Adotar práticas de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (T&D) é muito importante para fortalecer o capital humano da empresa, alinhar objetivos e contar com colaboradores capacitados, certo? Mas existem diversos tipos de treinamento e desenvolvimento, e você precisa identificar quais a sua organização precisa! Por isso, listamos 7 exemplos de treinamento para que você conheça os principais.
Vamos te contar quais os tipos de Treinamentos e Desenvolvimento mais utilizados e como eles podem ajudar a sua empresa. Se quiser, baixe nosso e-book sobre o tema antes para complementar sua leitura:
Boa leitura!
Principais tipos de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas
Existem diversos tipos de treinamento e desenvolvimento de gente, mas alguns são considerados essenciais no mundo corporativo e não poderiam faltar em nossa lista:
- Treinamento de integração ou onboarding
- Treinamento comportamental ou soft skill
- Treinamento técnico ou hard skill
- Desenvolvimento de liderança
- Treinamento motivacional
- Treinamento de equipe
- Treinamento corporativo
1. Treinamento de integração ou onboarding
Treinamento de integração tem o objetivo de preparar um novo colaborador para que ele inicie suas atividades da empresa.
Esse tipo de treinamento organizacional inclui transmitir missão, visão e valores, e explicar mais sobre o papel do funcionário na equipe, para que ele entenda a sua importância na empresa e execute o seu trabalho com mais clareza e objetividade.
Além disso, a integração é um exemplo de treinamento muito importante para que o colaborador possa iniciar seu trabalho com o pé direito. Problemas na integração podem resultar em demora para entregar resultados, conflitos entre a equipe, erros, etc.
Sendo assim, não deixe de ler nosso post completo sobre treinamento de integração para aprender a fazer corretamente na sua empresa.
2. Treinamento comportamental ou soft skill
O treinamento comportamental serve para aperfeiçoar as atitudes e habilidades comportamentais dos colaboradores tendo como base a cultura da organização. Esse tipo de treinamento capacita os colaboradores observando aspectos como experiências, sentimentos e motivação pessoal.
Não se trata de uma tentativa de padronizar o modo de agir dos profissionais, mas de disseminar os valores da organização e suas normas de conduta para garantir um bom ambiente de trabalho.
O principal objetivo é treinar habilidades interpessoais, comunicativas e de empatia, facilitando o trabalho em equipe e melhorando o clima organizacional.
3. Treinamento técnico ou hard skill
O treinamento técnico dá suporte para o colaborador melhorar e desenvolver suas habilidades técnicas, como manusear um novo equipamento de trabalho ou aprender sobre um novo conteúdo que impacte diretamente nas suas tarefas dentro da organização.
Esse é um exemplo de treinamento muito valorizado nas empresas. Muitas organizações valorizam muito o treinamento técnico e pouco o treinamento comportamental, porém é importante dizer que os dois são fundamentais para o desenvolvimento do colaborador.
4. Desenvolvimento de liderança
Os treinamentos de liderança têm o objetivo de preparar colaboradores para exercerem papéis de liderança dentro da empresa.
É preciso desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes de bons líderes nos gestores. Um líder precisa saber delegar tarefas, gerenciar sua equipe e guiá-la rumo aos melhores resultados possíveis.
Além de possuir um discurso motivacional afiado, é preciso saber ouvir os membros do time e saber lidar com cada um deles.
Esse é um dos exemplos de treinamentos mais importantes. Ele não serve apenas para colaboradores que estão prestes a assumir papéis de liderança, mas também para quem já é gestor de alguma área e precisa treinar suas habilidades de liderança.
Leia também: Como estruturar Treinamento de Liderança na sua empresa
5. Treinamento motivacional
O treinamento motivacional tem o objetivo de aumentar o engajamento dos colaboradores nas suas atividades e na organização. Ele pode incluir palestras motivacionais, dinâmicas em grupo, feedbacks, convenções, momentos de confraternização, e muito mais.
Ao contrário do que muitos pensam, o treinamento motivacional vai muito além de oferecer recompensas e deve atingir os mais diversos níveis operacionais, afinal os gestores também podem se sentir desmotivados com o passar do tempo.
Não deixe de ler nosso post sobre treinamento motivacional para aprender como aplica-lo na sua empresa e reduzir a desmotivação dos colaboradores!
6. Treinamento de equipe
O treinamento de equipe é um exemplo de treinamento voltado para a evolução de um time como um todo. Isso inclui habilidades técnicas dos integrantes e habilidades de comunicação e entrosamento, de modo a garantir a melhor realização do trabalho em equipe.
Ele pode focar nas práticas do dia a dia, relacionamento entre os membros, aprofundar os produtos e serviços da empresa, a inteligência emocional dos colaboradores, etc.
Se você quiser mais informações, acesse nosso post sobre treinamento de equipe!
7. Treinamento corporativo
O treinamento corporativo é como se fosse um guarda-chuva que abrange os demais tipos de treinamento. Ou seja, a organização investe em treinamento corporativo quando identifica as necessidades dos colaboradores e investe no tipo certo de treinamento, seja ele comportamental, técnico, motivacional, etc.
O objetivo é desenvolver habilidades específicas do colaborador para melhorar o desempenho de toda a organização. Temos um post inteiro dedicado apenas ao treinamento corporativo, não deixe de conferir!
Para fazer esses tipos de treinamento e desenvolvimento organizacional, muitas empresas costumam adotar Plataformas EAD, que automatizam esse processo e fazem o gerenciamento do progresso dos colaboradores.
Leia também: Treinamento empresarial: os benefícios de aprimorar seus talentos
Se quiser saber mais sobre Treinamento e Desenvolvimento, confira nosso post com tudo sobre T&D e fique por dentro do assunto! Se preferir, também é possível fazer download do nosso e-book através da imagem abaixo:


Bacharel em Administração de Empresas e Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV. Atua há mais de 8 anos nas áreas de Finanças, Marketing, RH e em projetos envolvendo Estratégia, Projetos e Processos. Possui o título de CBPP (Certified Business Process Professional) pela ABPMP.
Deixe um comentário