Blog da Twygo
Universidade Corporativa
Publicado 02/07/2023
Por Kátia

Se você já trabalha com treinamentos corporativos há um tempo, é provável que já tenha ouvido falar de gamificação, mas você sabe o que é isso exatamente?

Já adiantamos que não, não é oferecer videogames ou jogos de tabuleiro aos colaboradores, na verdade, quando usado da maneira correta, gamificação é a técnica que vai garantir:

  • Maior engajamento dos colaboradores;
  • Mais eficácia dos treinamentos corporativos;
  • Aumento da motivação para desenvolver novas habilidades.

Ficou curioso para saber como essa técnica funciona e como implantar na sua empresa? Então confere este post até o final e aproveita todas as nossas dicas. Vamos começar entendendo o que é gamificação:

O que é gamificação?

Gamificação é o uso de técnicas de jogos, em contextos diferentes. Sistema de pontos, por exemplo, é uma forma de gamificação. Essas técnicas, na prática, garantem mais engajamento e facilitam a mensuração de resultados.

Podemos dizer que sem a gamificação, os treinamentos corporativos seriam muito mias cinza, e a empresa não teria metade dos benefícios que uma boa gamificação proporciona. Não acredita? Então confira as vantagens de aplicar gamificação na sua empresa:

Vantagens de aplicar gamificação na sua empresa 

vantagens de aplicar gamificação

Maior engajamento 

A gamificação promove mais interação e diversão em um ambiente profissional na medida certa. Por isso, utilizá-la nos seus treinamentos corporativos aumenta o engajamento, afinal nada é pior do que preparar um treinamento ou palestra importante e não conseguir o público  

Treinamentos corporativos mais eficazes 

O ser humano é competitivo por natureza, ninguém quer perder ou ficar em segundo lugar. É assim nos esportes, na vida pessoal e é assim no mercado de trabalho.  

Os recursos de gamificação ajudam a explorar isso de forma saudável, por exemplo com um sistema de pontuação para quem realizar mais treinamentos com direito a ranking, pódio e premiação.  

Diferencial competitivo 

Uma empresa que aplica técnicas de gamificação constrói um diferencial competitivo sobre as concorrentes. Isso serve tanto porque os colaboradores trabalham com mais afinco, o que eleva os resultados, quanto para melhorar a imagem da marca. 

Mas essas vantagens só poderão ser desfrutadas por você e sua empresa se você utilizar os recursos de gamificação adequados, se você precisa de alguns insights, não deixe de conferir nosso infográfico clicando no banner abaixo:

Infográfico dicas e possibilidades para aplicar gamificação em treinamentos

Exemplos de recursos de gamificação 

Ferramentas de interação 

Talvez você já tenha ouvido falar do Kahoot, e até já tenha utilizado para participar de um dos nossos webinars, mas se não conhece: o Kahoot é uma das plataformas de gamificação mais conhecidas e utilizadas. 

Na prática, ele é utilizado para criar teste de múltipla escolha, com ranking de quem acertou mais respostas. A ferramenta é útil para garantir atenção dos colaboradores, por exemplo.  

Jogos corporativos 

A vantagem dos jogos corporativos é que proporcionam um ambiente mais descontraído, sem perder o profissionalismo, inclusive você não precisa fugira da temática com a qual o time está envolvido. 

Imagine, por exemplo, um quiz sobre programação (organizado por você e pelo líder da equipe), com direito a cuso pago pela empresa como premiação. Além de motivar a equipe, ainda por cima sai com um colaborar mais capacitado, ou seja: só benefícios! 

Plataforma EAD 

Centralizar os conteúdos, elaborar trilhas de aprendizado e acompanhar o andamento e desempenho de todos os colaboradores nos treinamentos é humanamente impossível, por isso existem as plataformas EAD para treinamentos, que possibilitam: 

  • Criar novos conteúdos; 
  • Disponibilizar para a empresa inteira ou para departamentos específicos; 
  • Mensurar os resultados; 
  • Gerar certificados; 
  • Utilizar e ampliar recursos de gamificação. 

Elementos da gamificação

A gamificação utiliza elementos comuns dos jogos em contextos que não são originalmente voltados para o entretenimento, com o objetivo de engajar, motivar e incentivar a participação das pessoas em determinadas atividades ou processos. Alguns dos principais recursos da gamificação incluem:

Pontuação e rankings

Atribuição de pontos ou classificação dos participantes com base em seu desempenho ou conquistas. Isso pode estimular a competição saudável e criar um senso de progresso.

Metas e objetivos claros

Definição de metas específicas e desafiadoras que os participantes devem alcançar. Essas metas podem ser divididas em níveis ou etapas para manter o interesse e proporcionar um senso de realização.

Recompensas e reforços positivos

Oferta de recompensas tangíveis ou virtuais, como insígnias, troféus, desbloqueio de conteúdo adicional ou acesso a privilégios exclusivos, como forma de reconhecer o progresso e motivar os participantes.

Feedback imediato

Fornecimento de feedback contínuo e imediato sobre as ações e o desempenho dos participantes, permitindo que eles façam ajustes e melhorem seu desempenho.

Desafios e missões

Introdução de tarefas ou desafios específicos que os participantes devem superar. Essas missões podem envolver a resolução de problemas, a conclusão de atividades ou a conquista de objetivos específicos.

Narrativa e contexto

Incorporação de uma história ou contexto envolvente para tornar as atividades mais interessantes e imersivas. Uma narrativa envolvente pode criar um senso de propósito e conexão emocional com as tarefas.

Cooperação e colaboração

Incentivo à interação e colaboração entre os participantes, seja por meio de competições em equipe, conquistas compartilhadas ou atividades colaborativas.

Personalização e customização

Permitir que os participantes personalizem seus avatares, interfaces ou experiências de acordo com suas preferências individuais, proporcionando uma sensação de propriedade e identificação.

Com esses recursos, sua empresa logo vai se tornar referência quando o assunto for gamificação. Mas para isso é necessário implementar esses recursos, não é mesmo? Então, como fazer isso? 

Como implementar gamificação na sua empresa em 4 passos 

gamificacao-como-aplicar

1. Mapeie as necessidades para criar um plano

Antes de iniciar qualquer tipo de programa de treinamento, é necessário mapear as necessidades da empresa. Você precisa saber qual é o objetivo para gamificar os treinamentos do jeito certo.

Por exemplo: se objetivo é incentivar a criatividade, o ideal são desafios que exijam ideias criativas. Agora, se a ideia é incentivar o trabalho em equipe, o ideal é separar os colaboradores em times e estruturar o treinamento para que seus colaboradores trabalhem juntos.

É a partir da identificação dessas necessidades que você vai planejar os treinamentos.

2. Prepare as ferramentas

Depois de mapear as necessidades para ter em mente aquilo que precisa ser desenvolvido, você pode começar a pensar em como fazer isso. É aqui que entram as ferramentas e modelos de jogos.

Você pode utilizar elementos de jogos na universidade corporativa (como criar um ranking) ou utilizar dinâmicas práticas que possibilitem aos colaboradores fazerem aplicação dos seus aprendizados. Você também pode utilizar jogos educativos. Podem ser jogos de tabuleiro, vídeo games, jogos de cartas ou qualquer outro modelo que se aplique ao seu contexto. Há empresas que utilizam até jogos em realidade virtual! Por que não?

Essa etapa pode exigir a aquisição de alguns jogos ou de uma plataforma específica para gamificação. Há plataformas de treinamento muito boas no mercado que possuem suporte à gamificação e ainda oferecem uma série de outros benefícios, como geração de indicadores e relatórios de desempenho.

Como-mensurar-resultados-de-treinamentos-corporativos

3. Coloque em prática e avalie

Agora, é hora de colocar o planejado em prática. O ideal é que você comece com um piloto, aplicado em uma equipe pequena. Isso ajuda a avaliar os erros e acertos para que você possa ampliar a gamificação para os treinamentos de toda a empresa.

É muito importante avaliar constantemente os resultados e qualidade do programa de treinamento. Isso pode ser feito por meio da coleta de feedbacks, avaliações de conhecimento ou mesmo questionando os gestores, para saber se houve melhora no desempenho das equipes treinadas.

O importante é que você mantenha uma política de melhoria contínua, sempre amarrando as pontas soltas e garantindo um treinamento eficiente.

4. Utilize indicadores

Qualquer ação realizada na sua empresa precisa ter sua eficiência mensurada por meio de indicadores. Em treinamentos corporativos, não é diferente: indicadores de treinamento são cruciais para a manutenção da qualidade dos programas de desenvolvimento, pois eles mostram quando os resultados estão ou não dentro do esperado.

Por isso, depois de colocar a gamificação em prática, não deixe de acompanhar métricas como:

  • Taxa de adesão;
  • Taxa de abandono;
  • Média de avaliações de aprendizado;
  • ROI do treinamento;
  • Entre outros.

Temos um infográfico inteiro apenas sobre indicadores de treinamento. Não deixe de conferir para saber mais sobre essas e outras métricas indispensáveis!

CTA-indicadores-de-treinamento

Para te ajudar a deixar esse jogo limpo é importante contar com alguma ferramenta para deixar essas regras visíveis a todos. Uma plataforma EAD, por exemplo, pode ser o caminho ideal para começar a implantar essa técnica. Nela, você concentra todas as atividades dos seus jogadores online e em um lugar só!

Acreditamos que a Universidade Corporativa é a chave para o desenvolvimento de colaboradores nas organizações. Não deixe aprender mais sobre o tema com o nosso Guia Completo sobre Universidade Corporativa e desenvolva todo o potencial de seus colaboradores!

E-book Universidade Corporativa
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!