Blog da Twygo
Gestão de Pessoas
Publicado 10/09/2019
Por Andreia

O plano de desenvolvimento individual (PDI) é um guia para capacitar colaboradores de acordo com seus objetivos profissionais e necessidades da empresa.

Através do plano de desenvolvimento individual, é possível aplicar treinamentos e monitorar resultados para atingir as metas estabelecidas.

Você pode aproveitar para baixar nosso canvas de PDI gratuito e acompanhar durante o texto!

O que é o plano de desenvolvimento individual (PDI)?

Um plano de desenvolvimento individual (PDI) é um roteiro para estimular e monitorar o processo de evolução de um colaborador como profissional e indivíduo, focando em objetivos específicos.

Originalmente os PDIs eram criados pelos colaboradores em um processo individual. Atualmente, no entanto, os PDIs são usados pelas equipes de RH para fazer a gestão de pessoas.

Por meio da implantação de PDIs, a empresa pode alinhar as aspirações de carreira dos colaboradores com as necessidades de negócio. Desse modo, ambos são beneficiados: o colaborador cresce como profissional e pessoa, enquanto a organização capacita a equipe e melhora o seu desempenho.

Como elaborar um plano de desenvolvimento individual (PDI)

Há várias formas de estruturar um PDI: você pode montar uma tabela, preencher um canvas, usar um software que ofereça essa funcionalidade e por aí vai. .

Independentemente da ferramenta, é essencial incluir os seguintes itens no plano de desenvolvimento dos seus colaboradores:
elementos para elaborar um pdi

Histórico

Antes de montar um plano de desenvolvimento, é necessário entender a trajetória de cada colaborador. Por isso, é fundamental incluir uma seção com o histórico resumido de cada profissional.

Aqui vale incluir:

  • Nome,
  • Data de admissão,
  • Setor,
  • Cargo atual e cargos anteriores (ocupados dentro da empresa),
  • Síntese da formação acadêmica e experiências profissionais,
  • Principais atribuições e responsabilidades.

Visão de futuro

A visão de futuro resume, em poucas linhas, onde o colaborador se enxerga daqui a alguns anos dentro da empresa.

Essa expectativa de crescimento e desenvolvimento deve ser construída junto com o gestor. Isso garante que os objetivos individuais do colaborador estejam alinhados aos objetivos estratégicos da empresa, criando sinergia.

É importante que seja possível transformar a visão em metas e objetivos claros, por exemplo: assumir o cargo de supervisor de vendas.

Competências 

No PDI, vale também incluir uma síntese dos conhecimentos, habilidades e atitudes que o profissional possui. 

Além disso, é preciso apontar os gaps de competências, isto é, listar novas competências que precisam ser desenvolvidas ou competências existentes que precisam ser melhoradas.

Você pode optar por dar notas para as competências que o colaborador já possui e indicar qual nota ele deve alcançar. 

Por exemplo, se a habilidade de comunicação do colaborador é nota 5, porém é esperado que ele alcance a nota 7, você consegue dimensionar o tamanho do gap e entender o que precisa ser feito para alcançar a meta. 

Atenção: tome cuidado para não planejar grandes saltos. Planeje ações alcançáveis e revise o PDI com frequência. 

Cronograma 

Uma vez identificados os pontos que precisam melhorados, o próximo passo é montar um cronograma com:

  • As ações de curto, médio e longo prazo, que serão feitas para atingir a visão de futuro;  
  • Os prazos de cada ação; 
  • Os indicadores de sucesso de cada ação; 
  • Os recursos necessários e os custos envolvidos. 

Para exemplificar, montamos uma tabela com dados fictícios:

plano-de-desenvolvimento-individual

É importante validar o PDI com os líderes e observar se os custos estão dentro do orçamento da empresa

Depois de feito o PDI, a empresa tem o importante papel de atuar como mentora de seus colaboradores, guiando e aconselhando-os durante o processo. Veja mais a seguir.

Como aplicar o plano de desenvolvimento individual (PDI)

Para utilizar essa ferramenta de forma eficiente no crescimento dos colaboradores, os gestores e a equipe de RH devem seguir determinados passos:  

como aplicar um PDI

Com o acompanhamento atencioso das lideranças, os colaboradores se sentem amparados no seu processo de desenvolvimento e as chances de evoluírem se tornam muito maiores. A implantação do PDI também traz outros diversos benefícios, como veremos a seguir.

Os benefícios de executar um plano de desenvolvimento individual

Retenção de talentos

Possibilitar o crescimento pessoal de um colaborador gera  gratidão e engajamento. A pessoa na qual você investiu tempo e dinheiro se sentirá valorizada e vai querer ficar na empresa.

Assim, a organização retém mais e mais colaboradores capacitados e que se destacam, agregando valor e aumentando a qualidade das entregas, além de diminuir a rotatividade.

Quer entender mais sobre como encontrar, monitorar e reter os talentos na sua empresa? Se sim, confira o nosso e-book gratuito no banner abaixo!

Autoconhecimento 

Logo na criação do plano de desenvolvimento individual, o colaborador precisa refletir sobre seus pontos fortes e pontos de melhoria. 

Pessoas que entendem seus limites e qualidades são valiosas em uma empresa, pois ao invés de negarem ter defeitos para impressionar a equipe de RH, sabem em quais pontos precisam evoluir e vão trabalhar para isso. Empresas não procuram pessoas perfeitas, mas sim pessoas dispostas a melhorar.

Twygo-teste-gratis

Destaque no mercado

Com a implantação dos planos de desenvolvimento individuais, os colaboradores não adquirem apenas as  competências técnicas  exigidas por suas funções, mas também  soft skills, como:

  • Confiança,
  • Atitude,
  • Liderança,
  • Entre muitas outras.
Isso ocorre porque, ao analisar os PDIs, os gestores podem prever quais treinamentos mais estimulam as  competências comportamentais  de um colaborador. Ter uma equipe com esse tipo de competência traz vários benefícios, como o significativo aumento do desempenho da empresa e crescimento da  competitividade  em relação à forte concorrência do mercado.

Aumento da motivação

Os colaboradores capacitados terão mais facilidade em executar suas funções, o que lhes proporcionam mais confiança e tranquilidade. Isso contribui para a formação de um  clima organizacional  melhor.

Além de aumentarem seu próprio desempenho, esses colaboradores serão capazes de ajudar sua equipe, guiando-os por processos mais complicados, inspirando as pessoas ao redor e integrando novos colaboradores.

Dica extra: monte um PDI de forma fácil e rápida 

Agora que você já sabe a importância do PDI para o desenvolvimento dos seus colaboradores e da sua empresa, não deixe de colocar em prática! Para te ajudar nisso, preparamos um canvas com todas as informações necessárias para um PDI completo e eficiente. 

Clique no banner e baixe gratuitamente! 

ferramenta-canva-plano-de-desenvolvimento-individual-pdi-Twygo

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!