O que é LMS

A preocupação com a capacitação dos funcionários tem crescido bastante ultimamente, visto que ela pode solucionar vários problemas dentro das organizações. Mas junto com a necessidade de capacitar os funcionários surgem as dúvidas: Como se dará essa capacitação? Em que horário? Onde? Quanto custará, e será que o investimento vai valer a pena? A resposta para essas perguntas pode estar em um LMS: sistema de gestão de aprendizagem que utiliza recursos tecnológicos para organizar cursos e treinamentos online. Acompanhe nosso texto para entender completamente o que é LMS.

Você vai ver:

Afinal, o que é LMS?

LMS é uma sigla em inglês para Learning Management System, que significa em Sistema de Gestão de Aprendizagem. Na prática, LMS é um software voltado para criar, organizar e gerenciar cursos e treinamentos online. Tanto as pessoas que buscam por plataformas para vender seus cursos quanto as que procuram plataformas que suportem treinamentos para sua empresa encontram no LMS uma ótima solução.

Como o LMS é baseado na tecnologia na nuvem, é comum oferecer diversos recursos de aprendizagem e gestão de aprendizagem que não são encontrados no ensino presencial. Além disso, o uso de sistemas de gestão de aprendizagem online pode reduzir o tempo e o custo necessários para a capacitação dos funcionários, o que é bom para a empresa e para a equipe.

Continue lendo e saiba tudo que um LMS pode oferecer e quais as vantagens de utiliza-lo.

Características comuns de um LMS

Existem hoje no mercado diferentes propostas de LMS, mas entre elas há algumas características praticamente universais.

Em geral, o LMS permite a criação de listas de espera, inscrições automáticas e controle sobre os processos de registro dos alunos nos cursos oferecidos. O responsável pelo LMS pode ter total controle do conteúdo ministrado nos cursos e da maneira como ele é reproduzido aos usuários. E os usuários, por sua vez, geralmente têm à disposição recursos de interação como mensagens instantâneas, e-mail e até mesmo fóruns de discussão.

A internet é muito importante para o LMS porque possibilita a automatização das avaliações de compreensão – a resposta dos questionários com perguntas fechadas é computada instantaneamente. Assim, o usuário pode ter acesso às questões que errou e acertou logo no após o momento da avaliação, e o instrutor pode acompanhar o desempenho da turma, identificar as questões com maior índice de erro, etc.

Outro recurso interessante que o LMS oferece é a emissão rápida dos certificados de conclusão. Logo que o usuário completa a trilha de aprendizagem, o LMS disponibiliza um certificado personalizado com o nome da pessoa, do curso que foi concluído e a instituição que o promoveu.

Saiba mais sobre as trilhas de aprendizagem!

Diferença entre os cursos presenciais e os cursos em LMS

Muitos dos recursos disponibilizados em um LMS são viáveis graças a integração entre o gestor e o aluno, mediada pela internet. Na educação presencial, essas funcionalidades não são tão práticas e dinâmicas quanto em um LMS.

Por exemplo: a avaliação de compreensão na educação presencial é corrigida pelo professor manualmente, e ele não tem um mecanismo para mensurar o índice de acertos e erros das questões. Os alunos têm que esperar pelo menos um dia para saberem se estão certos ou errados, e quando recebem os resultados, já não têm mais disposição para trabalharem nos seus erros como deveriam.

“Quando sente que tem autonomia no seu processo de aprendizagem, o aluno sente-se mais motivado para continuar aprendendo”

Essa era mais ou menos a ideia do psicólogo da Universidade de Harvard B.F. Skinner. Ele criou nos anos 1950 um dispositivo chamado “máquina de ensinar”. A ideia dessa máquina era que o aluno respondesse perguntas objetivas e soubesse instantaneamente se acertou ou errou. Desse jeito, as respostas certas deixariam o aluno mais satisfeito e motivado, e as respostas erradas possibilitariam que ele estudasse mais e tentasse de novo, até acertar.

A lógica da aprendizagem num LMS é muito semelhante à de Skinner, principalmente porque nas avaliações de compreensão online o aluno tem mais de uma tentativa de resposta. Como mencionamos, os alunos têm um feedback rápido e assim podem seguir para a próxima atividade.

Concluindo: a diferença entre um curso feito em LMS e um curso presencial é que o LMS impulsiona a execução de algumas funções que os cursos presenciais não podem fazer, ou fazem de maneira reduzida, facilitando o processo de gestão da aprendizagem e da aquisição do conhecimento.

Por que o LMS é uma boa ideia para ambientes corporativos?

Além das funcionalidades que apresentamos, os LMS destinados a contextos corporativos têm algumas vantagens especiais.

O primeiro deles é a integração com os sistemas de RH. O LMS possibilita uma gestão completa do perfil profissional dos colaboradores, permitindo atribuir trilhas de aprendizagem para que os profissionais alcancem as competências desejadas.

Além disso, o LMS é uma alternativa que reduz custos de deslocamento, infraestrutura e contratação de pessoal especializado. Ora, se o usuário puder acessar os cursos em qualquer lugar que tenha internet, poderá acessa-los em seu ambiente de trabalho. Como os conteúdos são passados através de materiais prontos, a necessidade de um tutor ou professor é mínima.

O papel do EAD na indústria 4.0

Tipos de LMS

Para ajudar a entender de forma completa o que é um LMS, precisamos entender algumas especificações técnicas que esses sistemas podem ter.

A primeira diz respeito à instalação ou não do programa no servidor do usuário. Quando o LMS é instalado (hospedado), além de você ter que instalar o software no seu servidor, deve ter uma equipe de TI para fazer a manutenção e se dispor a pagar taxas de configuração. Para solucionar esses problemas, surgiram os LMS no modelo SaaS (Software as a Service) – ou seja, hospedados na nuvem – que custam muito menos do que os instalados. Nesse modelo, os custos de configuração não são altos e a manutenção é reduzida, já que o próprio fornecedor é encarregado das atualizações.

O Twygo é uma plataforma EAD baseada na web e mantida na nuvem. Conheça mais sobre as nossas funcionalidades.

Twygo Plataforma EAD

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *