Blog da Twygo
Gestão de Pessoas
Publicado 06/09/2022
Por TwygoEAD


A sua empresa tem enfrentado muitas entradas e saídas de pessoas? Isso é o que chamamos de alto índice de rotatividade, um fenômeno que gera muitos prejuízos para a organização. Os impactos vão desde uma piora no clima organizacional até queda na produtividade dos times. Neste texto, vamos explicar quais são os motivos por trás disso e te dar 7 dicas de como evitar a alta rotatividade na sua organização. Confira:

O que é rotatividade de funcionários?

A rotatividade de funcionários, ou turnover, indica esse fluxo de colaboradores que, por qualquer motivo, saem da empresa e depois são substituídos por novos profissionais. Ou seja, é a relação entre os desligamentos e reposições dos colaboradores de uma empresa.

Motivos que contribuem para a alta rotatividade de colaboradores

A alta rotatividade ocorre por diversos fatores, uma das causas é a diferença no perfil de cada geração de colaboradores.

No passado, na época das gerações Baby Boomer, X e Y, que são de antes dos anos 2000, as pessoas permaneciam mais tempo trabalhando na mesma empresa e as preocupações giravam mais em torno de boa remuneração e estabilidade.

No entanto, as gerações mais novas, (Geração Z em diante) são marcadas por uma nova forma de trabalhar, com novos valores. Para eles, a saúde mental, realização pessoal, flexibilidade e bom ambiente organizacional têm mais valor do que simplesmente um emprego que pague bem.

Um outro fator que contribui para a alta rotatividade é que, depois da pandemia, as pessoas têm optado por sair de organizações que não atendam suas aspirações em um âmbito mais pessoal. É o que ficou conhecido como Great Resignation, ou “Grande Debandada”.

Empresas que:

  • Possuem uma cultura tóxica;
  • Não reconhecem seus colaboradores;
  • Não investem no bem-estar físico e emocional das pessoas e
  • Não oferecem flexibilidade

Têm enfrentado e ainda enfrentarão demissões, se não mudarem este cenário.

No próximo tópico, vamos te ensinar a evitar essa situação, para que, em vez de enfrentar alto índice de rotatividade, a sua empresa seja reconhecida como uma boa marca empregadora.

Como reduzir a rotatividade de pessoas na empresa?

Invista no desenvolvimento dos colaboradores

Um dos aspectos mais importantes para os colaboradores atualmente é a realização pessoal através do trabalho.

Nesse sentido, para manter os seus colaboradores engajados na organização, é preciso deixar claro que a empresa se importa com a carreira deles e quer investir no seu futuro.

Então ofereça cursos, treinamentos e capacitações, tudo que for possível para qualificar as pessoas. Assim, você estará investindo no capital intelectual da organização, na produtividade das equipes e na competitividade do negócio.

Reconheça seus profissionais

Tão importante quanto desenvolver pessoas é reconhecer seus méritos. Um profissional dedicado pode se sentir frustrado ao perceber que o desempenho dele não é reconhecido e muito menos recompensado pelos seus superiores.

Por isso, crie programas de recompensas para colaboradores que se destacarem e instrua os líderes e gestores a elogiarem em público as boas performances. Isso também vai servir de modelo para que outros colaboradores sejam inspirados a ter um melhor desempenho.

Cuide do clima organizacional

O clima é a percepção que os colaboradores têm da empresa, como eles se sentem trabalhando ali. É preciso que as pessoas se sintam seguras, confiantes e motivadas dentro do ambiente organizacional.

Então aplique uma pesquisa de clima e descubra os aspectos a serem melhorados na sua organização.

Ofereça benefícios que gerem o bem-estar das pessoas

Se a sua empresa não oferecer qualidade de vida através dos seus benefícios, as pessoas certamente irão procurar outra organização que ofereça isso a elas.

Então mantenha a oferta de benefícios da sua empresa atualizada às necessidades dos profissionais e as tendências do mercado. Nessa matéria do portal Mundo RH, você pode conferir os 10 benefícios mais frequentes nas empresas.

Melhore o processo de recrutamento e seleção

Uma das formas de reduzir a rotatividade é também utilizando o processo de recrutamento para selecionar candidatos que tenham fit cultural com a empresa.

Para isso, é preciso ter bem claro qual é a visão, missão e valores da organização e também quais os aspectos comportamentais que ela mais valoriza em um profissional, que mais combinam com o perfil do negócio.

Crie uma cultura de feedbacks

Para que o colaborador consiga evoluir no seu crescimento profissional dentro da empresa, é preciso que exista uma pessoa acompanhando seu desempenho e oferecendo feedbacks constantemente.

Organizações que não se preocupam com isso, tem dificuldade para fazer o desenvolvimento de colaboradores e isso impacta na qualidade do trabalho feito.

Fortaleça a cultura organizacional

A cultura organizacional é o conjunto de padrões, ações e valores da organização e é por meio dela que as pessoas se sentem ou não pertencentes a empresa.

Então se você deseja manter seus colaboradores, é preciso criar um código de cultura que reflita boas práticas e bons valores, e realmente criem um bom ambiente de convivência para todos.

Enfim, essas foram as dicas para evitar que a alta rotatividade de pessoas seja uma constante na sua empresa, mas se a sua organização tem enfrentado alto índice de turnover, nós temos uma dica que pode te ajudar nisso!

Nós preparamos um webinar que te ensina a reduzir os impactos do turnover na sua equipe, mantendo a qualificação e o engajamento das pessoas! Para assistir gratuitamente, basta clicar no banner abaixo e preencher o formulário!

webinar-como-reduzir-o-impacto-do-turnover-twygo

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!