Implantação de Universidade Corporativa: passo a passo completo para fazer sem erros!

Receba nossas novidades

Ao enviar você está aceitando os termos da nossa política de privacidade

Como implantar uma universidade corporativa

Uma pesquisa organizada pela consultoria Deloitte revelou que de 2014 a 2016 houve um aumento de 14% no número de empresas que adotaram a Universidade Corporativa (UC). Isso mostra que o mundo empresarial está bem antenado nas tendências que podem melhorar o desempenho de seus colaboradores e o convívio entre as equipes. Você quer se juntar a esse grupo? Acompanhe nosso texto e aprenda de uma vez por todas como fazer a implantação de uma Universidade Corporativa passo a passo!

O que é Universidade Corporativa?

A Universidade Corporativa pode ser definida como uma instituição de ensino que fica dentro de uma organização, e tem como objetivo formar colaboradores mais eficientes para atuarem no presente e no futuro da empresa.

Também conhecida como universidade empresarial, além de promover o aprendizado pontual, a universidade corporativa também atende outras necessidades organizacionais, como formação continuada, pesquisa interna, desenvolvimento de competências, entre outras. Para saber tudo sobre o tema, leia nosso guia completo da universidade corporativa.

Agora que você já sabe o conceito, vamos para o que interessa: como montar uma universidade corporativa!

Implantação de Universidade Corporativa passo a passo

1. Conheça o cenário da empresa

Antes de tudo, é preciso entender o contexto atual da organização, estudar as demandas da empresa e elencar os principais motivos para criar uma universidade corporativa.

Por isso, é importante reunir uma equipe multidisciplinar para analisar as demandas dos setores, as estratégias da empresa e as possibilidades de aumentar a eficiência e acelerar as metas por meio de cursos e formações.

Além disso, questões orçamentais precisam ser bem estudadas, afinal, ninguém quer jogar dinheiro fora.

Existem alguns recursos que precisam ser investidos para o início de uma universidade corporativa: alocação de espaço físico, contratação de profissionais e compra de materiais (Datashow, quadros, mesas e muito mais). Então, faça um bom planejamento do orçamento, já que o tamanho dele é que vai definir a dimensão desses investimentos.

Calculadora de orçamento de T&D

2. Planeje e desenvolva a estrutura

Na segunda etapa, é preciso entender como a universidade corporativa vai funcionar.

Portanto, faça um planejamento dos cursos que serão ofertados, qual será o tipo de formato, se vão ser terceirizados ou desenvolvidos pela empresa. Em cursos internos, defina quem serão os instrutores, quem ficará com a parte de produção de conteúdo, etc.

Não esqueça que uma das partes mais importantes da universidade corporativa é a acessibilidade! Ou seja, pense em conteúdos criativos e didáticos, que sejam bastante visuais e de fácil compreensão. Assim, as chances de garantir uma boa experiência para todos os colaboradores é alta, até mesmo para os que não têm muito conhecimento com os meios digitais.

3. Escolha a melhor plataforma EAD que atenda todas as necessidades

O terceiro passo é uma das escolhas mais importantes: escolher a melhor plataforma EAD. É através de uma plataforma LMS (Learning Management System) que você poderá implantar a universidade corporativa, onde os cursos ficarão hospedados e os treinamentos online poderão ser feitos.

Para saber se você está tomando a decisão correta na hora de escolher a plataforma, veja se ela atende os seguintes requisitos:

  • Fácil entendimento e usabilidade da plataforma;
  • Suporte aos colaboradores;
  • Dashboard de indicadores para acompanhamento de desempenho dos alunos;
  • Interface personalizável;
  • Emissão de certificados;
  • Possibilidade de hospedar vários tipos de cursos;
  • Aceita diferentes formatos de conteúdo (vídeos, PowerPoint, questionários).

4. Crie os conteúdos

Depois de escolher uma plataforma, chegou a hora de construir os conteúdos que serão disponibilizados virtualmente.

Como estruturar conteúdos para Universidade Corporativa

Na maioria das vezes, os próprios colaboradores ajudam a criar os conteúdos. Os líderes podem ficar com as partes mais técnicas e avançadas e os colaboradores que estão ali a mais tempo podem ensinar os processos para os que acabaram de entrar na empresa, por exemplo.

Não importa qual for o tema dos conteúdos, eles precisam ter qualidade acima de tudo! Então, é preciso investir um pouco de tempo nesse processo, para garantir, após a conclusão de algum material, que o nível de especialização da equipe aumente, e assim, atingir maior retenção dos colaboradores, motivação e produtividade.

Kit Como fazer videoaulas incríveis

5. Engaje os colaboradores

Na última etapa, sua universidade corporativa estará pronta para ir ao ar. Mas, de nada adianta montar uma universidade corporativa se os colaboradores nem estão sabendo disso, certo?

Por isso, é importante divulgar para os colaboradores e incentivar eles a consumirem os conteúdos. Você pode planejar uma campanha interna informativa para engajar os funcionários com foco na importância do investimento em desenvolvimento, no crescimento entre a empresa e o colaborador e nos valores compartilhados.

Para visualizar melhor todas essas informações, criamos esse mini guia da universidade corporativa para te ajudar:

implantação de universidade corporativa passo a passo

Implantar uma universidade corporativa não é uma tarefa muito fácil, mas também não é impossível.

Seguindo nossas dicas, com certeza sua empresa estará preparada para implantar uma universidade corporativa. Se você quer aprender mais sobre o tema, baixe gratuitamente nosso e-book O Guia completo da Universidade Corporativa, é só clicar no banner abaixo!

E-book Universidade Corporativa CTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Contact us
Hide Buttons