Blog da Twygo
Tecnologias e Ensino
Publicado 13/03/2020
Por Andreia

Os algoritmos e o compartilhamento de conteúdo têm ditado a forma como consumimos informação. De redes sociais como o Facebook a grandes jornais como o The Guardian, utiliza-se algoritmos para oferecer ao usuário aquilo que é mais interessante para o seu perfil e seus interesses, assim como permitir o compartilhamento de conteúdo para o público certo. No mundo dos treinamentos corporativos, a situação segue o mesmo caminho, e é aqui que entra o LXP!

Acompanhe o post para descobrir tudo sobre LXP e como isso funciona na prática!

O que é LXP?

LXP (Learning eXperience Platform) é uma plataforma de ensino online focada em sugestão e compartilhamento de conteúdo. Ela permite que a aprendizagem ocorra de forma personalizada para cada colaborador, diferentemente das plataformas LMS.

Softwares LXP funcionam como um “YouTube corporativo”, por assim dizer, no qual o usuário recebe recomendações de assuntos de seu interesse e tem a oportunidade de compartilhar conteúdo próprio e de outras pessoas. Essa rede em que pessoas compartilham seus conhecimentos é chamada de Social Learning.

As plataformas também permitem que os gestores controlem o que pode e o que não pode ser compartilhado. Isso torna a aprendizagem muito mais dinâmica e interessante, pois cada um recebe o tipo de conteúdo com qual mais se identifica e que é mais relevante para o seu trabalho.

Além do conteúdo, a ferramenta leva em conta os formatos que são mais consumidos pelo colaborador (aplicando o conceito da aprendizagem adaptativa). Por exemplo: se um colaborador aprende melhor com textos, esse será o conteúdo que ele mais receberá. Em contrapartida, um colaborador que prefere vídeos receberá mais recomendações de conteúdo nesse formato.

A essa altura você já deve ter começado a perceber que LXP e LMS são conceitos diferentes, certo? Vamos explorar um pouco mais essas diferenças:

Qual é a diferença entre LXP e LMS?

Plataformas LMS são sistemas projetados para criar, gerenciar e disponibilizar cursos online. Consolidados no mercado, esses softwares oferecem recursos muito úteis ao ambiente corporativo, como gerador de indicadores, certificados e acompanhamento do progresso dos colaboradores.

Entretanto, essas plataformas têm algumas limitações, se comparadas às LXP. Nos quesitos autonomia, personalização e engajamento, a nota para o LMS é baixa. Nesse modelo, o colaborador fica restrito aos treinamentos criados e disponibilizados pela empresa e por seus gestores. Ou seja, o colaborador não tem autonomia para decidir o que quer aprender.

Leia também: Autodesenvolvimento: 3 dicas para incentivar protagonistas da própria carreira

Em contrapartida, a LXP trabalha com uma dinâmica de conteúdo diferente. Essas plataformas permitem que os gestores selecionem treinamentos “obrigatórios” aos colaboradores, ao mesmo tempo que garantem aos profissionais a autonomia necessária para buscar mais conhecimento e consumir o conteúdo que mais lhe interessa. Ou seja, o colaborador é o protagonista de sua preparação profissional.

Com o LXP, você pode criar o seu próprio “YouTube corporativo”, no qual os usuários conseguem sinalizar os conteúdos que mais gostam, fazer comentários, compartilhar seus próprios conhecimentos e receber recomendações de acordo com o que foi consumido, sugerir conteúdos para seus pares e líderes, criando uma rede de aprendizagem.

Essas funcionalidades ajudam a engajar os colaboradores no processo de treinamento, que passa a ser muito mais interessante e flexível. Os treinamentos despertam a atenção com conteúdo de interesse de cada profissional, personalizado para cada um e impactam diretamente no aumento da produtividade das equipes.

Benefícios de utilizar uma LXP

Uma LXP pode trazer inúmeros benefícios para os treinamentos da sua empresa. Confira alguns dos principais:

Participação do colaborador

A participação do colaborador no processo de criação e compartilhamento de conteúdo é um dos principais diferenciais de um software LXP. Ela possibilita que os profissionais definam sua forma de aprender e busquem conteúdos de seu interesse, sem ter que seguir uma trilha pré-estabelecida e que, por vezes, ignora a experiência individual.

Essa flexibilidade torna mais fácil a transferência de conhecimento entre os colaboradores sem que o gestor ou instrutor precise ficar sempre encarregado de tudo. Essa capacidade ajuda a engajar os colaboradores no processo de treinamento e evita aquela na situação na qual apenas um colaborador sabe como fazer determinada tarefa e, quando ele não está disponível, tudo vira um caos.

Além disso, quando cada colaborador controla seu desenvolvimento, evitamos que as pessoas tenham que fazer treinamentos sobre um tema que já conhecem. Da mesma forma, elas têm autonomia para buscar conteúdos sobre questões em que estão tendo dificuldades.

Agilidade

Como o processo de criação e disponibilização dos treinamentos independe de um gestor, agilidade acaba sendo uma palavra-chave ao definir um software LXP.

Em plataformas LMS comuns, o gestor deve definir quais treinamentos serão disponibilizados para cada grupo de colaboradores, assim como criar testes etc. Entretanto, a criação de uma universidade corporativa dentro de um LXP se dá de forma colaborativa, na qual todos podem criar e disponibilizar conteúdo, ao mesmo tempo em que o algoritmo sugere para o colaborador aquilo que é mais importante naquele momento, de acordo com sua performance ou conforme seu interesse.

Outro ponto é que o colaborador pode optar por fazer treinamentos que não estejam diretamente relacionados à sua função, buscando novos conhecimentos e se preparando para novos desafios.

Engajamento do colaborador

Um dos maiores desafios das organizações é conseguir engajar os colaboradores no processo de treinamento e desenvolvimento. Caso os profissionais estejam desinteressados, é improvável que eles participem com assiduidade e tenham aproveitamento máximo do treinamento.

Softwares LXP ajudam a engajar os colaboradores no processo de treinamento. Isso porque os próprios empregados passam a ser os protagonistas: o conteúdo oferecido é aquele que o algoritmo sugere como mais interessante, o processo de criação possui a participação dos colaboradores e os feedbacks podem ser facilmente registrados em likes e comentários.

Outro ponto que vale destacar é que ferramentas de LXP possibilitam que cada pessoa execute os treinamentos conforme sua agenda, otimizando assim o seu tempo. Essa autonomia também é um fator de engajamento, pois as pessoas se sentem responsáveis pelo seu desenvolvimento.

E-book Como implantar práticas de treinamento e desenvolvimento na sua organização

Personalização

Um diferencial muito interessante de uma plataforma LXP é o nível de personalização para o usuário. A universidade corporativa acaba sendo quase uma rede social do colaborador, com o conteúdo mais interessante para cada profissional. Vale ressaltar que os algoritmos, por meio do cruzamento das informações dos resultados do time e individual, podem sugerir conteúdos que vão afetar diretamente no aumento de performance de cada colaborador.

Interação social

Softwares LXP permitem um alto nível de interação entre os participantes dos treinamentos. De fóruns e comentários ao compartilhamento dos seus próprios conteúdos, a dinâmica do LXP permite que os colaboradores interajam de forma natural e produtiva dentro do programa de treinamento, criando assim um ambiente de colaboração mútua para atingimento de objetivos e metas.

Como escolher um LXP corretamente?

Na hora de escolher um software LXP, é necessário verificar se ele possui todas as funcionalidades desejáveis em um sistema desse tipo. Confira funcionalidades indispensáveis em um bom LXP:

Níveis de controle

Uma das principais características do LXP é o alto nível de personalização para o usuário. Entretanto, um certo nível de controle por parte dos gestores é necessário, para garantir que alguns treinamentos obrigatórios para a continuidade do negócio realmente sejam feitos e assegurar que os conteúdos compartilhados realmente agreguem.

Sendo assim, na hora de escolher um software LXP, não deixe de verificar se ele permite que os gestores designem treinamentos obrigatórios para grupos de colaboradores, aprovem ou não o upload de novos cursos etc.

Controle de desempenho

Veja bem: um LXP deve ser simples e intuitivo para os colaboradores, mas completo e utilitário para os gestores. Um bom LXP deve oferecer um conteúdo mais aberto ao mesmo tempo que permite aos gestores controle o desempenho dos alunos.

Como mensurar resultados de treinamentos corporativos

Isso inclui gerar indicadores de treinamento, permitir o acompanhamento do avanço de cada colaborador, obter resultados de testes, relatórios, gráficos etc.

Gamificação

A gamificação se popularizou nos últimos anos por ser uma forma divertida de engajar os colaboradores em processos de treinamento. Trata-se da criação de games educativos, nos quais o colaborador aprende enquanto resolve desafios, avança fases e ganha pontos.

A gamificação é uma funcionalidade importante em um LXP, pois ajuda a tornar o sistema ainda mais interessante, de modo a aumentar o engajamento dos profissionais envolvidos!

Emissão de certificados

Outra funcionalidade importante de um software LXP é a capacidade de emitir certificados. Os certificados comprovam a participação em treinamentos. Eles devem ser personalizáveis e fáceis de serem emitidos automaticamente, poupando o trabalho de criar certificados de forma manual.

Fóruns

Fóruns são essenciais para que os colaboradores sejam capazes de compartilhar ideias, dúvidas, e interagir entre si por meio da plataforma. Sendo assim, na hora de escolher um software LXP, não deixe de conferir se ele possui esses espaços de discussão.

Twygo

lxp-ensine-engage-avalie-mensure

O Twygo é uma LXP completa para os gestores e intuitivo para os colaboradores. Com ele, os treinamentos da sua empresa podem ser realizados com muito mais engajamento, mas ainda sem que o gestor perca o controle.

É possível acompanhar indicadores facilmente pelo dashboard, assim como controlar o desempenho de cada colaborador e designar trilhas de aprendizagem.

Além disso, a gamificação do Twygo ajuda a tornar todo o processo mais divertido e desafiador, garantindo um bom aprendizado. Para saber mais sobre a nossa plataforma, teste-a gratuitamente.

Uma-LXP-completa-para-treinar-seus-colaboradores
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!