Como implantar uma universidade corporativa

Uma pesquisa organizada pela consultoria Deloitte revelou que de 2014 a 2016 houve um aumento de 14% no número de empresas que adotaram a Universidade Corporativa (UC). Isso mostra que o mundo empresarial está bem antenado nas tendências que podem melhorar o desempenho de seus colaboradores e o convívio entre as equipes. Você quer se juntar a esse grupo? Acompanhe nosso texto para saber como implantar uma Universidade Corporativa.

Como implantar uma Universidade Corporativa em 5 passos

1. Orçamento

Esse é um aspecto que precisa ser observado antes de qualquer movimento na sua empresa! Há alguns recursos que precisam ser investidos para o início de uma Universidade Corporativa: alocação de espaço físico, contratação de profissionais e compra de materiais (Datashow, quadros, mesas e muito mais) e o tamanho do seu orçamento é que vai definir a dimensão desses investimentos.

Calculadora de orçamento de T&D

2. Espaço físico

É importante lembrar que uma Universidade Corporativa oferece cursos constantemente, por isso ela precisa de um local físico para existir. Esse espaço pode ser dentro da sua própria empresa ou em algum lugar externo, mas é importante que ela tenha as condições básicas para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça.

3. Contratações ou realocações de funcionários

Talvez você precise fazer algumas contratações, afinal, alguém precisa fazer a gestão da UC, a curadoria dos cursos e a organização das turmas. No entanto, você também pode realocar alguns funcionários para atenderem essas demandas, isso é interessante porque eles já têm experiência e conhecem a sua empresa.

É interessante que essas pessoas sejam organizadas a tempo de também participem do processo de planejamento da sua UC!

4. Mediadores de aprendizagem

Também chamados de facilitadores ou professores, são aqueles que vão propiciar o desenvolvimento do seu colaborador. Você pode contar com profissionais externos ou pode pedir que seus próprios funcionários atendam essas turmas.

5. Organizar turmas

Entenda quais demandas precisam ser atendidas e estruture seus cursos. Convoque seus colaboradores e determine com eles qual seria o melhor horário para que esses cursos aconteçam e pronto, sua UC estará implantada!

Leia também  Universidade Corporativa: o Guia Completo

Entendemos que a implantação de uma Universidade Corporativa não é difícil, mas também não é tão simples assim, certo? Nesse sentido, algumas empresas têm adotado o método de ensino a distância porque ele garante alguns benefícios que podem facilitar o processo de implantação da UC.

E-book Universidade Corporativa CTA

Como implantar uma Universidade Corporativa a distância (em apenas 3 passos)

1. Orçamento

A Universidade Corporativa presencial necessita de um grande orçamento para atender a todas as suas necessidades, mas a UC a distância é mais simples porque, se tudo vai acontecer online, você não precisa alocar um espaço físico para fazer o seu curso acontecer, nem comprar materiais caros.

É claro que, mesmo que a UC seja a distância, é preciso contar com uma equipe que organize os cursos e disponibilize conteúdos, mas o trabalho se torna bem mais fácil.

2. Plataforma EAD

Essa é a chave para a implantação de uma Universidade Corporativa a distância. É dentro de uma Plataforma EAD que tudo vai acontecer. Para escolher uma boa Plataforma é preciso verificar se ela tem algumas funcionalidades que acreditamos ser muito importantes: personalização da página e da URL, controle do desempenho dos alunos, grade com todos os cursos e possibilidade de hospedar vários tipos de conteúdos diferentes.

3. Gestão dos conteúdos

Mesmo que a implantação de uma Universidade Corporativa a distância pareça simples, não basta apenas colocar os conteúdos na Plataforma e esperar que tudo aconteça automaticamente. Para implantar uma UC é preciso planejar uma o que será aprendido pelo colaborador.

Muitas empresas pecam em fazer um acúmulo de conteúdos sem fazer uma higienização do que está na plataforma de tempos em tempos. Por isso, é importante certificar-se de que a sua equipe que vai cuidar desses conteúdos.

Agora que você já sabe quais os passos para implantar uma Universidade Corporativa EAD, confira nosso webinar Como capacitar times de marketing e vendas usando uma Plataforma EAD. Nele nós contamos uma história real de sucesso sobre como uma plataforma EAD ajudou uma empresa de serviços a capacitar suas equipes de marketing e vendas. Bom vídeo!

Leia também  Como fazer Desenvolvimento de Competências em uma empresa?

[Webinar] Como capacitar times de marketing e vendas usando uma Plataforma EAD – Case Euax Consulting

Baixar material rico - Fundo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *