Blog da Twygo
Universidade Corporativa
Publicado 24/05/2022
Por TwygoEAD

Costumamos associar pedagogia com o ambiente escolar, não é? No entanto, as empresas estão olhando para esse profissional como um colaborador valioso para alcançar objetivos estratégicos e aumentar a competitividade do negócio.

Quer saber por quê? Então acompanhe esse texto para entender o que é a pedagogia empresarial, como ela contribui para o sucesso das empresas e quais as vantagens que ela traz. Aproveite a leitura!

 

 

O que é pedagogia empresarial?

Pedagogia empresarial é o entendimento do processo de aprendizado aplicado ao ambiente empresarial para orientar os colaboradores no seu desenvolvimento profissional. Mas por quê? Bem, a pedagogia é uma área de estudos que busca entender como se dão os processos de aprendizagem humanos, e procura métodos para potencializar esse aprendizado, em qualquer idade.

É comum encontrarmos os pedagogos trabalhando em escolas, principalmente no aprendizado infantil, mas a verdade é que o ser humano aprende em todas as fases da vida.

E como as empresas têm valorizado o desenvolvimento dos seus colaboradores como uma estratégia para desenvolver a organização a pedagogia tem oportunidade de trabalhar na aprendizagem corporativa, potencializando o trabalho das pessoas.

Por isso, a pedagogia empresarial é uma área específica do ambiente corporativo, que foca nas melhores práticas para estimular os colaboradores na busca pelo conhecimento e desenvolvimento profissional através da educação corporativa e aprendizagem contínua.

O pedagogo empresarial faz isso por meio da proposição de soluções adequadas de aprendizagem para o perfil de cada colaborador, estimulando o compartilhamento do conhecimento e orientando o desenvolvimento de cada colaborador traçando um caminho de aprendizagem.

Quer saber mais como a pedagogia empresarial atua dentro das organizações? Acompanhe o próximo tópico.

 

Onde atua a pedagogia empresarial?

Diferentemente do ensino escolar, no qual os objetivos de aprendizagem são mais teóricos, a pedagogia empresarial tem o foco no conhecimento teórico aplicado na prática, para desenvolver pessoas e assim, desenvolver a organização.

Ou seja, é um trabalho de aprimoramento constante, no qual todo conhecimento deve ser útil e contribuir com o perfil e os objetivos específicos da empresa. Nesse sentido, ele atua bem próximo a gestão de pessoas, sendo um parceiro do RH em muitas ações.

O pedagogo empresarial apoia e orienta os processos de criação de treinamentos, avaliações de desempenho, ajuda no desenvolvimento da carreira dos colaboradores e contribui com a melhora do clima organizacional.

No próximo tópico, vamos listar como a pedagogia empresarial contribui nas suas diversas possibilidades de atuação. Siga a leitura para saber mais!

 

Em quais áreas a pedagogia empresarial atua na organização?

Áreas de atuação da pedagogia empresarial

Educação corporativa

A educação corporativa é um conjunto de práticas que uma empresa adota para promover a formação continuada dos colaboradores. Esse conceito abrange o desenvolvimento de competências e habilidades específicas do perfil da organização, além da gestão do conhecimento.

Nesse sentido, o pedagogo empresarial pode atuar orientando as melhores práticas de ensino-aprendizagem para que o colaborador consiga compartilhar seu conhecimento com os colegas, além de ajudar a identificar as competências essenciais da empresa.

Treinamentos

Nos treinamentos, a pedagogia empresarial tem uma atuação bem completa. Esse profissional identifica as necessidades de treinamento dos colaboradores, ou seja, quais competências precisam ser desenvolvidas.

Além disso, ajuda a definir quais são os perfis de aprendizagem dos participantes do treinamento, para propor modelos de ensino adequados para cada pessoa e orientar o processo geral de criação do treinamento, como os tipos de materiais utilizados e os instrutores.

ebook-guia-de-treinamento-por-perfil-comportamental

Desenvolvimento dos colaboradores

No momento de desenvolvimento pessoal do colaborador, o pedagogo empresarial pode ser útil analisando as competências que a pessoa precisa adquirir para alcançar seus objetivos na carreira e crescer na empresa.

Desenvolvimento organizacional

Aqui, a pedagogia empresarial pode ser responsável pelo planejamento de várias estratégias organizacionais que visam o desenvolvimento dos colaboradores.

Saiba mais sobre esse conceito lendo o post sobre Desenvolvimento Organizacional!

Avaliações de desempenho

O pedagogo empresarial também tem um papel importantíssimo nas avaliações de desempenho dos colaboradores. Ele acompanha os resultados das avaliações, identifica gaps de competências, propõe soluções de acordo com as necessidades de cada área e os objetivos de desenvolvimento da empresa.

Depois de entender como em quais situações esse profissional pode contribuir, vamos listar abaixo as principais vantagens que a pedagogia empresarial traz para as empresas. Continue lendo!

Vantagens da pedagogia empresarial

Benefícios da pedagogia empresarial

1. Gera engajamento

Quando o colaborador sabe que a empresa valoriza seu trabalho e deseja desenvolvê-lo cada vez mais, ele se sente engajado por ter oportunidades de desenvolvimento na carreira e isso tudo retorna como motivação para dar o seu melhor no trabalho diário.

Aprenda a engajar colaboradores nos treinamentos corporativos com esse post!

2. Aumenta a capacidade de resolver problemas

A pedagogia empresarial proporciona o aprendizado em diversas áreas de forma didática e com metodologia, a fim de que o conhecimento contribua para o crescimento do negócio. Nesse sentido, os colaboradores terão mais domínio de suas áreas de atuação e poderão propor inovações e soluções que aumentem a competitividade da empresa.

3. Aumenta a produtividade

Um colaborador que possui muito conhecimento e consegue colocá-lo em prática rapidamente, sempre cumprindo datas e prazos, é um colaborador produtivo. É isso que a pedagogia empresarial proporciona, maneiras eficazes de aplicar o conhecimento e com isso, melhorar a qualidade do trabalho, e a capacidade de produção do colaborador.

4. Melhora o clima organizacional

Com o compartilhamento constante de conhecimento e informação, e o alinhamento constante do trabalho através dos treinamentos, a comunicação entre as pessoas se torna mais fácil, porque as equipes estão alinhadas.

Sendo assim, diminuem as refações de trabalhos, os feedbacks negativos e a má qualidade das entregas. E isso tudo gera um clima organizacional mais confortável e amigável entre os colaboradores.

E aí, você já conhecia a pedagogia empresarial e todos os benefícios que ela traz para o desenvolvimento das empresas? Se quiser conhecer mais tendências que impactam o mundo da gestão de pessoas e das empresas, você não pode deixar de assinar a Twygo News!

A Twygo News é a nossa newsletter quinzenal que traz todos os destaques do mês sobre as áreas de Rh e gestão de pessoas. Nós trazemos notícias sobre as mudanças que a área está enfrentando, os novos paradigmas e curiosidades sobre o setor. Receba gratuitamente:

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!