Gestão do Conhecimento: o que é, benefícios e como fazer

Receba nossas novidades

Ao enviar você está aceitando os termos da nossa política de privacidade

Gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento é uma prática essencial para as empresas que desejam ser competitivas e bem-sucedidas no mercado.

Afinal, com a velocidade de mudança nas tendências e hábitos das pessoas, os conhecimentos se tornam obsoletos com rapidez e se você não estiver preparado, será deixado para trás.

Nesse caso, gerenciar o conhecimento é desenvolver o aspecto que diferencia as empresas: as pessoas. É a partir dessa prática que o conhecimento poderá ser utilizado de forma estratégica e aumentar o desempenho do negócio.

Neste post, vamos te explicar o que é, a importância e como implementar a gestão do conhecimento na sua empresa. Acompanhe:

O que é Gestão do Conhecimento?

A gestão do conhecimento é um conjunto de práticas que visam garantir que o conhecimento dos colaboradores seja realmente aplicado no dia a dia da empresa para aumentar a performance e competitividade do negócio.

Isso envolve a adoção de diversas iniciativas para promover, compartilhar e utilizar devidamente esse conhecimento.

Mas, para entender melhor a gestão, é preciso primeiro entendermos o conceito de conhecimento.

Diferente de fatos (dados puros da realidade), ou informação (conjuntos de dados que constroem sentido), o conhecimento é quando você é capaz de utilizar essas informações para chegar em uma conclusão e agir a partir disso.

Por exemplo: o setor de vendas tem possui a quantidade de produtos vendidos em um mês, isso é um dado. Então, eles acompanham durante um ano esses dados e percebem que o produto tem sido vendido cada vez menos ao longo do tempo, isso é informação.

Nesse contexto, o conhecimento é quando a empresa utiliza essa informação de baixas vendas do produto para chegar a conclusão do porquê disso e como solucionar esse problema.

Então temos que o conhecimento é expertise do ser humano de conseguir perceber as situações, entender os problemas e criar soluções a partir disso. É o que constitui o capital humano e intelectual da organização.

Nesse sentido, a gestão do conhecimento é necessária para organizar e aumentar esse capital na empresa, mantendo os colaboradores preparados para contribuir positivamente com a organização.

Para que serve a gestão do conhecimento?

Agora que você já entendeu a importância do conhecimento para a estratégia da empresa, fica fácil perceber porque a gestão do conhecimento precisa ser implementada.

Afinal, tudo gira em torno de garantir que o conhecimento está sendo absorvido pelas pessoas e aplicado na evolução da organização.

Nesse sentido, a gestão do conhecimento serve para gerenciar da melhor forma os seguintes aspectos:

Obtenção do conhecimento

Por meio de quais cursos, treinamentos, palestras e workshops o conhecimento será levado aos colaboradores.

Também é necessário pensar em quais assuntos precisam ser abordados, de quais conhecimentos a empresa necessita nesse momento.

Compartilhamento do conhecimento

A gestão também é responsável por garantir que o conhecimento chegará às pessoas que precisam dele.

Por exemplo: o gestor de uma equipe de marketing participou de um evento e descobriu novas tendências na área.

A gestão do conhecimento é que vai criar meios para que isso seja compartilhado com todos na equipe, para que esse capital não fique restrito a uma só pessoa, passando a ser ativo de toda a empresa.

Incentivo ao uso do conhecimento

A gestão do conhecimento também serve para incentivar as pessoas a utilizarem o conhecimento para gerar inovações e mudanças positivas no trabalho.

Resumindo: a gestão do conhecimento não pode ser vista como um diferencial, e sim como um item obrigatório e estratégico para empresas que desejam se manterem competitivas.

Como gestão do conhecimento se relaciona com treinamento e desenvolvimento?

Treinamento e desenvolvimento é uma prática de curto e longo prazo para capacitar os colaboradores na organização.

O objetivo é desenvolver competências, que são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que fazem um profissional preparado para desempenhar determinada função.

Nesse sentido, a gestão do conhecimento entra como um dos pilares dessa prática, atuando no gerenciamento da parte técnica das competências (o conhecimento e habilidades).

Por isso quando falamos em desenvolver pessoas na organização, também estamos falando de um trabalho de gerenciamento do conhecimento.

Benefícios de fazer gestão do conhecimento

1.  Cria vantagem competitiva

Criar vantagem competitiva é um dos principais objetivos estratégicos das organizações e isso é possível quando há investimento no desenvolvimento do capital humano através da gestão do conhecimento.

Isso porque, no final das contas, são os colaboradores que sustentam os processos e contribuem para melhorá-los, e quanto mais qualificados eles estiverem, melhores serão os resultados da empresa.

Com a gestão do conhecimento, os profissionais podem ser nivelados em um patamar avançado de conhecimento, o que irá influenciar positivamente os resultados.

2.  Enriquece o capital humano

O capital humano é uma junção de várias áreas de desenvolvimento, envolvendo competências, habilidades, experiências e informações necessárias à execução de atividades específicas. É o diferencial das empresas.

Por meio da gestão do conhecimento, é possível oferecer a cada colaborador a oportunidade de se desenvolver enquanto peça fundamental para o sucesso da organização.

3.  Fortalece o capital intelectual

Provavelmente, você já ouviu alguém falando que sorte é quando a preparação encontra uma oportunidade.

No ambiente organizacional, essa preparação significa contar com um capital intelectual bem desenvolvido, pronto para responder aos desafios.

Dessa forma, para poder reagir às mudanças do mercado e aproveitar as oportunidades de crescimento, é preciso que a organização conte com conhecimentos e experiências que a habilitem para isso.

4.  Evita dependências em processos

Infelizmente, é muito comum vermos situações em que um colaborador é especialista em uma determinada tarefa, e é o único que sabe realizá-la. Nesses casos, todos ficam reféns desse conhecimento centralizado.

Quando não há gestão do conhecimento, uma empresa facilmente perde produtividade e perde também seus rumos toda a vez que algum colaborador específico não se encontra disponível. Por outro lado, quando se tem essa prática, esse problema desaparece.

Mas afinal, como colocar a gestão do conhecimento em prática em uma organização?

Como fazer gestão do conhecimento

Primeiramente, precisamos falar um pouco sobre conhecimento tácito e conhecimento explícito.

  • Conhecimento tácito: aquele que alguns colaboradores sabem, geralmente aprenderam com a prática, e está presente de forma inerente ao trabalho. Mas não está registrado em nenhum documento.
  • Conhecimento explícito: aquele que está presente nas normas e nos manuais, e é facilmente acessado por qualquer colaborador, pois é formalizado em algum ambiente online ou offline.

Esses dois conceitos são imprescindíveis para entendermos como o conhecimento deve circular dentro da organização. A seguir, vamos a sequência de aplicação da gestão do conhecimento:

1.   Identificação

O primeiro passo é identificar a situação atual da organização em relação ao conhecimento e como ele é gerenciado. Para isso você pode buscar responder algumas perguntas como:

  • Quais conhecimentos a organização precisa para se tornar mais competitiva?
  • Quais conhecimentos são necessários ser desenvolvidos em cada equipe?
  • Como a organização promove o conhecimento?
  • A cultura organizacional promove a aprendizagem contínua?
  • A cultura favorece e incentiva o compartilhamento dos conhecimentos?
  • Aonde esse conhecimento está armazenado e organizado?

2.   Planejamento

Em seguida, é necessário pensar em como será feita a aquisição, compartilhamento e aplicação dos conhecimentos. Levando em conta também os dois tipos de conhecimentos que explicamos aqui, podemos propor ações como:

Socializar o conhecimento tácito

Aqui os colaboradores irão construir colaborativamente o conhecimento. Sendo assim, aquela expertise do dia a dia será compartilhada entre as pessoas para que todos incorporem essas noções no seu dia a dia.

Promover treinamentos e trilhas de aprendizagem

Já quando falamos do conhecimento explícito, aquele que fica registrado, podemos propor capacitações e trilhas de aprendizado para desenvolvê-lo nas pessoas.

É importante se atentar também para o local em que ficarão armazenados esses treinamentos, uma boa opção é utilizar uma plataforma EAD para treinamentos.

Incentivar o compartilhamento entre os colaboradores

Aqui entramos no aspecto da cultura. Algumas propostas de incentivo ao compartilhamento do conhecimento podem ser oferecer bonificações para os colaboradores que se destacarem no aprendizado, incentivar por meio do exemplo que as pessoas deem repasses de treinamentos e cursos.

3. Prática

Nessa etapa, você irá colocar as iniciativas planejadas no item anterior em prática. Basicamente é monitorar para que as ações sejam internalizadas no dia a dia dos colaboradores e acompanhar os resultados da gestão do conhecimento.

A importância da Universidade Corporativa para a Gestão do Conhecimento

A universidade corporativa é o ambiente de ensino dentro da empresa que capacita os colaboradores para atuarem no presente e no futuro do negócio, tudo a ver com gestão do conhecimento, não é?

Ela é uma estrutura maior na qual é possível ter capacitação e desenvolvimento contínuos para os colaboradores.

Isso significa que eles estarão frequentemente em contato com novos conhecimentos e poderão compartilhá-los para que esse conhecimento se transforme em inovação e competitividade.

Acreditamos que a Universidade Corporativa é a chave para o desenvolvimento de colaboradores nas organizações. Não deixe de aprender mais sobre o tema com o nosso e-book completo sobre Universidade Corporativa e desenvolva todo o potencial de seus colaboradores!

E-book Universidade Corporativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Contact us
Hide Buttons