Plano Anual de Treinamento: o que é e como elaborar o seu

Receba nossas novidades

Ao enviar você está aceitando os termos da nossa política de privacidade

Plano de treinamento anual - PAT

Você sabe que precisa treinar os colaboradores para ter uma empresa competitiva e de sucesso, mas a questão que ninguém te conta é como planejar esses treinamentos. Como definir quais equipes serão capacitadas ao longo do ano? Como ajustar as demandas ao orçamento disponível?

Você pode fazer isso através de um Plano Anual de Treinamento, que organiza e facilita a aplicação das capacitações.

Se você quiser descobrir o que é esse plano e como fazer um, continue a leitura, pois além das dicas para montar o seu PAT, vamos disponibilizar um material gratuito que, com certeza, vai te ajudar nesse planejamento. Aproveite o conteúdo!

O que é plano anual de treinamento?

O Plano Anual de Treinamento (PAT) é o planejamento das atividades de capacitação dos colaboradores durante todo o ano e serve para organizar os treinamentos e facilitar sua execução.

O PAT é essencial para que a área de gestão de pessoas consiga dar conta de desenvolver as pessoas e equipes necessárias, priorizando as demandas e se adaptando ao orçamento disponível.

No Plano Anual de Treinamento são definidos os seguintes aspectos dos treinamentos:

  • Necessidades;
  • Objetivos;
  • Público-alvo;
  • Orçamento;
  • Duração;
  • Formato;
  • Indicadores.

Ou seja, é uma ferramenta utilizada para conseguir estruturar os treinamentos e detalhar o passo a passo para aplica-los. Porém, ela só fará sentido, se a empresa entender a importância da educação corporativa e do Treinamento e Desenvolvimento para o futuro da organização.

Por que investir na elaboração de um Plano Anual de Treinamentos?

Muitas empresas têm a mentalidade de que os treinamentos são necessários apenas quando a pessoa entra na organização, durante a integração.

Mas o valor do treinamento e desenvolvimento é justamente que acontece de forma recorrente ao longo de toda a jornada do colaborador na empresa, desenvolvendo-o em competências úteis para a performance do negócio.

Por isso falamos em planejamento anual, uma vez que o RH precisa traçar planos de desenvolvimento a longo prazo, visando os objetivos organizacionais futuros através do capital intelectual das pessoas.

Além disso, o Planejamento Anual traz diversas vantagens, como:

  • Percepção, por parte dos colaboradores, de que a empresa está comprometida a desenvolvê-los;
  • Melhor noção dos custos das capacitações;
  • Melhor alocação dos recursos nos treinamentos;
  • Mais qualidade para os treinamentos, por conta do planejamento com antecedência;
  • Previsibilidade nas capacitações das pessoas;
  • Melhor gestão do tempo da área de gestão de pessoas;
  • Organização financeira dos projetos de treinamento;
  • Ajuda a desenvolver competências faltantes nas equipes visando longo prazo.

Como elaborar um Plano Anual de Treinamento?

Descubra as necessidades de treinamento

Para começar a planejar os treinamentos, você precisa saber quais as necessidades de desenvolvimento da empresa, sempre levando em consideração aonde o negócio quer chegar.

Um recurso muito útil nesse momento é o LNT, Levantamento das Necessidades de Treinamento, que é um conjunto de práticas feitas para descobrir quais competências precisam ser desenvolvidas e em quais colaboradores. Essa ferramenta possui 4 etapas:

  1. Diagnóstico organizacional;
  2. Mapeamento de competências necessárias;
  3. Mapeamento das competências existentes;
  4. Identificação das necessidades de treinamento.

Existem diversas ferramentas para te ajudar a definir as necessidades das capacitações, como a avaliação de desempenho e os questionários, então se você quiser aprender mais sobre essa prática, confira nosso post sobre LNT!

Priorize as demandas

Depois de entender as necessidades de treinamento, é preciso dividi-los por prioridade, porque não dá para fazer todos os treinamentos de uma só vez. Aqui a ideia é saber quais competências o negócio está precisando mais urgentemente e priorizar essas demandas.

Digamos que a equipe do financeiro e a equipe de marketing precisam de treinamentos específicos, quem treinar primeiro?

Depende, por exemplo: se faz parte dos objetivos da empresa que o setor de marketing cresça e tenha profissionais mais especializados dentro do time, faz mais sentido elaborar um plano de treinamento para essa área primeiro e ao longo do ano partir para as demais.

Estabeleça objetivos

Um treinamento sempre tem que levar a algum lugar, o colaborador precisa ter aprendido algo, seja no aspecto técnico ou comportamental. Isso é necessário para que você não fique perdido na hora de montar os conteúdos e consiga visualizar o retorno que esse treinamento trouxe.

Então estabeleça objetivos que o colaborador deve ter alcançado após a capacitação, e lembre-se que a ideia é ser direto. Por exemplo: em um treinamento de liderança, o colaborador deve conseguir gerenciar demandas, entre outras coisas.

Conheça o público-alvo

Quem serão os colaboradores treinados? Qual o setor? Qual o perfil de aprendizagem deles? Essas informações são importantíssimas na hora de montar a estratégia de treinamento.

Dependendo do público, o treinamento precisará ser feito presencialmente, ou então não haverá necessidade de um instrutor de fora, tudo vai variar de acordo com os objetivos e o público.

Então analise os colaboradores que serão desenvolvidos para descobrir essas respostas.

Escolha o formato, conteúdo e duração

A partir do perfil definido, é hora de tratar dos aspectos técnicos dos treinamentos.

Você precisará escolher se a ocasião pede um treinamento online ou presencial, se há necessidade de contratar instrutores externos ou se é possível utilizar o conhecimento dos próprios colaboradores. Aqui vão 7 perguntas que podem te ajudar nisso:

Perguntas para planejar conteúdos de treinamento

Trabalhe com o orçamento

O orçamento é uma questão crucial na hora de montar os treinamentos, por que ele influencia na escolha do formato da capacitação, nas ferramentas, instrutores e até a quantidade de pessoas e equipes a serem treinadas.

Então aqui vão 2 dicas importantes:

  1. Calcule bem os custos dos treinamentos: Antes de apresentar o plano para a diretoria, se certifique de que todos os itens que impactam no custo sejam levados em consideração.
  2. Conheça formas de reduzir os custos: Economizar é sempre bom, ainda mais quando estamos falando de um contexto empresarial. Portanto, por mais que você tenha um planejamento ideal de treinamento na cabeça, é importante saber de práticas que diminuem os gastos sem tirar a qualidade das capacitações. Alguns exemplos: utilização de plataforma EAD e multiplicadores internos.

Você pode conferir mais sobre essas duas dicas no nosso post sobre como calcular o custo de treinamento! Lá te ensinamos também dicas para reduzir os gastos, não deixe de ler!

Elabore formas de medir os resultados dos treinamentos

Avaliar os resultados é importante para calcular o ROI e avaliar a eficácia dos treinamentos. Então busque formas de mensurar os resultados da capacitação, em números, assim, quando o treinamento acabar, fica mais fácil descobrir qual foi o retorno financeiro que a empresa obteve a partir disso.

Confira como calcular o ROI de treinamento nesse post!

Plano de treinamento na prática, como aplicar?

Uma vez que você tem o planejamento anual pronto e aprovado é só seguir o passo a passo da aplicação de um treinamento normal e acompanhar os resultados.

Isso envolve:

  • Orientar as lideranças para que incentivem os colaboradores a realizar os treinamentos e atuem como parceiros do RH acompanhando as capacitações e analisando resultados;
  • Acompanhar indicadores de treinamento para ter controle de adesão, aproveitamento e reação dos participantes;
  • Pedir feedbacks para melhorar continuamente a oferta de treinamentos corporativos;
  • Revisar o plano anual constantemente de acordo com as demandas da organização.

Falamos que ao final do texto iria ter uma super dica, né? É um canvas de planejamento de treinamento, um documento completo que você pode baixar e utilizar para organizar todos os treinamentos do ano!

Ele vai te poupar tempo durante o planejamento, te ajudar a definir as prioridades e alinhar os resultados com a equipe. Não deixe de aproveitar essa dica, é só clicar no banner abaixo e fazer o download gratuitamente!

Planejamento de treinamento canvas

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Contact us
Hide Buttons