Blog da Twygo
Tecnologias e Ensino
Publicado 01/11/2022
Por Responde Aí

Você sabe qual a importância da tecnologia na educação e quais são as principais aplicações? Confira esse texto e conheça os melhores recursos e seus principais benefícios.

Que a tecnologia vem revolucionando o mundo não é novidade para ninguém. Em toda área da sociedade é possível perceber recursos que facilitam e ampliam as possibilidades das pessoas, tornando os processos mais rápidos, ricos e acessíveis.

Com todos os problemas da pandemia, a tecnologia foi uma grande aliada para que o mundo seguisse girando, trazendo alternativas para as relações sociais e econômicas pudessem se manter. Uma das melhores formas de perceber isso foi com a tecnologia na educação, que além de dar continuidade de maneira remota, mostrou que diversos recursos podem ampliar o aprendizado.

Iremos tratar neste texto das tecnologias na educação, mostrando alguns recursos que trouxeram mudanças significativas para a área e seus benefícios. Boa leitura!

6 tecnologias que vêm mudando o ensino

Quanto mais o tempo passa, mais tecnologias na educação vão aparecendo. Além daquelas que vão assegurando seu lugar, sempre aparecem novidades que podem ser aplicadas no ensino.

Por mais que muitos recursos possam surgir e dar certo ou não, elas costumam vir com estudos que explicam sua qualidade e objetivos. Deste modo, ainda que a escolha do que utilizar seja uma aposta, elas geralmente trazem resultados positivos.

Aqui, iremos trazer algumas tecnologias que, apesar de ainda serem recentes, já possuem uma boa inserção nas aulas. Conheça agora 6 delas:

  1. Chat online

    Uma das melhores formas de comunicação que ganhou as redes sociais, os chats online também são aplicados na educação, dentro das plataformas de aprendizagem. Com esse recurso, seja em qualquer nível de ensino, o diálogo se torna mais completo.

    Como os chats deixam a comunicação em tempo real, os alunos podem ter um acesso maior aos professores. Além disso, a presença de tutores e a própria conversa com os colegas irá resolver suas demandas de forma mais rápida.

  2. Compartilhamento de atividades online

    Seja em cursos presenciais ou EaD, o uso de uma plataforma na qual se possa compartilhar atividades é extremamente útil. Com isso, os professores podem disponibilizar diversos conteúdos com os estudantes, oferecendo um conhecimento mais completo.

    Por estar na internet, há ainda o ganho de ter uma diversidade de formato dos conteúdos, saindo dos textos tradicionais. O importante é escolher uma plataforma para isso, seja própria ou não.

  3. Recursos para inclusão

    Infelizmente, ainda precisamos avançar muito em matéria de inclusão dentro do ensino brasileiro. Apesar de vermos alguns avanços, as pessoas com deficiência ainda possuem um acesso dificultado em muitos espaços.Com a tecnologia na educação, diversos recursos surgem, seja com equipamentos para aulas presenciais ou de forma online. É possível levar textos com letras maiores e fundos de outras cores, leitura em voz alta, etc.

  4. Bibliotecas digitais

    Buscando trazer o acesso ao conhecimento, de forma democrática e ampla, as bibliotecas digitais estão cada vez mais presentes nas instituições. Aproveitando a internet para disponibilizar suas obras, a leitura pode ser feita a qualquer momento, em qualquer lugar e por todos.Como os dispositivos eletrônicos estão ao alcance da maioria da população, a biblioteca digital é uma tecnologia na educação que tem muito alcance. Seja das próprias instituições ou de terceiros, ela tem sido uma revolução em matéria de levar conhecimento técnico para os estudantes.

  5. Palestras e cursos online

    Um dos melhores benefícios da tecnologia na educação é que o ensino pode ultrapassar as barreiras físicas. Uma palestra e curso online criado no sul do país, por exemplo, podem ser vistos por pessoas no norte.Aperfeiçoar o currículo, seja acadêmico ou profissional, pode ser feito com mais variedade atualmente. Conteúdos ricos e específicos podem ser encontrados em poucos cliques!

  6. Aplicativos de ensino

    Por fim, temos os aplicativos de ensino, que podem trazer um conteúdo geral ou específico para facilitar a aprendizagem. Como as opções são grandes, é possível achar alguns tanto das instituições como fora delas, e também aqueles pagos e os gratuitos.

Conheça o Twygo: Plataforma EAD para Cursos Online.

Benefícios da tecnologia na educação

O uso da tecnologia na educação não veio simplesmente para deixar o processo de aprendizagem mais moderno, a ideia central foi deixá-lo mais eficaz. Os novos recursos possibilitam que os objetivos do ensino sejam alcançados de maneira mais rápida e completa.

Para chegar nessa melhoria na aprendizagem, existe todo um caminho de benefícios da tecnologia que será alcançado. Veja agora os principais benefícios:

Aumenta as possibilidades da educação

Se tem uma coisa que deu para perceber no texto é que a tecnologia amplifica as possibilidades da educação, e isso ocorre de diversas formas. Com o uso da internet, o acesso a novos cursos, professores e formato de conteúdos se tornou uma realidade no país.

Estamos em um momento em que podemos superar muitos limites, principalmente do tempo e do espaço. Quanto mais a tecnologia se desenvolve, mais a educação pode expandir suas fronteiras.

Envolve os alunos

Com o uso de novos recursos, as aulas podem ficar cada vez mais interessantes. Muitas vezes o ensino tradicional peca por manter sempre uma rotina maçante nos estudos, que faz com que os alunos percam cada vez mais o interesse.

A tecnologia tem o poder de engajar os estudantes, trazendo artifícios que deixam o ensino mais interativo. Deste modo, um curso pode ser menos expositivo e trazer mais troca entre todos os envolvidos.

Personaliza o ensino

Como as possibilidades estão cada vez mais numerosas, é possível utilizar recursos diferentes para que cada um possa desenvolver melhor o que é preciso. Afinal, cada um tem sua maneira de aprender, e isso é algo que a tecnologia e a personalização do ensino trazem.

Analisando diversos dados dos estudantes, é interessante utilizar recursos que mostrem quais são os pontos que ele precisa melhorar e qual a melhor forma de fazer isso. Quanto mais se conhecer do aluno, mais o ensino poderá ser bem direcionado e assertivo.

Democratiza o acesso

Além de quebrar muitas barreiras de espaço, a tecnologia ajuda a superar também o dinheiro. Como os cursos podem ser compartilhados com um número maior de pessoas sem ficar mais caro, a educação se torna mais barata.

Temos que lembrar também dos recursos que trazem inclusão. Diversas pessoas que não podiam acessar alguns espaços devido a limitações específicas, viram na tecnologia a saída para chegar em novos conhecimentos.

Se você tem interesse em conhecer uma plataforma EAD para cursos online e treinamentos corporativos, temos uma demonstração gratuita do Twygo! É só clicar no banner abaixo e assistir:

Demonstração gravada CTA Twygo

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!