Programa de treinamento e desenvolvimento

Muitas pessoas entram no mercado de trabalho somente com os conhecimentos teóricos adquiridos durante cursos técnicos ou superiores. Porém, em muitas situações isso não é o suficiente para que esses profissionais consigam exercer seus trabalhos da melhor forma. Para driblar isso, as empresas implantam um Programa de Treinamento e Desenvolvimento (T&D).

Acompanhe esse post para saber:

Boa leitura!

O que é Treinamento e Desenvolvimento (T&D)?

Treinamento e desenvolvimento é uma prática que empresas adotam para treinar e capacitar seus colaboradores. Este processo tem como principal finalidade estimular o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) nos profissionais.
Apesar de uma palavra complementar a outra, Treinamento e Desenvolvimento são duas coisas diferentes: treinamento é o processo que prepara o colaborador para executar sua função da melhor maneira possível. Já o desenvolvimento é um conjunto de práticas que ajudam a melhorar o desempenho e as habilidades do profissional a longo prazo, de modo a desenvolvê-lo como profissional.
Se você quer saber mais sobre esse assunto antes de prosseguirmos, leia nosso texto:

Muitas organizações começaram a oferecer o T&D para gerar mais oportunidades de crescimento profissional aos seus colaboradores, afim de que ele cresça dentro da empresa.

Conceito esclarecido? Agora vamos entender:

8 vantagens de ter um programa T&D

O treinamento e o desenvolvimento dentro do ambiente corporativo pode ser um aliado para atingir os objetivos estratégicos da empresa. Além disso, essa ferramenta é utilizada em muitos outros aspectos dentro da organização. Acompanhe para saber quais são:

1 – Cria um diferencial competitivo

Se a empresa investe em um programa de treinamento e desenvolvimento, significa que ela possui interesse e promove o avanço de desempenho profissional dos seus colaboradores. Isso faz com que ela garanta um diferencial competitivo no mercado, ganhando destaque ao ser comparada com outras empresas.

2 – Capacita os colaboradores

O T&D prepara e instrui os colaboradores da empresa para que eles consigam realizar melhor suas funções. Isso se dá por meio de cursos, palestras e outras metodologias. Essas formações geram novos conhecimentos e aprimoram os já existentes. Um programa de T&D desenvolve os colaboradores para que possam prever problemas e ter mais autonomia na execução de suas tarefas.

3 – Aumenta a qualidade do serviço

Com colaboradores cada vez mais desenvolvidos e treinados, menos erros são cometidos durante a realização das atividades. Isso ocorre porque os profissionais passam a ter mais clareza sobre como devem proceder.

4 – Otimiza o tempo

A equipe se torna mais ágil por possuir os conhecimentos e técnicas necessárias para a realização das atividades, por isso o tempo é melhor aproveitado e, por consequência, as tarefas são cumpridas em um tempo menor.

E-book Como implantar práticas de treinamento e desenvolvimento na sua organização

5 – Melhora o entrosamento da equipe

A partir de um programa de treinamento e desenvolvimento bem estruturado, os colaboradores ficam mais unidos. Isso acontece porque há uma troca de informações e instruções entre os próprios profissionais da organização, que reúnem esforços para auxiliar uns aos outros.

6 – Forma um clima organizacional saudável e colaborativo

Por meio de um programa de T&D a cultura da empresa pode ser transmitida aos colaboradores. Treinamentos comportamentais permitem que os profissionais saibam quais atitudes a empresa espera deles no ambiente de trabalho e isso evita conflitos e outros problemas.

Um colaborador se sente mais valorizado no ambiente corporativo quando entende a importância do seu papel dentro da organização e seus conhecimentos, habilidades e atitudes são reconhecidos pelos gestores da empresa.

Além disso, com a participação nos programas de treinamento e desenvolvimento, ele se sentirá mais qualificado para realizar suas funções e a tomar decisões pertinentes à organização. Isso tornará o ambiente mais participativo e agradável a todos os membros da empresa.

7 –  Ajuda a alcançar os objetivos estratégicos mais rapidamente

O treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é realizado pensando em melhorar o desempenho dos profissionais em suas funções e qualifica-los para que consigam alcançar os objetivos da empresa. Portanto, o T&D auxilia para que os objetivos estratégicos sejam conquistados com maior facilidade e em menor tempo.

8 – Diminui a rotatividade dos colaboradores

Um programa de T&D permite que o colaborador cresça intelectualmente e profissionalmente dentro da empresa, graças ao seu desenvolvimento pessoal. Isso ajuda a manter os colaboradores engajados e motivados, de modo a retê-los dentro da organização.

Um certo nível de rotatividade é normal dentro de qualquer empresa, mas não é interessante que ele seja muito alto. Ter que contratar, integrar e treinar novos colaboradores atrasa os processos e gera diversos prejuízos.

Sendo assim, um programa de treinamento e desenvolvimento é benéfico pois diminui a rotatividade de colaboradores promovendo seu crescimento profissional.

Como elaborar um Programa de Treinamento e Desenvolvimento

Há quatro etapas para implantação e manutenção desse programa, que vai desde a descoberta dos problemas, até a avaliação: Diagnóstico, Planejamento, Execução e Avaliação:

Programa de t&d1 – Diagnóstico

Antes de realizar qualquer tipo de treinamento, é preciso que você identifique quais são as necessidades das equipes nesse sentido. Isto é, o que precisa ser treinado e o que não precisa.

Isso ajuda a direcionar seu programa de T&D e evitar que os colaboradores passem por treinamentos relacionados a coisas que já sabem e deixem de aprender coisas que deveriam.

Para identificar os pontos de melhoria, é necessário realizar um levantamento de necessidades de treinamento para mapear as competências necessárias em cada cargo e identificar quais delas não estão presentes nos profissionais que ocupam tais funções.
Esses gaps de competências podem ser encontrados por meio de questionários, dinâmicas em grupo, pela opinião dos gestores, etc.

2 – Planejamento

Depois de encontrar os gaps de competências dos colaboradores, é hora de planejar um treinamento que contemple tais necessidades de modo a superar os problemas encontrados.

O planejamento é a fase de definir o escopo do treinamento, incluindo determinação do formado, da duração, do orçamento que será alocado para esse projeto, entre outros pontos.

O treinamento será presencial ou a distância? O instrutor será alguém da empresa ou um consultor terceirizado? Qual será o formato? (curso, workshop, palestra, etc.)

Para te ajudar a estimar um orçamento, criamos a calculadora de orçamento T&D:

Calculadora de orçamento de T&D

3 – Execução 

É a hora de colocar tudo em prática! Executar o planejamento e acompanhar o andamento do programa.

Falhas na execução podem ser resultado de falta de planejamento. Entretanto, por mais que você tenha planejado todos os detalhes, é normal que certos imprevistos venham a ocorrer.

Nesse caso, o melhor é aprender com os erros. Lembre-se, também, de acompanhar a evolução do treinamento para ajustar problemas que podem surgir ao longo da sua execução.

4 – Avaliação 

A avaliação serve para analisar todo o processo de execução para ver o que fui bem-sucedido e o que não foi. É uma etapa crucial porque, se os problemas do programa não forem detectados neste momento, eles dificilmente serão detectados depois e o seu T&D será ineficiente.

É necessário saber se os colaboradores aprenderam com o treinamento, se os resultados esperados foram atingidos e se houve retorno sobre o investimento. Para isso, utilize indicadores de satisfação, monitore a taxa de adesão, crie avaliações de desempenho, etc.

Vale lembrar que a aplicação de um programa de T&D deve ser contínua, pois a entrada de novos colaboradores e a necessidade de renovação dos conhecimentos exige isso.

Você também vai gostar de ver esses conteúdos:

O papel do EAD na indústria 4.0

Mas nem tudo são flores! Confira também algumas dificuldades que podem surgir no programa de T&D:

3 dificuldades que podem surgir no programa de treinamento e desenvolvimento

Implementar um programa de T&D na sua empresa traz incontáveis benefícios, porém há alguns detalhes que necessitam de atenção para não haver prejuízos. Abaixo listamos as 5 principais dificuldades que podem surgir em um programa de T&D:

Programa de treinamento e desenvolvimento
Organizar um programa de treinamento e desenvolvimento na nuvem é uma alternativa para driblar problemas de tempo e deslocamento de colaboradores.

1 – Relacionar o T&D às estratégias da empresa

O T&D deve estar diretamente ligado às estratégias da empresa. Como já falamos anteriormente, o T&D é um programa que necessita de investimentos, portanto se o que for ensinado não tiver relação com o que a empresa deseja, dificilmente os objetivos serão alcançados e o investimento não trará os resultados que foram planejados no início.

2 – Avaliar e medir resultados

Alguns gestores não acompanham os resultados dessa inovação dentro da empresa. É importante que haja um monitoramento da evolução dos funcionários, tanto na realização das suas funções quanto em seu desenvolvimento profissional geral.

Medir o crescimento da organização e analisar quais foram os ganhos que o programa de treinamento e desenvolvimento trouxe é fundamental, por isso preste muita atenção na etapa de avaliação.

3 – Tempo e deslocamento dos colaboradores

Outra dificuldade que pode surgir é a logística do deslocamento dos colaboradores até os locais de treinamento e ter que conciliar sua jornada de trabalho com os horários para participarem do programa de T&D.

Para evitar esse problema, as empresas podem adotar estratégias para driblar tempo e deslocamento físico, como manter um programa de treinamento e desenvolvimento na nuvem, com a ajuda de uma Plataforma EAD.

Conclusão

Um programa de treinamento e desenvolvimento auxilia a empresa a fazer uma ponte entre sua visão de futuro e o capital humano que ela tem disponível para atingi-la.


O Twygo, nossa Plataforma EAD, é a sua oportunidade de montar um programa de T&D na nuvem e disponibilizar diversos conteúdos para os seus colaboradores. Entre em contato com a gente! Vai ser um prazer ajudar o seu negócio.

Plataforma EAD para Educação Corporativa saiba mais v02

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *