Blog da Twygo
Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
Publicado 01/08/2018
Por Kátia

Adotar práticas de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (T&D) é muito importante para fortalecer o capital humano da empresa, alinhar objetivos e contar com colaboradores capacitados, certo? Mas existem diversos tipos de treinamento e desenvolvimento, e você precisa identificar quais a sua organização precisa! Por isso, listamos 7 exemplos de treinamento para que você conheça os principais.

Vamos te contar quais os tipos de Treinamentos e Desenvolvimento mais utilizados e como eles podem ajudar a sua empresa. Se quiser, baixe nosso e-book sobre o tema antes para complementar sua leitura:

 

Boa leitura!

Principais tipos de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas

Existem diversos tipos de treinamento e desenvolvimento de gente, mas alguns são considerados essenciais no mundo corporativo e não poderiam faltar em nossa lista:

  1. Treinamento de integração ou onboarding
  2. Treinamento comportamental ou soft skill
  3. Treinamento técnico ou hard skill
  4. Desenvolvimento de liderança
  5. Treinamento motivacional
  6. Treinamento de equipe
  7. Treinamento corporativo

1. Treinamento de integração ou onboarding

Treinamento de integração tem o objetivo de preparar um novo colaborador para que ele inicie suas atividades da empresa.

Esse tipo de treinamento organizacional inclui transmitir missão, visão e valores, e explicar mais sobre o papel do funcionário na equipe, para que ele entenda a sua importância na empresa e execute o seu trabalho com mais clareza e objetividade.

Além disso, a integração é um exemplo de treinamento muito importante para que o colaborador possa iniciar seu trabalho com o pé direito. Problemas na integração podem resultar em demora para entregar resultados, conflitos entre a equipe, erros, etc.

Sendo assim, não deixe de ler nosso post completo sobre treinamento de integração para aprender a fazer corretamente na sua empresa.

KIT Integração novos colaboradores

2. Treinamento comportamental ou soft skill

treinamento comportamental serve para aperfeiçoar as atitudes e habilidades comportamentais dos colaboradores tendo como base a cultura da organização. Esse tipo de treinamento capacita os colaboradores observando aspectos como experiências, sentimentos e motivação pessoal.

Não se trata de uma tentativa de padronizar o modo de agir dos profissionais, mas de disseminar os valores da organização e suas normas de conduta para garantir um bom ambiente de trabalho.

O principal objetivo é treinar habilidades interpessoais, comunicativas e de empatia, facilitando o trabalho em equipe e melhorando o clima organizacional.

3. Treinamento técnico ou hard skill

treinamento técnico dá suporte para o colaborador melhorar e desenvolver suas habilidades técnicas, como manusear um novo equipamento de trabalho ou aprender sobre um novo conteúdo que impacte diretamente nas suas tarefas dentro da organização.

Esse é um exemplo de treinamento muito valorizado nas empresas. Muitas organizações valorizam muito o treinamento técnico e pouco o treinamento comportamental, porém é importante dizer que os dois são fundamentais para o desenvolvimento do colaborador.

Planejamento de treinamento canvas

4. Desenvolvimento de liderança

Os treinamentos de liderança têm o objetivo de preparar colaboradores para exercerem papéis de liderança dentro da empresa.

É preciso desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes de bons líderes nos gestores. Um líder precisa saber delegar tarefas, gerenciar sua equipe e guiá-la rumo aos melhores resultados possíveis.

Além de possuir um discurso motivacional afiado, é preciso saber ouvir os membros do time e saber lidar com cada um deles.

Esse é um dos exemplos de treinamentos mais importantes. Ele não serve apenas para colaboradores que estão prestes a assumir papéis de liderança, mas também para quem já é gestor de alguma área e precisa treinar suas habilidades de liderança.

Leia também: Como estruturar Treinamento de Liderança na sua empresa

5. Treinamento motivacional

O treinamento motivacional tem o objetivo de aumentar o engajamento dos colaboradores nas suas atividades e na organização. Ele pode incluir palestras motivacionais, dinâmicas em grupo, feedbacks, convenções, momentos de confraternização, e muito mais.

Ao contrário do que muitos pensam, o treinamento motivacional vai muito além de oferecer recompensas e deve atingir os mais diversos níveis operacionais, afinal os gestores também podem se sentir desmotivados com o passar do tempo.

Não deixe de ler nosso post sobre treinamento motivacional para aprender como aplica-lo na sua empresa e reduzir a desmotivação dos colaboradores!

Banner twygo controle de treinamento

6. Treinamento de equipe

O treinamento de equipe é um exemplo de treinamento voltado para a evolução de um time como um todo. Isso inclui habilidades técnicas dos integrantes e habilidades de comunicação e entrosamento, de modo a garantir a melhor realização do trabalho em equipe.

Ele pode focar nas práticas do dia a dia, relacionamento entre os membros, aprofundar os produtos e serviços da empresa, a inteligência emocional dos colaboradores, etc.

Se você quiser mais informações, acesse nosso post sobre treinamento de equipe!

7. Treinamento corporativo

O treinamento corporativo é como se fosse um guarda-chuva que abrange os demais tipos de treinamento. Ou seja, a organização investe em treinamento corporativo quando identifica as necessidades dos colaboradores e investe no tipo certo de treinamento, seja ele comportamental, técnico, motivacional, etc.

O objetivo é desenvolver habilidades específicas do colaborador para melhorar o desempenho de toda a organização. Temos um post inteiro dedicado apenas ao treinamento corporativo, não deixe de conferir!

Para fazer esses tipos de treinamento e desenvolvimento organizacional, muitas empresas costumam adotar Plataformas EAD, que automatizam esse processo e fazem o gerenciamento do progresso dos colaboradores.

Leia também: Treinamento empresarial: os benefícios de aprimorar seus talentos

Se quiser saber mais sobre Treinamento e Desenvolvimento, confira nosso post com tudo sobre T&D e fique por dentro do assunto! Se preferir, também é possível fazer download do nosso e-book através da imagem abaixo:

E-book Como implantar práticas de treinamento e desenvolvimento na sua organização
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!