Blog da Twygo
Tecnologias e Ensino
Publicado 23/03/2020
Por Andreia

Divulgar vagas, triar currículos, qualificar candidatos, marcar entrevistas, preparar os papéis de admissão, realizar o onboarding de novos colaboradores e organizar treinamentos são apenas ALGUMAS das atividades que um setor de RH realiza. Agora, imagine tudo isso feito manualmente, sem o auxílio de softwares de RH (recursos humanos). Que caos, né?

Usar uma plataforma pode ajudar a agilizar as atividades, melhorando o desempenho da equipe e, consequentemente, da empresa. No entanto, existem muitos softwares úteis para RH e, por isso, pode ser complicado escolher aquele que sua empresa realmente precisa. Para te ajudar nessa decisão, organizamos os principais softwares de RH em uma lista, separados pelas funções:

Continue a leitura e confira!

14 Softwares para o RH

Treinamento e desenvolvimento

Desenvolver as competências de seus colaboradores e garantir que o time está sempre atualizado e atingindo o desempenho esperado é uma tarefa de extrema importância, e costuma tomar muito tempo dos envolvidos por ser complexa e envolver várias etapas. Para simplificar esse processo, os seguintes softwares podem ajudar:

1 – Twygo LMS

softwares de rh - twygo

Imagem por: Twygo

O Twygo é uma plataforma de aprendizagem online, que ajuda o setor de RH a capacitar colaboradores e clientes, fazer o processo de onboarding e até treinar líderes. O software disponibiliza vários cursos úteis e permite a criação de novos cursos, mais elaborados, usando várias ferramentas de customização.

A gamificação é uma característica que se destaca no software, pois deixa o processo de aprendizagem mais divertido e efetivo, além de expandir o nível de conhecimento dos colaboradores e incentivar a competição saudável.

Investir na capacitação de colaboradores aumenta não apenas o desempenho geral da empresa, mas também o engajamento das equipes e a retenção de talentos. Para comprovar os benefícios do Twygo, basta fazer um teste grátis da plataforma.

2 – Hondana

softwares de rh hondana

Imagem por: Hondana

O Hondana é um aplicativo de celular focado em melhorar o desempenho das equipes comerciais, aumentar o engajamento dos colaboradores e fazer previsões de mercado estratégicas. Sua principal ferramenta de engajamento é a gamificação, deixando a plataforma mais atrativa.
Os dashboards de indicadores do Hondana são atualizados constantemente e podem ter seus parâmetros customizados para mostrar exatamente o que a empresa precisa ver. Com isso, decisões podem ser tomadas com mais segurança e projetos iniciados com maior chance de sucesso.

Recrutamento e seleção

Quando feitos manualmente, processos como criação e divulgação de vagas, triagem e entrevistas podem exigir muito tempo e esforço da equipe de RH, além do risco de não conseguir encontrar a pessoa certa. Para poupá-la e aumentar seu rendimento, é recomendável usar softwares como:

3 – Gupy

softares de rh - gupy

Imagem por: Gupy

O software da Gupy ajuda a criar, divulgar e gerenciar vagas abertas, do começo ao fim do processo seletivo. Na criação de uma vaga, o sistema oferece filtros, modelos e perfis específicos, fazendo com que a proposta atinja mais candidatos qualificados em menos tempo. Além disso, o processo de triagem poupa tempo que seria desperdiçado com currículos que não se encaixam na vaga e classifica automaticamente aqueles que são mais prováveis de serem contratados.

4 – Recruta Simples

softwares de rh - recruta simples

Imagem por: Recruta Simples

A Recruta Simples se destaca no mercado não apenas pela economia de tempo e esforços, mas também por sua abrangência. Com poucos cliques, uma vaga de emprego é compartilhada com mais de cem sites de vagas, atingindo muito mais candidatos na metade do tempo de um processo manual.

Junto com isso, o software oferece modelos de criação de vagas, o que ajuda a encontrar candidatos com o perfil que a empresa procura. Também realiza uma filtragem inicial automática, descartando os perfis que não se encaixam na demanda.

5 – Factorial

Recrutamento e seleção Factorial

Imagem por: Factorial

A FactorialRH tem a missão de otimizar os processos de RH para que o departamento foque no que realmente importa: cuidar das pessoas. Para isso, eles possuem diversas soluções e, entre elas, um sistema completo para recrutamento e seleção de pessoas. Com o software da Factorial é possível criar um portal de carreiras completo, administrar todo o processo de R&S e ainda dar feedback aos candidatos.

6 – Bizneo HR

Software de RH Bizneo

Imagem por: Bizneo HR

Bizneo HR oferece é um software de RH que possui uma solução completa para todos os tipos de empresas. A ferramenta cobre todo o ciclo de vida do colaborador dentro da organização: recrutamento, seleção, desenvolvimento e retenção.

Entre as soluções oferecidas pelo Bizneo, estão: recrutamento e seleção, gerenciamento da performance do time, gestão de equipe e instrumentos para mensuração da experiência do colaborador, entre outros.

Monitoramento

Uma das tarefas mais importantes do setor de RH é garantir que o desempenho e produtividade das equipes sejam os melhores possíveis. Isso inclui controlar as horas de entrada e saída, folhas de pagamento, demandas, entre outros aspectos. Nesse quesito, os softwares abaixo podem ajudar:

7 – Artia

softwares de rh - artia

Imagem por: Artia

O Artia oferece um kanban completo e integrado, que ajuda as equipes a organizarem suas tarefas e facilita o monitoramento de produtividade e progresso do processo produtivo. Ele também viabiliza a comunicação entre os membros de uma equipe, o que ajuda a unificar o resultado obtido e integrar os colaboradores. Outra funcionalidade útil dessa ferramenta é o apontamento de horas rápido e simplificado, que é integrado ao sistema de tarefas. Sendo assim, é possível apenas dar “play” na tarefa e o apontamento é feito automaticamente.

8 – Pontomais

softwares de rh - pontomais

Imagem por: Pontomais

A Pontomais é um sistema de ponto eletrônico que dispensa o uso de cartões e simplifica o processo de entrada e saída. Esse é um daquele softwares de RH que acompanham em tempo real a jornada de cada colaborador e também conta com funções como localizador, lembretes e banco de horas. O ponto eletrônico economiza tempo da equipe de RH na hora de fazer o fechamento e garante que os colaboradores monitorem seu tempo na empresa. A Pontomais também conta com um aplicativo mobile e permite a correção de pontos errados e abono de horas extras.

9 – Wrike

softwares de rh - wrike

Imagem por: Wrike

O software da Wrike se destaca no mercado por reunir todas as informações de projetos necessárias em um só lugar, incentivando a integração das equipes e a produtividade. Além disso é flexível, se adaptando ao modo de trabalho de qualquer equipe por meio de cartões configuráveis, interfaces intuitivas e outros elementos.
Esse sistema também é integrado com vários aplicativos externos, melhorando a unificação dos processos, e apresenta relatórios completos e simples de consultar, mostrando o necessário com um clique.

10 – Xerpa

softwares de rh - xerpa

Imagem por: Xerpa

A Xerpa é um software de RH que permite aos colaboradores adiantar ou adiar o recebimento do salário de acordo com sua necessidade. O sistema é integrado ao registro de pontos e é de fácil acesso, garantindo que a folha de pagamento não seja afetada e os gestores tenham controle dos valores. Ao implementar esse software, a Xerpa garante treinamento à equipe de RH e apoia no período de adaptação dos funcionários. Entre os benefícios trazidos com esse sistema estão a retenção de talentos, o engajamento dos colaboradores e o desenvolvimento do controle financeiro.

Clima organizacional

O clima organizacional de uma empresa abrange vários indicadores, como satisfação dos colaboradores, engajamento e até efetividade dos treinamentos. Por isso, é importante contar com ferramentas que auxiliem nesse acompanhamento do clima, para que ele seja o melhor possível, usando os seguintes softwares:

11 – SurveyMonkey

softwares de rh - surveymonkey

Imagem por: GetApp

A SurveyMonkey é uma plataforma de pesquisa empresarial que permite a obtenção de feedbacks dos colaboradores de forma rápida e personalizada. As pesquisas podem ser compartilhadas por diversas mídias e possuem várias ferramentas de personalização, garantindo que a empresa mantenha sua personalidade e consiga definir os questionários de acordo com seus objetivos.
O uso desse tipo de sistema incentiva a cultura do feedback e, consequentemente, melhora o clima organizacional. Com os indicadores de resultados oferecidos pela plataforma, é possível identificar a origem de um possível problema e reunir informações com mais agilidade.

12 – Convenia

softwares de rh - RHconvenia

Imagem por: Revista Cobertura

O sistema da Convenia divide suas funcionalidades em departamento pessoal, folha de pagamento, benefícios corporativos e clube de vantagens. Sendo assim, não só organiza e agiliza o processo de gestão de pessoas, este é um dos softwares de RH que também melhora o engajamento dos colaboradores e o clima organizacional. Uma das ferramentas mais completas no mercado, a Convenia apoia desde o processo de onboarding até questões de benefícios e suporte.

13 – Zelliz

softwares de rh - Felizz

Imagem por: Zelliz

A Zelliz é uma plataforma de engajamento que oferece aos colaboradores avaliações de satisfação anônimas ou identificadas, formando uma comunidade empresarial mais integrada. Com ela, os gestores podem acompanhar como está o clima organizacional e direcionar tempo e esforços para resolver os problemas de acordo com sua urgência.

14 – Typeform

softwares de rh - typeform

Imagem por: GetApp

A Typeform oferece modelos de pesquisas empresariais e ferramentas de customização, focando na estética e utilidade dos serviços, o que ajuda a engajar os colaboradores. Por ser simples e atrativo, o sistema pode ser usado para criar pesquisas tanto para funcionários quanto para clientes.

Ele também oferece indicadores de engajamento, que preveem o sucesso de uma pesquisa de acordo com seu design e é integrado com redes sociais e outros aplicativos que impulsionam a distribuição.

Como você pode imaginar, depois de contratar ferramentas como os softwares de RH, sua empresa nunca mais será a mesma! Se seu software de escolha for uma plataforma de desenvolvimento, tenha em mente que treinamentos exigem preparação!

Se você é um profissional de RH ou um empresário que busca melhorar o processo de contratação de funcionários, um software de recrutamento e seleção pode ser uma ótima solução para sua empresa. Com diversas opções disponíveis no mercado, é importante pesquisar e avaliar diferentes softwares para escolher o que melhor se adequa às necessidades da sua empresa.

Uma dica extra é conhecer a plataforma de recrutamento da TAQE que oferece diversos recursos exclusivos, como gamificação, match de candidatos, insights e gestão (ATS) e muitas outras

Para que tudo ocorra de acordo com o planejado, leia nosso e-book com o passo a passo para implantar práticas de treinamento e desenvolvimento na sua organização.

15 – JobConvo

O JobConvo é um software de recrutamento e seleção que facilita e agiliza o seu processo seletivo, permitindo que você faça tudo online, desde a abertura de vagas até a admissão digital dos candidatos.

Com essa plataforma, você pode criar e divulgar vagas em diversos canais, integrar com portais de currículos, aplicar testes técnicos e comportamentais personalizados, realizar entrevistas em vídeo gravadas com perguntas estruturadas, compartilhar finalistas com gestores e obter feedbacks, fazer teste fit cultural para avaliar a compatibilidade dos candidatos com a cultura da empresa e acompanhar indicadores de recrutamento para melhorar seus resultados.

Além disso, o JobConvo conta com a inteligência artificial para auxiliar na triagem e na qualificação dos candidatos, oferecendo relatórios e análises que te ajudam a escolher o candidato ideal para a sua empresa.

ebook-treinamento-e-desenvolvimento-Twygo
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!