Blog da Twygo
Gestão de Pessoas
Publicado 22/09/2022
Por Gabrielly

Qual o verdadeiro papel do RH? Seria simplesmente fazer recrutamento de novos colaboradores e lembrar dos aniversários?

A área de RH tem um potencial enorme de contribuir diretamente para o sucesso, uma vez que cuida daquilo que é mais importante nas empresas: o capital humano.

Uma área de RH estratégica, portanto, é fruto de um negócio que compreendeu a importância desse setor e conta com os profissionais de RH para atrair, reter, engajar e desenvolver pessoas, proporcionando a elas a melhor experiência corporativa.

Neste texto, vamos explicar melhor quais são os pilares que definem um RH estratégico, qual a importância dele e como você pode incorporar essa visão na sua empresa. Se você estiver interessado, é só continuar a leitura!

O que é RH estratégico?

O RH estratégico é aquele que age de forma proativa em prol do atingimento dos objetivos estratégicos corporativos por meio do capital humano.

Ou seja, suas funções vão além de fazer recrutamento e seleção continuamente, mas focam em ajudar a organização como um todo a alcançar os objetivos.

Sendo assim, essa área também se preocupa com a promoção da empresa como uma employer branding, com práticas de retenção de talentos, garantia de uma boa experiência do colaborador, propagação da cultura organizacional e desenvolvimento de pessoas.

Em resumo, esse RH faz tudo o que for preciso para ser relevante no alcance dos resultados corporativos, trazendo ideias e soluções inovadoras, além de otimizar seus processos com a ajuda da tecnologia.

Como exemplo, podemos citar soluções em people analytics e plataformas de treinamento e desenvolvimento.

Diferença entre o RH tradicional e o RH estratégico 

A maior diferença entre o RH tradicional e o estratégico é que o RH estratégico é proativo e está comprometido com o alcance dos objetivos corporativos, mobilizando todos os recursos disponíveis para isso.

Já uma área mais tradicional de Recursos Humanos se preocupa apenas em “apagar incêndios”, ou seja, fazer o básico, aquilo que é operacional e mais imediato.

E veja, não que é que o RH tradicional não trabalhe em prol de certos objetivos, mas é que esses objetivos geralmente são mais imediatos e não se mostram tão relevantes a ponto de impactarem significativamente nos resultados futuros da organização.

Então, nessa comparação, vemos que uma área de RH estratégico tem metas específicas para contribuir com o sucesso da empresa e trabalha para estar sempre um passo à frente.

Isso significa tomar decisões e planejar ações que irão contribuir com o futuro da organização, o que inclui projetos à longo prazo, e o preparo para o crescimento do negócio.


Características do RH estratégico

Diante disso, podemos citar características de um RH estratégico:

  • Se prepara para o futuro da organização;
  • Usa a tecnologia para otimizar seus processos;
  • Está atualizado das mudanças no mercado;
  • Planeja ações e projetos à longo prazo;
  • Vai além de tarefas operacionais;
  • Mostra protagonismo;
  • Sugere inovações;
  • Contribui para o alcance dos objetivos organizacionais.

Importância do RH como uma área estratégica na empresa

O RH é a área responsável pelo capital humano da empresa, ou seja, as pessoas. No fim das contas, são as pessoas e suas expertises que definem o sucesso ou fracasso de uma organização. Então, se o RH estiver preocupado em melhorar a gestão desse capital, os objetivos organizacionais se tornam mais fáceis de serem alcançados.

Colaboradores engajados, satisfeitos, que promovem a empresa e tem fit com os valores da organização naturalmente irão trabalhar para atingir as metas organizacionais. Daí a importância do RH estratégico, é ele que vai analisar os objetivos corporativos e a partir disso, definir práticas que ajudem no alcance dessas propostas.

Como implantar um RH estratégico na sua organização

1) Identifique os objetivos da organização

Antes de começar a planejar as ações estratégicas do RH, é preciso pensar na estratégia geral da empresa. Quais são os objetivos da organização para os próximos 5 anos? Quais ações serão tomadas para o alcance desses objetivos?

Essas respostas são extremamente necessárias para situar o RH, a partir delas é que você poderá encaixar o setor de Recursos Humanos nesses planos.

2) Defina os objetivos do RH

Depois de entender a estratégia do negócio, você irá estabelecer as metas e objetivos específicos da área. Por exemplo: se o objetivo organizacional é aumentar a quantidade de colaboradores em 150% no próximo ano, o RH precisa trabalhar para otimizar o processo de recrutamento e seleção, além de evitar a alta rotatividade.

Então estabeleça essas metas, não se esquecendo de que elas precisam ser mensuráveis, mas sem deixarem de ser um desafio.

3) Planeje o caminho

Agora é o momento de planejar quais ações serão tomadas para alcançar esses objetivos. Lembre-se de que esse caminho precisa ser traçado com precisão e de uma forma lógica, mas não exagere ao ponto de descrever até as pequenas atividades.

Para te ajudar nisso, você pode encarar essa etapa como o planejamento de um projeto e adotar práticas de gestão de projetos como a criação de um cronograma, uso de metodologias ágeis, gestão de tarefas etc.

4) Invista em treinamentos

Por fim, é preciso treinar e desenvolver as pessoas para auxiliarem o RH a se tornar uma área estratégica. Portanto:

  • Treine as lideranças para atuarem como parceiros do RH nas equipes, contribuindo para o alcance da estratégia;
  • Treine os profissionais do RH para serem capazes de exercer suas funções de maneira estratégica;
  • Treine os colaboradores, porque os objetivos corporativos só serão alcançados com a ajuda de colaboradores bem desenvolvidos.

5) Utilize a tecnologia a seu favor

Como já pontuamos, uma das principais características do RH estratégico é que ele tem uma boa performance porque utiliza a tecnologia nos seus processos. Para conseguir isso, as HRTechs se mostram essenciais.

HRTechs são empresas especializadas em produzir soluções digitais que otimizem as atividades do setor de Recursos Humanos, para eliminar tarefas repetitivas, reduzir erros e gerar mais tempo para ser gasto com a parte estratégica da gestão de pessoas.

Então, se você deseja implantar uma área estratégica, não hesite em conseguir as melhores plataformas e ferramentas para auxiliar os profissionais de RH nas partes mais operacionais e burocráticas.

Essas dicas foram úteis? Se sim, você pode aproveitar mais essa: um guia gratuito com 10 ferramentas para você otimizar sua gestão de RH, trazendo mais eficiência e economia de tempo. Não deixe de baixar e conferir essas dicas! É só clicar no botão abaixo!

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!