Blog da Twygo
Gestão de Pessoas
Publicado 14/06/2021
Por PocketBook4You

Aprenda como motivar sua equipe e criar um ambiente de trabalho saudável, e veja a transformação nos resultados da sua empresa!

Manter uma equipe motivada e produtiva não é uma tarefa fácil, mas algumas atitudes podem ajudá-lo nessa atividade.

A primeira coisa a se ter em mente é que os colaboradores de uma empresa são pessoas e não objetos, logo, precisam ser liderados e não gerenciados.

Cada pessoa é única e é preciso conhecer os interesses de todos para encontrar formas de mantê-los motivados. 

Então, para facilitar a vida de todos que precisam liderar pessoas e equipes, David Freemantle escreveu o livro “De Olho na Equipe”, a fim de tornar essa tarefa um pouco mais fácil.

O autor, responsável pelo best-sellerWhat Customers Like about You”, é referência no mundo empresarial. É também fundador da Superboss, uma empresa de consultoria de treinamento de liderança, que possui escritórios em diversas partes do mundo. Portanto, se você deseja motivar e desenvolver sua equipe, fique por aqui e confira essas dicas incríveis

8 passos para motivar e desenvolver a sua equipe

1 – Conheça a sua equipe

Você se sentiria feliz em trabalhar ao redor de pessoas que para você são como

desconhecidos?

Não, certo? Então, promova interações e atividades para que a equipe se conheça melhor.

Estimule o trabalho em equipe, assim você verá surgir em todos o sentimento de pertencer a uma unidade.

Um bom líder que deseja motivar a sua equipe precisa não somente viabilizar a integração de todos, como também dedicar tempo para conhecer as peculiaridades e personalidade de cada um.

Se preocupar em conhecer fatos pessoais sobre as pessoas do seu time não te tornará um intruso, mas sim te ajudará a personalizar o tipo de relacionamento que terá com cada um.

Tenha em mente que sentir-se próximo do líder, acaba motivando a equipe. Essa proximidade deixa-os mais confortáveis para expor suas ideias e suas dificuldades na empresa.

2 – Unifique sua equipe

Como vimos no tópico anterior, é essencial garantir que todas as pessoas da equipe possuam uma boa relação entre si. Pessoas que não estão em sintonia, não trabalham bem juntas.

Uma boa forma de promover a união dentro do ambiente de trabalho é realizar reuniões de alinhamento para que a equipe possa compartilhar as atividades que realizaram e as que serão realizadas.

Busque também promover outras ações, fora do ambiente empresarial, que façam com que as pessoas do time se unam e criem laços.

Crie um ambiente em que haja confiança. Escute os feedbacks que seus colaboradores te dão e promova as mudanças necessárias.

Elogie também sempre que puder para inspirar uma sensação de orgulho, comemore todas as vitórias.

Trate sua equipe como sua família, crie um ambiente em que você gostaria que seu próprio filho trabalhasse.

Ao mudar a clássica regra de “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, você mostrará à sua equipe que todos estão sendo ouvidos e que todos são importantes para o desenvolvimento do time.

Você vai perceber que uma equipe unida se mantém mais motivada, sendo responsabilidade do líder criar mais oportunidades para que isso aconteça.

3 – Reconheça talentos

Se você já deu o primeiro passo que é conhecer sua equipe, não será difícil reconhecer os talentos das pessoas que trabalham com você.

Quando uma pessoa trabalha com algo em que ela é realmente boa, gera uma satisfação pessoal e, consequentemente, uma motivação maior para trabalhar, ocasionando assim melhores resultados para a equipe.

Reconhecer seus talentos te ajudará a identificar o que motiva cada um, e é função do líder estimular o interesse de todos.

Faça com que cada membro do time foque em seus pontos fortes para que se tornem excelentes naquilo que fazem.

E, se houver alguém cujo talento ainda não foi identificado, celebre as realizações dessa pessoa, afinal, todos são importantes para o desenvolvimento da empresa.

4 – Torne sua equipe independente

Uma equipe que possui um líder eficaz é aquela que se sente confiante para tomar decisões e realizar seu trabalho de forma autônoma.

Não, seu trabalho não estará comprometido se sua equipe se sentir livre para tomar decisões, você só precisa estar disposto a ajudar sem prejudicar a autonomia dos demais.

Para estimular o aprendizado e o amadurecimento da equipe, eles precisam ser deixados sozinhos, dessa forma, serão obrigados a se tornarem mais independentes e livres.

Então, não fique a todo momento tentando acompanhar o processo de trabalho de cada um, querendo resolver os problemas que surgem no caminho, deixe-os tomar suas próprias decisões. Eles pedirão ajuda se precisarem.

5 – Comemore com a sua equipe

Você não acharia desestimulante se esforçar para entregar um resultado e no final ele não ser reconhecido?

Então, não seja esse tipo de líder. Reconheça as conquistas que seu pessoal alcançou, mas não somente as grandes conquistas como também os pequenos feitos.

Isso não só estimulará e motivará sua equipe, como também poderá gerar uma aproximação entre líder e equipe.

Comemorar as realizações com a sua equipe é uma forma de mostrá-los que eles estão no caminho certo para alcançar o sucesso.

Use as reuniões de alinhamento geral para comemorar as realizações de cada um dentro da empresa.

Comemorar as vitórias e torná-las visíveis é mais benéfico para a empresa do que falar sobre os problemas, pois estes sempre aparecerão independentemente do que você faça.

6 – Entenda o trabalho de todos

Você como líder provavelmente foi o responsável por designar as atividades que cada um realizaria na empresa. Mas você conhece profundamente o trabalho que cada um desempenha?

Desde o cargo mais simples ao mais complicado na empresa, é necessário que você mantenha contato com a realidade de cada um.

Como você vai saber solucionar os problemas que alguém traz a você sobre sua função se você não conhecer profundamente o trabalho que ele faz?

Se um colaborador estiver com baixo desempenho, por exemplo, você será capaz de conversar com ele a fim de entender a raiz do problema.

Ao saber que o gestor conhece a função que todos desempenham na prática e quais problemas surgem no exercício dessa função, os profissionais se sentem mais reconhecidos pelo seu líder e mais motivados.

7 – Busque sempre aprender

Ao buscar por conhecimento você encontrará novas formas de inovar e motivar sua equipe.

Ninguém se sente motivado realizando as mesmas coisas todos os dias, até mesmo um happy hour se torna cansativo se realizado sempre da mesma forma e com a mesma frequência.

Dessa forma, busque ideias inovadoras para motivar sua equipe e torná-la produtiva, faça testes, ouse, só não deixe que as iniciativas se tornem monótonas para não desmotivá-los.

Todo estímulo tem efeito temporário, por isso é preciso estar sempre buscando estímulos novos.

Empenhar-se em aprender não só o ajudará a se desenvolver como líder, como também permitirá que você ajude a desenvolver os que trabalham ao seu redor.

8 – Seja um exemplo

Por fim, mas não menos importante, se você quer que sua equipe apresente determinados comportamentos, você precisa ser o primeiro a dar o exemplo.

Pontualidade, simpatia, cortesia, dedicação e atitude positiva, como você pode cobrar das pessoas algo que você mesmo não é capaz de fazer?

Seja para sua equipe um exemplo de superação e resultados para que eles se espelhem em você.

“O exemplo não pode ser imposto; ele tem que ser exercido, como tudo o mais que o líder faz.”

Motive sua equipe e faça sua empresa crescer!

Você aprendeu aqui 8 passos para motivar sua equipe, e agora é a hora de aplicá-los.

Um bom líder nunca pode se cansar de aprender, pois conhecer pessoas e encontrar formas de melhor liderá-las e motivá-las é um processo de aprendizado constante.

Valorize sua equipe, elogie-os, entenda quem são, quais funções desempenham, faça com que eles se sintam próximos a você.

Dessa forma, você não só estará criando um ambiente de trabalho agradável, como também estará gerando resultados para sua empresa.

Aplique o que você aprendeu aqui e veja como uma equipe motivada pode fazer diferença na empresa!

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!