Blog da Twygo
Tecnologias e Ensino
Publicado 26/06/2018
Por eNotas

O mercado de cursos online cresce a pleno vapor em nosso país. Dessa forma, é possível encontrar várias oportunidades para aumentar as vendas e atrair novos clientes. Contudo, um empreendedor digital que almeja melhores resultados deve estar preparado.

Muitos profissionais acabam cometendo erros simples, mas que atrapalham o desempenho do negócio. Pensando nisso, este post vai ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o assunto, mostrando as principais falhas que devem ser evitadas em sua rotina de trabalho. Confira:

Erros que um empreendedor digital deve evitar

Não planejar

O que uma viagem de férias para a Europa tem em comum com o sucesso de um negócio digital? Essa comparação parece estranha, mas os dois exemplos têm uma semelhança: precisam de muito planejamento. Quem não toma esse cuidado não encontra as passagens nos preços que deseja ou não alcança as suas metas.

Portanto, é essencial planejar tudo o que você deseja realizar. Primeiramente, defina o seu objetivo. Defina o ponto de partida e aonde você quer chegar. A partir disso, estude o mercado e descubra as oportunidades existentes. E muito importante: não deixe de analisar os concorrentes também.

Com essas informações em mãos, construa um plano de ação e comece a implementá-lo quanto antes. E não pense que o trabalho acaba por aí: nunca deixe de monitorar resultados e não hesite em tomar atitudes ao encontrar algum problema ou imprevisto.

Desconhecer o seu público

Um empreendedor de sucesso que não conhece o seu público tem grandes chances de fracasso. Isso acontece porque o conteúdo produzido precisa ser voltado às necessidades dos clientes.

De nada adianta, por exemplo, fazer um curso de gestão de projetos para pessoas que estão interessadas em marketing de conteúdo. Por isso, analise muito bem quem são as suas personas e monte uma solução adequada às suas vontades.

Um empreendedor digital pode ter dificuldades no momento inicial, mas as respostas de alguns questionamentos podem ajudá-lo:

• quem é o seu potencial consumidor?
• o que ele deseja?
• como a sua solução pode resolver os problemas dele?
• quais hobbies ele tem?
• quais são os principais veículos de comunicação utilizados por ele?

A partir disso, você pode basear as suas decisões em informações concretas. Tenha em mente que o estudo do público-alvo deve ser constante. Portanto, sempre realize pesquisas com os seus clientes e mantenha-se atualizado.

Desistir na primeira dificuldade

Gigantes do mercado como a Google e a Microsoft surgiram de ideias simples. Porém, o sucesso não foi alcançado do dia para noite. Os seus criadores investiram muito tempo e dedicação nessa trajetória. Independentemente do ramo de atuação, todos enfrentaram dificuldades para crescer.

À medida que o tempo passa, empresas quebram, soluções se tornam obsoletas e novos conhecimentos surgem no mercado. Apesar disso, um empreendedor digital deve manter-se firme em seus princípios e fazer de tudo para se adaptar.

Por mais que você cometa falhas, nunca desista no primeiro obstáculo. Aproveite o momento para analisar o seu posicionamento atual, a fim de encontrar pontos que devam ser melhorados.

Você consegue encontrar histórias de empreendedores que fracassaram várias vezes antes de alcançarem o sucesso com uma rápida pesquisa na internet. Utilize-as para motivá-lo e aprenda com os erros dos outros também.

Não utilizar novas tecnologias

Os avanços tecnológicos mudaram a forma como as pessoas interagem umas com as outras, não é mesmo? Atualmente, é possível entrar em contato com um parente distante em apenas alguns segundos.

Além disso, existem ferramentas de ensino a distância e emissão automática de notas fiscais, que melhoram o desempenho de um empreendedor digital porque facilitam a sua rotina.

Ainda no exemplo da plataforma a distância, você consegue criar cursos com as suas principais especialidades e vendê-los para consumidores em nosso país e ao redor do mundo. Ademais, é possível fazer a gestão completa de alunos e participantes, analisando matrículas, históricos e notas.

Já a emissão automática de notas fiscais eletrônicas elimina várias situações que podem gerar dor de cabeça. Como cada prefeitura tem características e sistemas diferentes, você pode se confundir, por isso tome cuidado.

Quem a emite manualmente pode informar dados errados ou deixar de considerar algum imposto. Com isso, surgem problemas fiscais, financeiros e judiciais. Todas essas questões podem tirar noites de sono de um empreendedor digital.

Muitos empreendedores não sabem que existem vários tipos de nota fiscal também. E isso acaba gerando grandes confusões. Por isso, veja quais são eles abaixo:

Ou seja, não perca mais tempo: utilize solução tecnológica para automatizar processos em seu trabalho e fuja de imprevistos.

Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre os principais erros cometidos por um empreendedor digital. A obtenção de resultados positivos exige muito esforço e dedicação, portanto, siga as dicas acima e veja como é possível evitar situações problemáticas em sua gestão.

Quer aprender ainda mais? Basta continuar com a gente e descubra como gerar mais lucro para a sua empresa vendendo cursos online!

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!