Blog da Twygo
Gestão de Pessoas
Publicado 12/09/2018
Por Kátia

Muitas empresas definem objetivos estratégicos sem se preocupar se seus colaboradores possuem as competências necessárias para atingi-los. Mas se você pensar bem, isso é loucura! Afinal, uma empresa é composta por pessoas e são elas que, quando estão no seu desempenho máximo, levam a empresa a atingir a alta performance.

Por isso é tão importante realizar uma gestão de competências: prática que ajuda a desenvolver nos colaboradores as competências necessárias para os propósitos empresariais.

Quer saber mais o que a gestão, os benefícios dessa prática e como fazer na sua organização? Então, siga a leitura!

O que são competências?

As Competências podem ser definidas como um conjunto de habilidades, conhecimento e ações que caracterizam as habilidades de uma pessoa para cumprir certa atividade.

“Competência é a capacidade de uma pessoa de gerar resultados dentro dos objetivos organizacionais” — Neize Deluiz.

Alguns exemplos de competências são:

  • Motivação;
  • Equilíbrio emocional;
  • Criatividade;
  • Pensamento crítico;
  • Atitudes de inovação;
  • Trabalho em equipe;
  • Liderança;
  • Proatividade;
  • Organização.

O que é gestão de competências?

Gestão de competências é uma área da gestão de pessoas que tem como objetivo administrar e gerir os conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores da empresa.

É através dessa gestão que os profissionais serão estimulados a desenvolverem suas técnicas e conhecimentos junto com a empresa. Dessa maneira, eles podem ajudar a organização a alcançar seus objetivos estratégicos.

Essa gestão geralmente é realizada pelo gerente de RH, que identifica e mapeia todas as competências que existem dentro da organização e identifica os gaps entre as competências desejadas e as já existentes.

Gestão de competências e Gestão por competência

A gestão por competência é a maneira de gerenciar os colaboradores. Por exemplo: imagine que um profissional precisa ter 10 competências para assumir um cargo em uma organização, mas dessas 10 ele só possui 7. Sendo assim, ele precisará de treinamento, a fim de desenvolver essas demais habilidades que ele ainda não tem.

Na gestão por competências, é realizada a gestão de competências. Na prática, as duas são quase a mesma coisa, mas entende-se que a gestão por competências é o modo de se gerenciar, enquanto a gestão de competências é o que é feito.

6 benefícios da gestão de competências

Além de auxiliar a empresa a alcançar o planejamento estratégico, ela ainda traz uma série de benefícios para a organização. Confira 6 deles a seguir:

Benefícios da gestão de competências

1. O ambiente se torna mais colaborativo

Com o incentivo do desenvolvimento, os profissionais começam a fazer uma troca de conhecimentos, ou seja, passam a transmitir seus conhecimentos uns para os outros.

Essa prática cria um ambiente mais dinâmico e participativo dentro da organização.

2. A empresa passa a ser um local de incentivo profissional

A organização passa a ser um local de incentivo de crescimento e desenvolvimento profissional a todos os colaboradores.

Os profissionais buscarão dentro da própria empresa meios de adquirir mais conhecimentos e desenvolver suas habilidades, tornando esse um diferencial da empresa no mercado.

3. O profissional se sente mais valorizado

A gestão de competências estimula o desenvolvimento individual e profissional das pessoas e elas sentem que seu potencial e trabalho são valorizados pelos gestores.

4. Diminui a rotatividade de colaboradores

Com a gestão de competências, o colaborador adquire as competências necessárias para executar sua função e contribuir com a organização, diminuindo as chances de ser desligado ou de pedir demissão.

A diminuição dessa rotatividade (turnover) também contribui para a redução de gastos, já que cada contratação de um novo profissional gera despesas para empresa.

5. Otimiza o tempo e eleva os índices de produtividade

Se o funcionário receber os treinamentos necessários para desenvolver suas competências, ele conseguirá executar suas tarefas com mais facilidade. Em função disso, o tempo é melhor aproveitado, aumentando a produtividade.

6. Aumenta a superação de metas

Quanto mais treinados e desenvolvidos forem os colaboradores, mais competências eles terão para ajudar a organização a atingir e superar as metas estabelecidas no planejamento estratégico.

Como fazer gestão de competências?

Introduzir a gestão de competências dentro de uma organização pode mudar muito de uma empresa para outra, dependendo da cultura organizacional e de como o gerente de RH executa essa operação.

No geral podemos dividir em quatro passos genéricos que precisam ser seguidos:

Como fazer gestão de competências

1) Análise de perfil empresarial

Para começar é preciso realizar reuniões e fazer análises para descobrir qual é o perfil da sua empresa, quais competências ela precisa para alcançar o sucesso esperado e que passarão a ser um diferencial para ela.

2) Mapeamento de competências

Depois que as análises forem feitas, é hora de verificar separadamente cada cargo que existe na empresa e mapear os conhecimentos, habilidades e atitudes que cada um deles exige.

3) Desenvolvimento de competências

O próximo passo para fazer gestão de competências é desenvolver as competências dos colaboradores da empresa com treinamentos, programas de ensino, palestras, entre outras soluções que serão capazes de potencializar as competências de cada um.

É válido lembrar que, depois do mapeamento, quando forem realizadas novas contratações, é imprescindível que seja avaliado se o candidato possui as competências exigidas e necessárias para o cargo pretendido. Por isso, nesse processo é muito importante que aconteça a gestão de talentos.

4) Monitoramento

O quarto e último passo é o monitoramento do processo. O gestor deve verificar se os colaboradores estão sendo desenvolvidos e acompanhar o progresso de cada membro da equipe, além de enxergar quais as dificuldades de cada um para tentar melhorá-las.

Com a gestão de competências, você é capaz de distribuir melhor as pessoas dentro da empresa e garantir com que elas desenvolvam as habilidades necessárias para ocupar determinada posição.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então leia nosso e-book completo de gestão de competências. Com ele você irá aprender mais detalhadamente os principais tipos de competências e mais dicas para aplicar essa gestão na sua empresa. Clique abaixo e baixe gratuitamente!

Gestão por competências
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!