Treinamento admissional

Altas taxas de turnouver, retrabalho e conflitos na empresa indicam falhas em pontos chave da gestão de pessoas. Para contornar esses problemas, os treinamentos se mostram eficientes, mas devem ser aplicados desde o início, quando o colaborador entra na empresa. Daí a importância de realizar um treinamento admissional adequado.

Treinamentos admissionais ajudam a integrar o novo profissional na empresa e a garantir que o colaborador realizará seu trabalho da forma correta, evitando problemas como conflitos e retrabalho.

Sendo assim, decidimos fazer esse post para te ajudar a estruturar um treinamento admissional eficiente na sua empresa. Siga lendo para aprender!

O que é treinamento admissional?

Treinamento admissional, também chamado de treinamento de integração ou simplesmente integração, é o processo de capacitar um novo colaborador para que ele possa realizar seu trabalho com eficiência, além de familiarizá-lo com os novos colegas e espaço de trabalho.

A falta de um treinamento admissional adequado pode resultar em erros na realização das atividades e falta de integração entre o novo colaborador e sua equipe, favorecendo o surgimento de problemas de comunicação.

É sempre importante lembrar que, além da realização de um treinamento mais técnico, no qual o colaborador vai aprender como realizar suas atividades futuras, o treinamento admissional também deve garantir que os valores da empresa sejam compreendidos. Trabalhar alinhado aos valores garante a manutenção do clima organizacional e do sentimento de pertencimento à organização.

Além dos já citados, esse tipo de treinamento também traz diversos outros benefícios. Confira alguns dos principais:

Primeiros passos

Primeiro passo

O treinamento admissional é o primeiro degrau do desenvolvimento de um colaborador na empresa. É a partir desse ponto que ele será capaz de entender os processos e métodos de trabalho, o que a organização espera dele e o que ele poderá esperar da organização.

Entrega mais rápida de resultados

Entrega mais rápida de resultados

Quando não ocorre um bom treinamento admissional, é comum que os primeiros meses do colaborador fiquem marcados pela demora a “engrenar” nas atividades, além de alguns erros que podem ocorrer com mais frequência no início.

Um treinamento admissional de qualidade evita esse problema, pois a adaptação é muito mais rápida quando o profissional entende o método de trabalho. Assim ele começa a entregar resultados mais rapidamente.

Redução de retrabalho

Redução do retrabalho

Realizar um treinamento admissional eficiente faz com que o colaborador entenda perfeitamente como desempenhar suas atividades. Isso evita que erros sejam cometidos e, consequentemente, diminui a necessidade de retrabalho.

Melhora o relacionamento entre pessoas

Melhora o relacionamento entre pessoas

Um problema muito comum nas organizações é que sejam cobradas do colaborador atitudes que nunca foram expostas como fundamentais. Parte importante de um treinamento admissional é transmitir ao novo colaborador os valores e regras, ou seja, o código de conduta e a cultura da empresa.

Assim, o profissional fica ciente das atitudes que a organização espera dele e a forma como os colaboradores devem se relacionar entre si.

Quando os valores da organização ficam claros e bem estabelecidos, há melhora significativa no clima e os conflitos se tornam cada vez menos frequentes.

Checklist de Processo de Integração de Colaborador

Para obter todos esses benefícios, um treinamento admissional deve conter materiais que abordam diversos assuntos pertinentes ao momento da integração. Siga lendo para entender o que é indispensável no seu treinamento admissional:

7 elementos indispensáveis em um treinamento admissional

O conteúdo de um treinamento admissional varia de empresa para empresa. Entretanto, há alguns pontos que devem receber atenção na hora de planejar os seus. Veja:

1 – Apresentação das funções

A parte principal de um treinamento admissional é a apresentação das funções do novo colaborador.

É interessante documentar essas funções e criar checklists com o passo-a-passo para sua realização, se necessário. Isso é muito útil para que o profissional recém-contratado não esqueça de tudo o que tem a fazer e como fazer, principalmente quando estiver começando.

2 – Mensagem de boas vindas

Um cartão de boas-vindas assinado pelo gestor, diretor da área ou até mesmo pelo presidente da empresa é um pequeno gesto que pode ajudar o novo colaborador a se sentir parte do negócio e, também, a identificar seu líder imediato. Esse cartão também pode ser escrito e assinado pelos futuros colegas de equipe, de modo a gerar integração entre as pessoas.

Entregar itens personalizados também é muito comum. Canetas, canecas, camisetas, agendas e outros materiais com o logotipo da empesa aumentam a sensação de pertencimento. Isso também ajuda a construir o nome da sua marca quando um colaborador utiliza tais objetos em público.

3 – Documentos importantes

Documentos importantes que ainda não foram entregues, como cartilhas de benefícios e convênios, números de ramal, manuais, acordos de confidencialidade e afins devem ser entregues no momento da integração.

Também há empresas que entregam guias locais indicando cafés e restaurantes próximos da empresa, para que o novo colaborador saiba onde pode almoçar ou tomar um café.

E-book Como implantar práticas de treinamento e desenvolvimento na sua organização

4 – Apresentação da história da organização

Parte importante de um treinamento admissional é a apresentação da empresa. Mostrar ao novo colaborador a história da organização de forma breve, desde sua fundação e o caminho percorrido até chegar ao ponto atual, ajuda a construir engajamento. Assim o profissional recém contratado entende que está integrando um grande projeto construído com a ajuda de muitas pessoas.

Também é aqui que devem ser apresentados os valores, a visão e a missão da organização, assim como as normas/código de conduta.

5 – Produtos e serviços da empresa

Mesmo que o novo contratado não vá ocupar um cargo diretamente relacionado com o produto, como vendas, é importante que ele conheça os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

No fim das contas, é em torno desses produtos ou serviços que os esforços da empresa irão focar, e todos os colaboradores devem conhece-los para saber em prol de qual solução a empresa trabalha.

6 – Apresentação da estrutura física da empresa

Levar o novo colaborador em um tour para conhecer a estrutura física da empresa é indispensável. Salas de reunião, cozinhas, banheiros, ambiente em que irá trabalhar, e outros espaços que serão utilizados devem ser apresentados.

7 – Apresentação aos colegas de trabalho

A apresentação do colaborador à nova equipe é indispensável para que haja integração entre colegas de trabalho. Ao apresentar o novo membro à equipe, é importante que seja esclarecido quem é o seu líder imediato, a quem ele deve recorrer se precisar de ajuda, quais as funções de cada pessoa da equipe e qual será o papel dele ali.

Montando o treinamento admissional

Na hora de planejar seu treinamento admissional, você precisa pensar nos seguintes pontos:

  • Planejar o conteúdo do treinamento
  • Elaborar o material de apoio
  • Definir um instrutor
  • Organizar a aplicação

Como a integração de novos colaboradores precisa ser repetida toda vez que alguém entra na empresa, os gastos com tempo, recursos humanos e materiais é algo que precisa ser levado em conta.

Para driblar esses problemas, 89% das empresas com universidade corporativa utilizam plataformas EAD, como mostra a pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Quando são utilizadas plataformas EAD, não é necessário realizar novamente um treinamento de integração toda vez que um novo profissional é contratado.

É possível hospedar o conteúdo do treinamento (vídeos, PDFs, PPTs, etc.) em uma plataforma EAD, e esse conteúdo pode ser acessado a qualquer hora por qualquer novo colaborador que entrar na empresa. Isso elimina a necessidade de formar turmas, alocar espaços físicos e outros recursos.

Se quiser saber mais sobre a utilização de plataformas EAD em treinamentos de integração, leia nosso post sobre o assunto e aprenda como fazer integração de novos colaboradores usando uma plataforma EAD.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *