O que é Blended Learning

Quando falamos na modernização do ensino e nas novas formas de aprendizagem, as instituições tendem a irem para um lado extremo: ou a total negação, continuando a usar as tradicionais apostilas e o ensino presencial, ou a total aceitação e transição para o EAD, modalidade de ensino a distância. No entanto, há um caminho que pode juntar as duas práticas e flexibilizar a maneira que ocorre o ensino-aprendizado. Para saber mais sobre isso, entenda o que é Blended learning (ou b-learning).

Esse um termo é ainda pouco conhecido no Brasil, porém, ele vem se popularizando cada dia mais graças aos avanços da tecnologia!

Se você quer saber o que significa blended learning e como ele funciona na prática, acompanhe nosso texto!

Se preferir, navegue até o tópico que quiser ler:


Boa leitura!

O que é Blended Learning?

Blended Learning (ou b-learning, no português ensino misto) é uma modalidade de ensino-aprendizagem baseada na junção do ensino presencial com o ensino a distância. Geralmente envolve disponibilizar conteúdos em uma plataforma EAD e posteriormente discuti-los presencialmente.

E por que essa modalidade está se popularizando tanto?

A modalidade de ensino a distância (EAD) é popular desde o tempo dos cursos por correspondência, mas com o boom da revolução tecnológica ela tomou outra dimensão e hoje em dia acontece principalmente com o suporte de ambientes virtuais de aprendizagem.

O ensino a distância não envolve nenhum encontro presencial, não há o encontro entre professores (ou instrutor) e alunos, por isso o EAD exige algumas características dos seus alunos, como:

  • organização;
  • disciplina;
  • autonomia;
  • disposição.

Porém, não são todos que apresentam essas características.

Ao mesmo tempo, o ensino presencial também possui seus entraves. Atualmente, é muito difícil encontrar pessoas que podem dizer “eu tenho bastante tempo livre”, pois elas estão cada vez mais ocupadas e acumulando diversas tarefas, por isso, não são todos que conseguem arcar com a logística de frequentar algum curso presencial.

Leia também  Trilhas de aprendizagem: o que são e como aplicar

Sendo assim, o ensino presencial também exige algumas características dos seus alunos, como:

  • tempo;
  • facilidade de deslocamento;
  • dinheiro (geralmente os cursos presenciais são bem mais caros).

Características que nem todas as pessoas apresentam.

E assim conseguimos responder nossa pergunta: o blended learning está se popularizando porque consegue reunir o melhor do EAD (praticidade e facilidade de acesso aos conteúdos, por exemplo) e o melhor do ensino presencial (como a possibilidade de trocar experiências pessoalmente), driblando as dificuldades que as duas modalidades apresentam.

O b-learning promete unir o melhor dos dois mundos para dar as melhores condições de aprendizagem aos alunos.

Mas você deve estar se perguntando: como combinar o ensino presencial e o ensino a distância? É isso que nós vamos responder no próximo tópico:

Como funciona o b-learning na prática?

Geralmente, os cursos baseados no b-learning podem seguir dois caminhos: adotar mais práticas do ensino a distância ou adotar mais práticas do ensino presencial.

Vamos ver como funciona cada um deles:

o que é blended learning

B-learning com foco presencial

O ensino híbrido com foco presencial tem como principal preocupação a interação e o envolvimento dos alunos uns com os outros (e com o seu professor).

Nesse tipo de enfoque, geralmente os conteúdos são disponibilizados anteriormente em uma plataforma ead, e os participantes se encontram para discuti-los.

Ainda no b-learning com foco no presencial, é comum que os trabalhos e atividades sejam desenvolvidos em sala de aula e entreguem via plataforma de ensino online.

b-learning

B-learning com foco a distância

Já no ensino híbrido com foco a distância, as plataformas online são mais do que o local de disponibilizar materiais e receber trabalhos, é também onde haverá fóruns de discussão, dicas de conteúdo, e muito mais.

Nesse tipo de enfoque é comum que os estudantes façam todas as pesquisas, trabalhos e discussões em casa e utilizem os momentos presenciais apenas para avaliações ou apresentações de trabalho.

Sendo assim, outra parte muito importante do ensino híbrido é a avaliação da aprendizagem.

Avaliação da aprendizagem

Como te contamos anteriormente, a avaliação da aprendizagem varia de acordo com a abordagem do curso em b-learning que o aluno escolher.

Leia também  O que é SCORM e como ele funciona

No entanto, ela pode seguir tranquilamente misturando os dois meios.

Os tipos de avaliação de aprendizagem que podem ser aplicados no blended learning, são:

  • Apresentação de trabalhos (presenciais).
  • Provas online.
  • Provas presenciais.
  • Atribuição de nota por participação em discussões.

No entanto, mais importante do que saber qual a melhor abordagem do b-learning, também é essencial que o aluno tenha total consciência sobre o que está contratando.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o blended learning, entenda por que ele é tão vantajoso:

Vantagens do Blended Learning

Agrada gregos e troianos

Como já te contamos anteriormente, o blended learning vem se popularizando cada vez mais porque consegue agradar tanto alunos que não têm tempo para frequentar o ensino totalmente presencial quanto aqueles que precisam da troca de experiências que apenas esta modalidade proporciona.

O melhor é que os encontros presenciais podem ser negociados para que mesmo quem não tenha tempo, consiga ter a disponibilidade de comparecer.

Mais efetivo para resolução de dúvidas

Uma das principais dificuldades do aluno EAD é a dificuldade na comunicação com o instrutor/professor, acarretando na demora para troca de informações e resolução de dúvidas.

Com o b-learning, professor e alunos terão sempre um encontro marcado para conversarem pessoalmente e sanarem dúvidas.

Autonomia

Os alunos possuem mais autonomia para gerenciar suas aprendizagens, também tendo um compromisso, garantindo que prazos sejam cumpridos e metas alcançadas.

Respeito total à disponibilidade do aluno

A principal proposta do b-learning é respeitar totalmente a disponibilidade do aluno, isso também inclui os encontros presenciais, que devem ser negociados para atende-lo da melhor forma.

É muito comum que empresas e universidades ofereçam primeiro cursos b-learning para posteriormente migrarem para o e-learning, mas isso já é assunto para outro post! Por enquanto vamos te mostrar como o b-learning pode ser efetivo na educação corporativa.

b-learning nas empresas

B-learning nas empresas

Para muitas empresas é difícil conciliar a agenda de seus colaboradores com programas de capacitação e treinamento, mas acham importante que todos tenham momentos de socialização coletiva da aprendizagem. O b-learning auxilia para que esses obstáculos sejam quebrados, garantindo que os colaboradores possam ter experiência online, mesclada com o ensino presencial.

Leia também  Treinamento virtual: saiba mais sobre a modalidade que vai revolucionar os treinamentos na sua empresa

A melhor dica é contratar uma plataforma EAD para fazer o gerenciamento da parte de aprendizagem online: ver o que cada colaborador está aprendendo, executar as atividades, fazer a avaliação da aprendizagem e organizar conteúdos as empresas.

O mercado apresenta uma grande variedade dessas plataformas, por isso fique atendo e escolha aquela que melhor se encaixar com as suas necessidades.

Conclusão: o ensino híbrido veio para ficar?

Como vimos, o Blended Learning (ou b-learning) é uma metodologia de ensino que mistura o EAD com o presencial, afim de contemplar pessoas que têm facilidades e dificuldades nesses dois meios, ou seja, ele tenta trazer o melhor dos dois mundos.

Alguns instrutores preferem adotar práticas EAD para depois fazer discussões presenciais, já outros preferem apostar nas técnicas presenciais e depois irem para o EAD. O blended learning é adotado principalmente em universidades e ambientes corporativos.

Mas a pergunta que fica é: o ensino híbrido veio para ficar?

Nós acreditamos que sim! Com todos os obstáculos que podem aparecer no caminho do aluno do ensino presencial e EAD, o blended learning é o caminho perfeito para driblar as dificuldades dessas modalidades e obter o melhor dos dois mundos. Com o avanço da tecnologia e as novas plataformas EAD, o b-learning terá cada vez mais espaço para se desenvolver!

Agora que você já sabe o que é blended learning, entenda também o que é e-learning e não deixe de aplicar estes métodos no treinamento da sua empresa.


Plataforma EAD para Cursos Online saiba mais v02

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *