Tipos de treinamento e desenvolvimento

Adotar práticas de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (T&D) é muito importante para fortalecer o capital humano da empresa, alinhar objetivos e contar com colaboradores capacitados, certo? Mas existem diversos tipos de treinamento e desenvolvimento, e você precisa identificar os que a sua organização precisa! Por isso, listamos 7 exemplos de treinamento para que você conheça os principais.

Vamos te contar quais os tipos de Treinamentos e Desenvolvimento mais utilizados e como eles podem ajudar a sua empresa.

Boa leitura!

7 Tipos de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

1 – Treinamento de integração ou onboarding

Treinamento de integração tem o objetivo de preparar um novo colaborador para que ele inicie suas atividades da empresa.

Esse tipo de treinamento organizacional inclui transmitir missão, visão e valores, e explicar mais sobre o papel do funcionário na equipe, para que ele entenda a sua importância na empresa e execute o seu trabalho com mais clareza e objetividade.

Além disso, a integração é um exemplo de treinamento muito importante para que o colaborador possa iniciar seu trabalho com o pé direito. Problemas na integração podem resultar em demora para entregar resultados, conflitos entre a equipe, erros, etc.

Sendo assim, não deixe de ler nosso post completo sobre treinamento de integração para aprender a fazer corretamente na sua empresa.

Onboarding: como acelerar a integração de novos colaboradores e engajá-los na sua equipe

2 – Treinamento comportamental ou soft skill

treinamento comportamental serve para aperfeiçoar as atitudes e habilidades comportamentais dos colaboradores tendo como base a cultura da organização. Esse tipo de treinamento capacita os colaboradores observando aspectos como experiências, sentimentos e motivação pessoal.

Não se trata de uma tentativa de padronizar o modo de agir dos profissionais, mas de disseminar os valores da organização e suas normas de conduta para garantir um bom ambiente de trabalho.

O principal objetivo é treinar habilidades interpessoais, comunicativas e de empatia, facilitando o trabalho em equipe e melhorando o clima organizacional.

3 – Treinamento técnico ou hard skill

treinamento técnico dá suporte para o colaborador melhorar e desenvolver suas habilidades técnicas, como manusear um novo equipamento de trabalho ou aprender sobre um novo conteúdo que impacte diretamente nas suas tarefas dentro da organização.

Esse é um exemplo de treinamento muito valorizado nas empresas. Muitas organizações valorizam muito o treinamento técnico e pouco o treinamento comportamental, porém é importante dizer que os dois são fundamentais para o desenvolvimento do colaborador.

webinar-case-sumup-treinamento-de-consultores

4 – Desenvolvimento de Liderança

Os treinamentos de liderança têm o objetivo de preparar colaboradores para exercerem papéis de liderança dentro da empresa.

É preciso desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes de bons líderes nos gestores. Um líder precisa saber delegar tarefas, gerenciar sua equipe e guiá-la rumo aos melhores resultados possíveis.

Além de possuir um discurso motivacional afiado, é preciso saber ouvir os membros do time e saber lidar com cada um deles.

Esse é um dos exemplos de treinamentos mais importantes. Ele não serve apenas para colaboradores que estão prestes a assumir papéis de liderança, mas também para quem já é gestor de alguma área e precisa treinar suas habilidades de liderança.

Leia também: Como estruturar Treinamento de Liderança na sua empresa

5 – Treinamento motivacional

O treinamento motivacional tem o objetivo de aumentar o engajamento dos colaboradores nas suas atividades e na organização. Ele pode incluir palestras motivacionais, dinâmicas em grupo, feedbacks, convenções, momentos de confraternização, e muito mais.

Ao contrário do que muitos pensam, o treinamento motivacional vai muito além de oferecer recompensas e deve atingir os mais diversos níveis operacionais, afinal os gestores também podem se sentir desmotivados com o passar do tempo.

Não deixe de ler nosso post sobre treinamento motivacional para aprender como aplica-lo na sua empresa e reduzir a desmotivação dos colaboradores!

6 – Treinamento de equipe

O treinamento de equipe é um exemplo de treinamento voltado para a evolução de um time como um todo. Isso inclui habilidades técnicas dos integrantes e habilidades de comunicação e entrosamento, de modo a garantir a melhor realização do trabalho em equipe.

Ele pode focar nas práticas do dia a dia, relacionamento entre os membros, aprofundar os produtos e serviços da empresa, a inteligência emocional dos colaboradores, etc.

Se você quiser mais informações, acesse nosso post sobre treinamento de equipe!

7 – Treinamento corporativo

O treinamento corporativo é como se fosse um guarda-chuva que abrange os demais tipos de treinamento. Ou seja, a organização investe em treinamento corporativo quando identifica as necessidades dos colaboradores e investe no tipo certo de treinamento, seja ele comportamental, técnico, motivacional, etc.

O objetivo é desenvolver habilidades específicas do colaborador para melhorar o desempenho de toda a organização. Temos um post inteiro dedicado apenas ao treinamento corporativo, não deixe de conferir!

Para fazer esses tipos de treinamento e desenvolvimento organizacional, muitas empresas costumam adotar Plataformas EAD, que automatizam esse processo e fazem o gerenciamento do progresso dos colaboradores.

Se quiser saber mais sobre Treinamento e Desenvolvimento, confira nosso post com tudo sobre T&D e fique por dentro do assunto! Se preferir, também é possível fazer download do nosso e-book:

E-book Como implantar práticas de treinamento e desenvolvimento na sua organização

Baixar material rico - Meio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *