

Com tudo pronto, é hora de finalmente implementar o treinamento, mas não pense que essa etapa se resume a mandar um e-mail com um link de acesso e pronto. É importante alinhar com os líderes para engajar os colaboradores e explicar a importância do treinamento.

Não é porque não será com todos reunidos juntos em uma sala, que o treinamento é menos relevante. Também é importante acompanhar se todos fizeram o treinamento ou não. Feito isso, você pode seguir para o último passo.

Avaliação

Todos cometem erros, especialmente quando é a primeira vez, com o tempo isso melhora, assim como os seus treinamentos. Por isso aproveite e faça uma avaliação dos resultados, seus e dos colaboradores e veja o que pode melhorar. É importante ser sincero para garantir treinamentos cada vez melhores.

Com essas dicas, você já pode arrasar nos treinamentos assíncronos, mas se quiser facilitar ainda mais o seu trabalho, uma plataforma LMS é uma boa pedida para facilitar a mensuração dos resultados e monitorar a avanço dos colaboradores nos treinamentos de forma automatizada e com baixo custo. Se você ficou interessado, clique no botão abaixo para saber mais e testar a melhor plataforma LMS do mercado gratuitamente:

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!