O que é SCORM

O universo do ensino EAD é repleto de funcionalidades e termos que podem ser confusos para algumas pessoas. Na hora de escolher uma plataforma LMS, palavras como SCORM surgem e deixam algumas dúvidas. Bem, estamos aqui para explicar direitinho o que é SCORM e qual é a sua importância e utilidade.

Antes de prosseguir, se você ainda tem alguma dúvida sobre o que é uma Plataforma LMS, confira nosso post sobre o que é e como utilizar uma Plataforma LMS.

Acompanhe o nosso texto para esclarecer tudo sobre SCORM!

O que é SCORM?

SCORM é um conjunto de padrões e especificações que visam garantir um padrão na construção de conteúdos EAD e sua comunicação com a plataforma LMS.

Trata-se de um padrão de comunicação informacional que possibilita a transferência de dados entre plataformas de ensino. Basicamente, ele permite que cursos e alunos sejam transferidos de uma plataforma para outra.

A evolução do ensino online fez surgir uma grande procura e oferta de cursos nessa modalidade. Esse movimento resultou em um aumento na variedade de softwares utilizados para criar e disponibilizar cursos online, as chamadas Plataformas LMS.

Uma plataforma LMS é um software voltado para criar, organizar e gerenciar cursos e treinamentos online. Trata-se de uma sigla em inglês para Learning Management System, que significa Sistema de Gestão de Aprendizagem.

Pensando nisso, houve a necessidade de estabelecer um modelo para que diferentes plataformas LMS pudessem trocar dados de forma compatível: e é aí que surge o SCORM, uma forma de estabelecer comunicação entre essas diferentes plataformas.

SCORM é a sigla para Shareable Content Object Reference Model, que significa Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável.

Há softwares que fazem esse trabalho de criar e converter arquivos neste formato, assim como plataformas LMS que permitem exportar e importar cursos nesse formato.

Agora que você já sabe o que é SCORM, deve estar se perguntando como ele surgiu. Acompanhe o próximo tópico para entender!

Como surgiu o SCORM?

O SCORM foi desenvolvido em 1999 pela ADL (Advanced Distributed Learning) a pedido do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que queria um padrão para compartilhamento de conteúdo oficial pela internet. O objetivo era criar cursos preparatórios para o exército americano e aplicá-los digitalmente.

Nessa época, a migração de conteúdo de uma plataforma para outra ainda era muito difícil. A solução foi criar um padrão técnico a ser seguido na hora de criar plataformas LMS, para que pudesse haver uma comunicação entre elas. Esse padrão é o SCORM.

A primeira versão do SCORM foi lançada em 2000 (SCORM 1.0). Desde então, quatro versões diferentes já foram disponibilizadas. Hoje em dia a mais usada e suportada nas plataformas LMS é a versão 2004.

Há muitos mitos e dúvidas envolvendo o que é SCORM, por isso é comum que as pessoas tenham questionamentos sobre ele. Vamos esclarecer todos eles nesse post.

Como o SCORM funciona na prática?

scorm-como-funciona

Imagine que você oferece um curso de Gestão Financeira em uma plataforma LMS, mas você não está satisfeito com os serviços e decide migrar para outro sistema. É aí que o SCORM entra em ação: você pode utilizá-lo para transferir seu curso de uma plataforma para outra, sem correr o risco de perder nenhuma informação.

O padrão SCORM age transferindo diversas informações, como: resultados de avaliações, dados de alunos e frequência. Assim, os seus alunos não são prejudicados com a mudança de plataforma.

Entretanto, para que isso seja possível, é necessário que ambas as plataformas possuam suporte ao SCORM. A primeira precisa ser capaz de exportar os cursos nesse formato, e a outra deve ser capaz de carregar os cursos exportados para dentro de seu sistema.

Logo, para que você possa utilizar o SCORM, ambas as plataformas LMS utilizadas no processo precisam ter sido desenvolvidas com suporte a essa funcionalidade.

Na transferência, o SCORM agrupa todas as informações em um pacote, o chamado pacote SCORM, que você pode salvar e fazer upload como um pacote .zip normal.

Como qualquer outra ferramenta para a web, o SCORM possui suas vantagens e desvantagens. Entenda quais são:

Vantagens do SCORM

Listamos abaixo as principais vantagens do SCORM, para você entender a importância de escolher uma Plataforma LMS que comporte esse padrão:

Segurança na hora de trocar de Plataforma LMS

Muitas pessoas escolhem Plataformas LMS que não oferecem bons serviços, mas hesitam em trocar por ser muito trabalhoso transferir os cursos e dados dos participantes de um lugar para o outro.

O SCORM possibilita que isso seja feito com rapidez e facilidade, sem que você corra o risco de ter deixado alguma coisa para trás.

Possibilidade de reutilizar conteúdos

Com o SCORM você pode reutilizar conteúdos para dar início a novos cursos em novas plataformas, sem ter o trabalho de criar novos cursos do zero. Basta colocar tudo em um pacote SCORM!

Popularidade

O SCORM está se popularizando cada vez mais, o que significa que está cada vez mais fácil encontrar LMS que suportam esse tipo de exportação de dados.

Durabilidade

O SCORM garante independência a quem o utilizar, já que os conteúdos e informações sobre alunos estarão sempre a salvo, sem depender da plataforma em que os materiais estão hospedados.

Transparência na comunicação

O SCORM garante transparência na comunicação, pois não haverá qualquer tipo de falha entre a transferência de dados dos seus alunos.

Devo escolher uma plataforma LMS pensando apenas no Scorm?

Apesar de exportar a maioria das informações que o instrutor precisa, o SCORM ainda não permite a exportação de bate-papos ou fóruns de discussão, então para essas informações ainda é preciso fazer backup manual.

Isso porque esse padrão foi criado há muito tempo. Conforme novas funcionalidades foram sendo criadas nas plataformas LMS, o SCORM ficou para trás em sua capacidade de transportar esses novos dados.

Por isso, é importante que uma plataforma LMS seja capaz de exportar cursos em SCORM, mas também possua outras funcionalidades importantes, como:

  • Painéis de indicadores: por meio dos quais seja possível fazer o acompanhamento de desempenho dos alunos (ou colaboradores, no caso de treinamentos corporativos) e dos cursos;
  • Fóruns: por onde os alunos ou colaboradores possam tirar dúvidas e conversar com instrutores;
  • Gamificação: para motivar e tornar o aprendizado mais descontraído;
  • Alta personalização: para que o ambiente de aprendizado atenda às necessidades da sua organização e transmita os atributos da sua marca;
  • Entre outros recursos.

Também é preciso pensar que nem todas as plataformas LMS têm uma equipe de suporte disponível para auxiliar o usuário a lidar com esse formato, o que pode causar certa estranheza em quem nunca se deparou com esse formato.


É claro que, assim como o SCORM, há vários outros padrões de compartilhamento de conteúdo no e-learning, mas ele é, de longe, o mais usado e popular. Por isso hoje em dia é fundamental que a Plataforma LMS de sua escolha comporte esse tipo de padrão.

O Twygo, nossa plataforma EAD, suporta a exportação de arquivos SCORM e muitos outros recursos, como painéis de indicadores, fóruns, gamificação, capacidade de personalização, e muito mais!

Clique na imagem abaixo e conheça mais funcionalidades do Twygo:

Plataforma EAD para Cursos Online saiba mais v02

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *