Blog da Twygo
Tecnologias e Ensino
Publicado 15/06/2018
Por TwygoEAD

Você é o tipo de pessoa que não se dá muito bem com aulas totalmente presenciais, mas também sente dificuldade em assistir aulas que são 100% remotas? Então você precisa conhecer o blended learning.

O blended learning é um método de aprendizagem que consiste na união dos dois formatos de modalidade de ensino: o digital e o presencial. Ele é extremamente vantajoso porque otimiza o processo de aprendizagem e promove autonomia ao estudante.

Quer saber mais sobre o que é blended learning e como ele funciona na prática? Então, siga a leitura!

 

Boa leitura!

O que é Blended Learning?

Blended Learning, também conhecida como aprendizagem híbrida, é uma modalidade de ensino baseada na junção do ensino presencial com o ensino a distância. Esse método de ensino geralmente envolve disponibilizar conteúdos em uma plataforma EAD para, posteriormente, discuti-los de forma presencial na sala de aula.

O b-learning combina o melhor das duas modalidades para trazer praticidade no ensino e aperfeiçoar o desempenho dos estudantes em ambas as modalidades. Para isso, são utilizados diferentes métodos de ensinamentos, como:

 

  • Debates;
  • Jogos educacionais;
  • Estudos de caso;
  • Atividades práticas orientadas;
  • Simulações.

Ensino síncrono vs Ensino assíncrono

O ensino síncrono se refere às atividades que acontecem em tempo real. Ou seja, mesmo as aulas acontecendo de forma remota, o aluno e professor precisam estar conectados ao mesmo tempo no ambiente virtual.

 

Já nas atividades assíncronas, onde as aulas ou materiais são gravados, o aluno tem a possibilidade de acessar no seu próprio tempo, não dependendo do horário estabelecido pela instituição.

Blended learning vs Educação a distância (EAD)

Muitas pessoas acabam confundindo o blended learning com a educação a distância e costumam pensar que se trata da mesma coisa, mas é preciso deixar claro que não é.

Nos cursos ofertados na modalidade EAD, todas as atividades são realizadas de forma online/remota. A única exceção são as avaliações finais, que normalmente são feitas de forma presencial.

Já no modelo de ensino b-learning, existe uma mistura de aulas realizadas no presencial e no remoto. Os encontros presenciais podem ocorrer de 1 à 2 vezes por mês e são marcados por práticas, dinâmicas em grupo e diversas atividades.

 

As diferenças entre o ensino semipresencial e o blended learning já são mais sutis. O termo semipresencial está mais relacionado com cursos de Ensino Superior, enquanto o blended learning é utilizado para se referir a diversos tipos de cursos.

Por que o ensino blended learning está se popularizando tanto?

O blended learning está se popularizando porque consegue reunir o melhor do EAD (praticidade e facilidade de acesso aos conteúdos) e o melhor do ensino presencial (como a possibilidade de trocar experiências pessoalmente).

Ele também consegue driblar as dificuldades que as duas modalidades apresentam. Pois o ensino remoto, por exemplo, requer extrema organização e disciplina, além de exigir que o estudante seja mais autodidata.

Já o ensino totalmente presencial exige dos alunos:

  • Facilidade de deslocamento;
  • Tempo;
  • Dinheiro (já que cursos totalmente presenciais costumam ser mais caros).

 

Nesse sentido, o Blended Learning oferece aos alunos um ensino que se molda as suas necessidades, otimizando o aprendizado. Confira abaixo mais algumas vantagens dessa prática:

As vantagens do ensino Blended learning

Oferece o melhor dos dois mundos

Como já te contamos anteriormente, o blended learning consegue agradar tanto alunos que não têm tempo para frequentar o ensino totalmente presencial, quanto àqueles que precisam da troca de experiências.

O melhor é que os encontros presenciais podem ser negociados para que mesmo quem não tenha tempo, consiga ter a disponibilidade de comparecer.

Mais efetivo para resolução de dúvidas

Um dos principais obstáculos do ensino EAD é a dificuldade na comunicação com o instrutor/professor, acarretando na demora para troca de informações e resolução de dúvidas.

Com o b-learning, professor e alunos terão sempre um encontro marcado para conversarem pessoalmente e sanarem dúvidas.

Maior autonomia

Os alunos possuem mais autonomia para gerenciar os seus estudos e atividades, desde que garantam que prazos sejam cumpridos e metas alcançadas.

Permite diversificar métodos, técnicas e atividades

Isso porque no ensino blended learning acontecem alguns encontros presenciais que são marcados por dinâmicas, práticas e atividades em grupo.

No ensino a distância, por exemplo, é mais difícil diversificar os tipos de atividades, já que se trata de um estudo mais individualizado, no qual cada um faz seu próprio tempo e utiliza seu próprio método de estudo.

Reduz custos

A redução de custos acontece tanto para a instituição quanto para os alunos, porque o blended learning requer menos espaços físicos e menos horas de trabalho dos professores.

 

Já para o aluno, a vantagem é não precisar gastar com deslocamento e outros gastos que às vezes acontecem no presencial. Além de que os cursos nesse formato costumam ser bem mais baratos do que os totalmente presenciais.

Como funciona o b-learning na prática?

Geralmente, os cursos baseados no b-learning podem seguir dois caminhos: adotar mais práticas do ensino a distância ou adotar mais práticas do ensino presencial. Veja a seguir como funciona cada um deles:

B-learning com foco presencial

O b-learning com foco presencial tem como principal preocupação a interação e o envolvimento dos alunos uns com os outros (e com o seu professor).

Nesse tipo de enfoque, geralmente os conteúdos são disponibilizados anteriormente em uma plataforma EAD, e os participantes se encontram na sala de aula para discuti-los. Nesse modelo é comum que os trabalhos e atividades sejam desenvolvidos em sala de aula e apenas entregues virtualmente.

A modalidade de ensino a distância (EAD) é popular desde o tempo dos cursos por correspondência, mas com o boom da revolução tecnológica ela tomou outra dimensão e hoje em dia acontece principalmente com o suporte de ambientes virtuais de aprendizagem.

Leia também: O que é aprendizagem adaptativa e o porque ela é o futuro da educação corporativa

B-learning com foco a distância

Já no ensino híbrido com foco a distância, as plataformas online são mais do que o local para apenas disponibilizar materiais e receber trabalhos, é também onde haverá fóruns de discussão, dicas de conteúdo e muito mais.

 

Nesse tipo de enfoque é comum que os estudantes façam todas as pesquisas, trabalhos e discussões em casa e utilizem os momentos presenciais apenas para avaliações e apresentações de trabalho.

Como é realizada a avaliação de aprendizagem no modelo Blended Learning?

Como dito anteriormente, a avaliação da aprendizagem varia de acordo com a abordagem do curso que o aluno escolher. No entanto, ela pode seguir tranquilamente misturando os dois meios.

Alguns dos tipos de avaliação de aprendizagem que podem ser aplicados no blended learning, são:

 

  • Apresentação de trabalhos (ocorre de forma presencial);
  • Dinâmicas e práticas em grupo;
  • Provas online;
  • Provas presenciais;
  • Atribuição de nota por participação e discussão.

B-learning nas empresas

Embora o b-learning possa ser aplicado em escolas e universidades, ele tem ganhado bastante espaço no meio corporativo.

Isso porque muitas empresas encontram dificuldade em conciliar a agenda de seus colaboradores com programas de capacitação e treinamento, mas reconhecem a importância dos momentos de socialização coletiva da aprendizagem. O blended learning auxilia para que esses obstáculos sejam quebrados, garantindo que os colaboradores possam ter experiência online, mesclada com o ensino presencial.

A melhor dica é contratar uma plataforma de treinamento online para fazer o gerenciamento da parte de aprendizagem online, como:

  • Ver o que cada colaborador está aprendendo;
  • Executar as atividades;
  • Fazer à avaliação da aprendizagem;
  • Organizar conteúdos as empresas.

O mercado apresenta uma grande variedade dessas plataformas, por isso é necessário ficar atento e escolher aquela que melhor se encaixa com as suas necessidades.

E aí, você já conhecia o blended learning e todas as vantagens que ele traz para o mercado educacional e para o desenvolvimento das empresas? Se quiser conhecer mais tendências que impactam o mundo da educação e das empresas, você pode assinar a TwygoNews!

A Twygo News é a nossa newsletter mensal que traz todos os destaques do mês sobre RH e Desenvolvimento de Pessoas. Assine gratuitamente:

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!