Blog da Twygo
Tecnologias e Ensino
Publicado 22/05/2023
Por TwygoEAD

Você já se perguntou qual é o melhor método de estudo para você? Ou se pegou pensando de que forma as pessoas aprendem coisas novas? Bem, nesse post, vamos te contar quais são os tipos de aprendizagem e como você pode usar esses diferentes tipos para montar cursos e treinamentos que facilitem o aprendizado dos seus alunos. Vem com a gente!

Quais são os tipos de aprendizagem?

Existem muitas teorias sobre ensino-aprendizagem, e muita gente confunde aprendizagem com inteligência. Veja, inteligência está mais ligada à forma com que uma pessoa enxerga o mundo, a maneira que utiliza o pensamento e a razão. Já a aprendizagem é a forma que uma pessoa internaliza um conhecimento.

Pois bem, dentro da aprendizagem existem várias teorias, mas vamos focar somente em uma delas, a teoria VARK.

O nome dessa teoria vem do inglês Visual, Auditory, Reading and Kinesthesic, que significa Visual, Auditivo, Leitura e Cinestésico. Essa teoria foi desenvolvida pelo estudioso da educação Charles Bonwell e pelo pedagogo Neil Fleming. Essa teoria divide os estilos de aprendizado em 4 tipos, como a sigla já indica. Vamos explicar cada uma delas abaixo:

Tipos de aprendizagem

Visual

Quem tem esse estilo de aprendizagem costuma internalizar mais facilmente os conteúdos que ela vê, ou seja, depende muito de estímulos gráficos. Essas pessoas se dão muito bem com mapas mentais, desenhos, vídeos, gráficos e imagens, isso as ajuda a dar sentido para o conteúdo e a fixar o que aprenderam.

Muitas pessoas visuais possuem aquilo que popularmente chamamos de “memória fotográfica” e conseguem se lembrar exatamente onde viram determinada informação, com bastantes detalhes.

Auditivo

As pessoas auditivas aprendem melhor por meio daquilo que escutam, mais que qualquer outra coisa. Nesse sentido, aulas expositivas, diálogos, apresentações e seminários agregam mais no seu processo de aprendizado.

Leitura

A pessoa desse tipo de aprendizagem prioriza a leitura e a escrita como forma de entender os conteúdos e de reter a informação. Logo, tudo aquilo que envolve texto é de fácil compreensão para elas: slides, livros, artigos, fichamentos etc.

Cinestésico

Esse tipo de pessoa precisa de diversos estímulos para aprender um conteúdo, pessoas cinestésicas mesclam sensações como sons e cores, são muito capazes de abstrair e colocar em prática aquilo que aprenderam. Dessa forma, eles memorizam muito mais a combinação dos estímulos do que apenas um em específico.

Agora que você já sabe quais são os diferentes tipos de aprendizagem, vamos aprofundar na importância de saber esses conceitos e como eles podem ser úteis no seu curso ou treinamento:

Qual a importância de conhecer os tipos de aprendizagem?

Potencializa o aprendizado dos alunos

Saber diferenciar os tipos de aprendizagem é importante antes de tudo, para ajudar seus alunos a estudarem de forma mais estratégica e consequentemente, fixarem o conteúdo de forma mais fácil.

ebook-como-criar-conteudos-para-treinamentos-corporativos-Twygo

Melhora o rendimento do seu treinamento

No caso de treinamentos corporativos, aplicar os tipos de aprendizagem é algo que agiliza a retenção de conteúdo dos colaboradores e faz com que eles tenham um desempenho muito melhor nos treinamentos e no desempenho das suas funções.

Estratégico para o EAD

O ensino a distância tem uma variedade de possibilidades para cada tipo de aprendizagem, é importante que você domine os tipos para saber tirar melhor proveito das ferramentas digitais e virtuais e oferecer para os seus alunos.

Além disso, saber indicar conteúdos para cada tipo de aprendiz personaliza os estudos dos seus alunos e os faz se sentirem representados de alguma forma.

Twygo_teste_gratis

Então vamos ao que interessa e te ensinar como aplicar os estilos de aprendizagem para cada perfil de aluno. Siga lendo!

Como aplicar os tipos de aprendizagem nos seus cursos?

Visuais

Invista em recursos visuais durante as aulas como apresentações com imagens, mapas mentais, cores mais chamativas. Para conteúdo complementar, sugira vídeos, filmes, e proponha atividades que exijam a criação de peças visuais como gráficos e linhas do tempo.

kit-como-fazer-videoaulas-incriveis-twygo

Auditivos

Para alunos auditivos, você pode fazer uso de aulas expositivas, no qual o professor desenvolve uma fala sem se prender a ler textos na apresentação de slides. Também é interessante que o professor trabalhe bem a entonação na voz e crie um diálogo com os alunos estimulando interações durante a explicação.

Além disso, conteúdos extras podem incluir podcasts, músicas, palestras. Algumas sugestões de atividades podem ser aquelas em que os alunos são estimulados a ler em voz alta, apresentações, seminários, debates e discussões. Afinal, a pessoa auditiva aprende pelo ouvir e também aprende falando o que aprendeu.

Leitores

Os alunos que lidam melhor com leitura e escrita precisam de atividades que estimulem essas habilidades. Então, suas aulas podem ter sugestões de livros, artigos e textos. Para exercitar essas pessoas, você propor atividades nas quais os alunos tenham que produzir resumos, fichamentos, fichamento por tópicos etc.

Cinestésicos

Para os estudantes cinestésicos é importante envolver diversos estímulos, então além de aplicar todas as dicas anteriores, você pode lançar mão da gamificação para engajar o aluno. Além disso, atividades que envolvam criatividade e resolução de problemas são ideais para esse tipo de aprendiz.

Como descobrir o seu tipo de aprendizagem?

Autoavaliação

Faça uma reflexão sobre suas preferências na hora de estudar. Você se sente mais confortável com recursos visuais, como gráficos e imagens? Ou prefere ouvir explicações e participar de discussões?

Talvez você se identifique mais com a leitura e a escrita, ou então seja alguém que aprende melhor quando coloca em prática aquilo que está aprendendo. Observar suas preferências pode indicar qual estilo de aprendizagem se adequa melhor a você.

Experimentação

Teste diferentes abordagens de estudo e observe qual delas você se sente mais envolvido e obtém melhores resultados. Tente estudar utilizando recursos visuais, como assistir a vídeos explicativos ou criar mapas mentais. Em outra ocasião, experimente ler textos e fazer anotações.

Outra opção é participar de discussões em grupo ou ensinar o conteúdo para alguém. A partir dessas experiências, você poderá identificar quais métodos são mais eficazes para o seu aprendizado.

Feedback de outras pessoas

Peça feedback para amigos, familiares ou colegas de estudo. Eles podem observar e apontar como você absorve e retém informações com mais facilidade. Se perceberem que você tem um bom desempenho ao assistir aulas, por exemplo, isso pode indicar uma preferência pelo estilo auditivo. O feedback de outras pessoas pode oferecer uma perspectiva externa valiosa na identificação do seu tipo de aprendizagem.

Lembrando que esses estilos de aprendizagem não são mutuamente exclusivos, e a maioria das pessoas possui uma combinação de preferências. O importante é reconhecer quais métodos de estudo funcionam melhor para você e utilizar estratégias que se alinhem com o seu estilo predominante.

Gostou das dicas? As sugestões de exercícios são muito importantes porque ajudam o estudante a fixar o conteúdo na cabeça por mais tempo do que fixaria se ele apenas tivesse participado da aula.

E outro conceito que pode ajudar os alunos a memorizarem o que aprenderam, além dos tipos de aprendizagem, é o conceito de curva de esquecimento. Se você quiser entender mais sobre o assunto e ter estratégias na manga para potencializar os seus treinamentos, aulas e cursos, não deixe de ler nosso post sobre como driblar a curva de esquecimento!

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!